Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Cadastros > Tipos de Movimentos Bancários

Permissões de Usuário: MB__info

837 – Cadastro de Tipo de Movimento Bancário

668 – Lançamento Bancário Tipos

Os Tipos de Movimentos Bancários servem para identificar os lançamentos feitos no controle bancário.

Para realizar esse processo, devemos seguir os seguintes passos:

Devemos acessar o menu de Financeiro > Cadastros > Tipos de Movimentos Bancários

1. Incluir Tipo de Movimento Bancário: por esse ícone é possível incluir um novo Tipo de Movimento no sistema;

2. Atenção: Ao clicar na opção de Incluir é emitido uma mensagem para selecionar se é um Crédito ou um Débito antes do Processo Financeiro.

atenção

3. Descrição: serve para registrar as informações cadastradas no novo registro;

4. Status: a opção de ativo deve ser selecionada para que o tipo de movimento possa ser utilizado nas movimentações financeiras e quando preenchido como inativo não poderá ser utilizado;

5. Tipo: esse campo define se o movimento irá gerar um débito (retirar dinheiro) ou crédito (entrar dinheiro) na conta bancária. Esse campo é obrigatório e deve ser definido em todos os movimentos bancários;

6. Conta contábil: poderá definir uma conta contábil ao tipo de movimento bancário.

7. Processo Financeiro: existem movimentos bancários que são acionados a partir de outras operações do sistema. Envio de guia de carro forte ao banco, pagamento de borderô são exemplos, portanto esse movimentos precisa ser associados a Processos Financeiros para que funcionem corretamente.

Importante: Para movimentos bancários acionados através da inclusão manual no controle bancário ou transferência de conta entre lojas, não devem ser definidos processos financeiros, mas devem ter conta contábil associada para que o sistema possa contabilizar corretamente.

7. Administradora: selecionar a administradora vinculada ao movimento bancário. Para saber mais sobre a Administradora de Cartões, Clique aqui;

8. Grupo Financeiro: informar a qual grupo financeiro está vinculado o movimento. Clique aqui, para saber mais sobre os Grupos Financeiros.

9. Categoria: Informe a categoria relacionado ao tipo de movimento;

10. Código de Integração: Deverá preencher este campo caso utilize a importação dos movimentos bancários em lote para que o ERP consiga identificar qual o tipo de movimento que está sendo integrado.

11. Salvar: por esse botão é possível registrar as informações do novo cadastro no sistema.

Pela tela de Cadastros de Tipos de Movimentos Bancários, é possível através de filtros, buscar os movimentos já cadastrados no sistema:

10. Operações: Na coluna de operações é possível editar, excluir e visualizar as alterações feitas no cadastro de cada tipo de movimento bancário. A exclusão é permitida somente se nenhum lançamento do controle bancário estiver utilizando o tipo de movimento em questão.

Após o cadastro, ele poderá ser utilizado nas movimentações bancárias da Loja, por exemplo, negociações, baixa de cartões, liquidação de títulos de pagamento e recebimento, guias de embarque, cheques, acordos entre outros.

Comments are closed.