Financeiro > Cadastros > Tipos de Movimentos Bancários
Os Tipos de Movimentos Bancários servem para identificar os lançamentos feitos no controle bancário.
Para realizar esse processo, devemos seguir os seguintes passos:
Devemos acessar o menu de Financeiro > Cadastros > Tipos de Movimentos Bancários
1. Incluir Tipo de Movimento Bancário: por esse ícone é possível incluir um novo Tipo de Movimento no sistema;

2. Atenção: Ao clicar na opção de Incluir é emitido uma mensagem para selecionar se é um Crédito ou um Débito antes do Processo Financeiro.

3. Descrição: serve para registrar as informações cadastradas no novo registro;
4. Status: a opção de ativo deve ser selecionada para que o tipo de movimento possa ser utilizado nas movimentações financeiras e quando preenchido como inativo não poderá ser utilizado;
5. Tipo: esse campo define se o movimento irá gerar um débito (retirar dinheiro) ou crédito (entrar dinheiro) na conta bancária. Esse campo é obrigatório e deve ser definido em todos os movimentos bancários;
6. Esse movimento é do tipo Pix? Selecionar SIM ou NÃO. Quando a opção estiver como “Sim” no momento em que o sistema fizer a Conciliação Automática do Extrato EDI, os lançamentos que forem do tipo “Pix” não serão conciliados com lançamentos de outros tipo. Para saber mais sobre a Conciliação de Extrato Bancário, clique aqui;
7. Conta contábil: poderá definir uma conta contábil ao tipo de movimento bancário.
8. Processo Financeiro: existem movimentos bancários que são acionados a partir de outras operações do sistema. Envio de guia de carro forte ao banco, pagamento de borderô são exemplos, portanto esse movimentos precisa ser associados a Processos Financeiros para que funcionem corretamente.
9. Administradora: selecionar a administradora vinculada ao movimento bancário. Para saber mais sobre a Administradora de Cartões, Clique aqui;
10. Grupo Financeiro: informar a qual grupo financeiro está vinculado o movimento. Clique aqui, para saber mais sobre os Grupos Financeiros.
9. Categoria: Informe a categoria relacionado ao tipo de movimento;
11. Código de Integração: Deverá preencher este campo caso utilize a importação dos movimentos bancários em lote para que o ERP consiga identificar qual o tipo de movimento que está sendo integrado.
12. Salvar: por esse botão é possível registrar as informações do novo cadastro no sistema.

Pela tela de Cadastros de Tipos de Movimentos Bancários, é possível através de filtros, buscar os movimentos já cadastrados no sistema:

13. Operações: Na coluna de operações é possível editar, excluir e visualizar as alterações feitas no cadastro de cada tipo de movimento bancário. A exclusão é permitida somente se nenhum lançamento do controle bancário estiver utilizando o tipo de movimento em questão.
Após o cadastro, ele poderá ser utilizado nas movimentações bancárias da Loja, por exemplo, negociações, baixa de cartões, liquidação de títulos de pagamento e recebimento, guias de embarque, cheques, acordos entre outros.
_______________________________________________________________________________________________
Configurar o Rateio por Centro de Resultado
É possível configurar o rateio por centro de resultado diretamente no cadastro do tipo de movimento bancário, eliminando a necessidade de ajustes contábeis manuais.
Para isso, precisamos seguir os seguintes passos:
1º – Tornar o preenchimento do Centro de Resultados obrigatório através do Parâmetro do Módulo Contábil, no caminho: Contábil > Configurações:

2º – Com a parametrização acima ativada, conseguimos adicionar o Centro de Resultado ao incluir ou editar o tipo de movimento de inclusão manual:

- Matriz de Rateio – Podemos selecionar uma matriz de rateio para distribuir valores entre diferentes centros de resultado (totalizando 100%);
- Centro de Resultados – Podemos definir um ou mais centro de resultado padrão até totalizar (100%).
Com essas configurações realizadas, ao incluir um novo movimento no Controle Bancário, o sistema preencherá automaticamente a matriz de rateio com a configuração do tipo de movimento selecionado.