Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Compras > Pedidos de Compra > Incluir

Permissões de Usuário: MB__info

142 – Pedido Incluir
1899 – Selecionar referência de custo.

Através das Regras Fiscais o usuário poderá cadastrar todas as variações de Tributações existentes para as mercadorias referente ao PIS, COFINS, ICMS e IPI, e assim deixar parametrizado como será a tributação conforme os diversos cenários que existir.

Neste post, você poderá visualizar um Pedido Compra usando as Regras Fiscais

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acesse a tela do Pedido de Compra no caminho: Compras > Pedidos de Compra > Incluir

2) Clique em Incluir Pedido, selecione as informações necessárias.

3) Ao prosseguir você poderá visualizar os Itens para informar a quantidade e demais informações, como custo, preço de venda etc.

4) Quando o item não possuir regra fiscal associada, o comprador poderá informar a quantidade, mas não poderá fechar o pedido até as a tributação esteja regularizada.

Veja abaixo que ao informar a quantidade, deixaremos a linha do produto em vermelho, isso indicará que não conseguirá fechar o pedido até uma regra fiscal esteja associada.

5) Em alguns casos, teremos mais de uma regra fiscal associada ao produto. Como o comprador saberá para qual operação ele esta comprando, deverá clicar e selecionar qual a regra a utilizar.

Essa situação irá ocorrer raramente, em casos como compra para uso e consumo e revenda, devendo apenas selecionar a regra e salvar.

6) Em outros casos, o item não terá nenhuma Regra associada, assim o comprador não conseguirá fechar o pedido.

Para esses casos criamos a funcionalidade de Solicitação de Regras Fiscais, para saber como funciona clique aqui.

7) Existem situações em que a negociação item já foi criada e vinculada a uma regra fiscal, mas durante o pedido de compra é percebido que ocorreram ou irá ocorrer ações que alterará a regra fiscal vinculada:

Ex: Durante o pedido de compra é percebido que o ramo de atividade do fornecedor está incorreto e será necessário alterar no cadastro de pessoa e criar uma nova regra fiscal. Para que não seja necessário criar um novo pedido de compra, basta utilizar o botão “Reprocessar Regra Fiscal”

OBS: Esta ação pode ser realizada com pedidos aberto e fechados.

Ao clicar neste botão o ERP irá verificar se a regra que está vinculada ainda é compatível, vigente ou ativa. Caso a  regra atual esteja inativa/fora de vigência o ERP irá reprocessar e vincular uma regra que possa ser utilizada.

Após recarregar a tela, a nova regra estará vinculada.

Caso  não tenha nenhuma regra que possa ser vinculada o ERP irá solicitar a criação de uma nova regra fiscal:

Este mesmo botão estará disponível na tela de pedidos para o cliente poder reprocessar as regras fiscais de todos os os produtos uma única vez:

OBS: O Botão de reprocessar regras fiscais na tela de pedidos só estará disponível para pedidos com status fechado.

Para acessar os demais funcionalidades das Regras Fiscais acesse aqui.

One Response to “Regras Fiscais – Pedido de Compra”

Leave a Reply