Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Compras > Pedidos de Compra > Incluir

Permissões de Usuário: MB__info

142 – Pedido Incluir
1899 – Selecionar referência de custo.

Através das Regras Fiscais o usuário poderá cadastrar todas as variações de Tributações existentes para as mercadorias referente ao PIS, COFINS, ICMS e IPI, e assim deixar parametrizado como será a tributação conforme os diversos cenários que existir.

Neste post, você poderá visualizar um Pedido Compra usando as Regras Fiscais

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acesse a tela do Pedido de Compra no caminho: Compras > Pedidos de Compra > Incluir

2) Clique em Incluir Pedido, selecione as informações necessárias.

3) Ao prosseguir você poderá visualizar os Itens para informar a quantidade e demais informações, como custo, preço de venda etc.

4) Quando o item não possuir regra fiscal associada, o comprador poderá informar a quantidade, mas não poderá fechar o pedido até as a tributação esteja regularizada.

Veja abaixo que ao informar a quantidade, deixaremos a linha do produto em vermelho, isso indicará que não conseguirá fechar o pedido até uma regra fiscal esteja associada.

5) Em alguns casos, teremos mais de uma regra fiscal associada ao produto. Como o comprador saberá para qual operação ele esta comprando, deverá clicar e selecionar qual a regra a utilizar.

Essa situação irá ocorrer raramente, em casos como compra para uso e consumo e revenda, devendo apenas selecionar a regra e salvar.

6) Em outros casos, o item não terá nenhuma Regra associada, assim o comprador não conseguirá fechar o pedido.

Para esses casos criamos a funcionalidade de Solicitação de Regras Fiscais, para saber como funciona clique aqui.

7) Existem situações em que a negociação item já foi criada e vinculada a uma regra fiscal, mas durante o pedido de compra é percebido que ocorreram ou irá ocorrer ações que alterará a regra fiscal vinculada:

Ex: Durante o pedido de compra é percebido que o ramo de atividade do fornecedor está incorreto e será necessário alterar no cadastro de pessoa e criar uma nova regra fiscal. Para que não seja necessário criar um novo pedido de compra, basta utilizar o botão “Reprocessar Regra Fiscal”

OBS: Esta ação pode ser realizada com pedidos aberto e fechados.

Ao clicar neste botão o ERP irá verificar se a regra que está vinculada ainda é compatível, vigente ou ativa. Caso a  regra atual esteja inativa/fora de vigência o ERP irá reprocessar e vincular uma regra que possa ser utilizada.

Após recarregar a tela, a nova regra estará vinculada.

Caso  não tenha nenhuma regra que possa ser vinculada o ERP irá solicitar a criação de uma nova regra fiscal:

Este mesmo botão estará disponível na tela de pedidos para o cliente poder reprocessar as regras fiscais de todos os os produtos uma única vez:

OBS: O Botão de reprocessar regras fiscais na tela de pedidos só estará disponível para pedidos com status fechado.

Para acessar os demais funcionalidades das Regras Fiscais acesse aqui.