Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Contas a Receber > Reciprocidade Serasa

Permissões de Usuário: MB__info

2278 – Controle Relato Serasa

Introdução:

O RELATO – Relatório de Comportamento em Negócios está baseado na premissa de reciprocidade. Portanto, somente as empresas que fornecerem as informações sobre o comportamento de pagamento de seus clientes terão acesso às informações consolidadas de todo o mercado. Resultado da integração da base de dados cadastrais e negativos com a base de informações comerciais, alimentada por empresas de todos os ramos de atuação, o relato torna o processo de crédito e cobrança ainda mais eficaz. A base de informações comerciais reúne COMPROMISSOS VENCIDOS E A VENCER, permitindo adotar estratégias diferenciadas para cada cliente, otimizar o processo de vendas a prazo, agilizar a cobrança, recuperar créditos problemáticos e inibir a ação de empresas golpistas.

A rotina de RECIPROCIDADE SERASA, tem como objetivo gerar um arquivo para atualização das informações financeiras dos Clientes (compromissos a vencidos e a vencer) para a base de dados do sistema Serasa/Relato (Relatório de Comportamento em Negócios). Para ativação da rotina no ERP e geração do arquivo, existe um parâmetro para informar a periodicidade deste, que pode ser:Diária ou Semanal

  • Diária – geração de dados todos os dias.
  • Semanal – deve ser processada a partir de um dia da semana definido em parâmetro, gerando os dados por semana.

É possível importar um arquivo de retorno (gerado pela Serasa) com a finalidade de informar o resultado do processamento, ficando disponível na caixa postal do cliente, devendo ser recepcionado por meio do EDI7.

 

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

1. Para ativar a funcionalidade de geração de arquivos para o SERASA é necessário também informar a periodicidade do envio do arquivo, uma vez que essa informação deve ser enviada no layout. A periodicidade pode ser Diária (geração de dados todos os dias) ou Semanal (informar dia da semana que a remessa deverá ser gerada).

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro >Configurações > Parâmetros

 

 

 

 

 

 

 

2. A Geração do arquivo remessa é executado automaticamente conforme a periodicidade definida no item 1.2 e ficará disponível no Bluesoft Drive, para envio pelo cliente à Serasa. Este processo gera um alerta alerta , disponível no campo superior direito da tela, informando sobre a geração e disponibilidade do arquivo.

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Ferramentas> Bluesoft Drive

 

 

 

 

 

 

 

3. Através da tela Reciprocidade Serasa é possível: Consultar os arquivos gerados, fazer a geração do arquivo remessa de forma manual e Importar os arquivos de : Retorno e de Conciliação.

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Contas a Receber > Reciprocidade Serasa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Geração do arquivo Manual: é possível gerar o arquivo remessa de forma manual. Acionando a opção:  informar os dados: Loja e Período e “GERAR”.

  • Importação arquivo: é possível importar dois tipos de arquivos: Retorno e Conciliação. Acionando a opção: importacao informar os dados: Loja, Tipo de Arquivo e Escolher o arquivo e “IMPORTAR”.
  • Retorno: é enviado no arquivo remessa os dados de duplicatas em aberto e após o pagamento desta, deve ser enviado um novo arquivo com o registro da baixa para que o sistema da SERASA fique atualizado.
  • Conciliação: Uma vez por mês, a SERASA irá enviar um arquivo de Conciliação de Títulos, o conteúdo deste arquivo refere-se a todos os registros da base de dados enviada. Quando esse arquivo for importado, o sistema deve conciliar todos os registros do arquivo com os registro do ERP, validando: status atual da duplicata e data de pagamento, que será atualizada se a duplicata estiver paga ou mantendo o campo em branco caso ainda esteja em aberto. Depois o sistema reenvia o arquivo para a SERASA com os dados conciliados e atualizados, desta maneira os registros são atualizados.

importacao_conciliacao

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply