Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Estoques e NF-e > Operações entre Lojas > Venda entre Lojas > Devolução >  Estoque de Venda

Permissões de Usuário: MB__info

1681 – Transferência/Venda entre Lojas – Devolução de Entrada
3718 – Alterar Estoque de Segurança do produto através da Devolução entre lojas

 

Para efetuar a devolução de venda entre lojas, será necessário informar uma nota de origem de entrada, selecionar um ou mais produtos ou informar um período de notas que foram recebidas na loja de origem e após realizar o processo de devolver os produtos para a loja de origem.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu de Estoques e NF-e > Operações entre Lojas > Venda entre Lojas > Devolução >  Estoque de Venda

Primeiramente, informar os campos com as informações da nota fiscal.

  • Loja de origem – Destinatário da Devolução (Neste caso, a loja origem é a loja que deu início a operação, ou seja, a loja que emitiu a transferência, e neste momento irá receber a devolução)
  • Loja de destino – Emitente da Devolução (Neste caso, a loja destino é a loja que recebeu / deu entrada na transferência e neste momento irá devolver a mercadoria)
  • Número da nota fiscal de entrada (Opcional)
  • Série da nota fiscal de entrada (Opcional)
  • Produto(s) (Opcional)
  • Período de emissão da nota de entrada

2) Após informar as opções no cabeçalho e clicando em BUSCAR, serão listadas as notas fiscais encontradas no período informado para realizar a devolução:


3) Após escolher a nota fiscal de origem, selecionar produto e quantidade a ser devolvida, clique em PROSSEGUIR

Caso a loja selecionada utilize endereçamento logístico, então abrirá um modal de separação, no qual precisará informar de qual endereço logístico será debitada a quantidade do produto que será devolvido.


4) Após a separação do produto, clicando em PROSSEGUIR COM A DEVOLUÇÃO o usuário será enviado para o preview da nota fiscal:

vend4-1

Para completar a operação clique em FATURAR NOTA FISCAL.


Listas de Produtos

A opção de Selecione uma lista de produto, onde se pode buscar um ou mais produtos, tem como objetivo listar as notas fiscais de origem de um determinado produto ou lista.

Informando somente um produto essa será a visualização do usuário:

Informando uma lista de produtos essa será a visualização do usuário:

Outra diferença em relação a esse tipo de busca é que no lugar do botão BUSCAR, o usuário terá o botão PROSSEGUIR para preenchimento dos dados para devolução:

vend8

Após clicar em PROSSEGUIR serão listados os produtos escolhidos e suas respectivas notas fiscais de origem para efetuar a devolução:

A regra para preenchimento da coluna Número NF será a nota fiscal que tem maior saldo para devolução no período escolhido.

Caso não seja encontrada nota fiscal de origem no período selecionado, o item será demostrado com uma exclamação:

É possível alterar a nota fiscal de origem para devolução clicando em BUSCAR NF:

dev10
  • Somente produto unitário: Listará as notas fiscais recebidas no período mencionado com o produto unitário informado.
  • Todas as embalagens: Listará as notas fiscais recebidas no período mencionado com o produto unitário informado ou suas caixas.

Se necessário é possível obter notas fiscais em períodos anteriores clicando em OBTER NOTAS FISCAIS ANTERIORES:

dev13

Clicando sobre esse botão, baseado na data inicial escolhida no inicio do processo, o sistema irá retroceder 90 dias e usará essa data como inicial para a nova busca:

obteranteriores

Informação importante:

-Apenas serão listadas notas fiscais que possuem saldo a ser devolvido.

Exemplo:

Ao iniciar o processo usei como data inicial de busca o dia 27/10/2016.

Após clicar sobre OBTER NOTAS FISCAIS ANTERIORES a data inicial para busca será 28/07/2016.


Após selecionar a nota fiscal clique em CONFIRMAR.


Após selecionar o item e preencher o campo Qtd a ser devolvida, clique em PROSSEGUIR PARA FATURAMENTO, para visualizar o preview da nota fiscal:


  • Preview da nota fiscal:
vend4-1

Para completar a operação clique em FATURAR NOTA FISCAL.


Nas configurações do módulo Estoques e NF-e em “Parâmetros do módulo Estoques e NF-e” na aba “Faturamento”, temos o parâmetro “Período máximo de dias para busca de notas fiscais origem em devolução entre lojas”, que definirá o limite de busca de notas fiscais origem em devolução entre lojas.

Caso a busca exceda o limite de dias, não será possível prosseguir com a operação.

Para saber mais sobre a utilização do parâmetro clique aqui.

Observações: 

  • Caso o usuário não tiver as permissões abaixo não será possível visualizar nos detalhes da nota a Contabilização e a Escrituração Fiscal.
  • As devoluções realizadas sempre serão feitas em unidades.

1169 – Escrita Fiscal – Consultar Conferência

1471 – Consulta de Lançamentos Contábeis.

Recebimento de Mercadorias:

-Nesse tipo de Operação também é possível receber e incluir a nota fiscal pelo módulo de recebimento de mercadorias consultando o processamento da NF-e, conforme é feito com notas de fornecedores comuns, caso o arquivo xml da nota seja enviado para o e-mail da loja de destino, é possível incluir e receber por carga se a inclusão for feita por arquivo xml.
A única diferença relacionada as notas de fornecedores comuns é que não será necessário vincular pedidos de compra no lançamento.


Devolução de venda com mais de uma nota fiscal

É possível realizar uma devolução de venda entre lojas do mesmo produto utilizando mais de uma nota fiscal de origem. Ao selecionar mais notas de origem, o produto terá mais linhas de acordo com a quantidade de notas fiscais de origem selecionada.

Importante: Ao realizar a seleção de várias notas, elas serão disponibilizadas em tela, porém, uma vez adicionada, não será possível remover esta nota da tela. Neste caso, basta realizar em tela apenas a seleção das notas desejadas para prosseguir com a operação.

Após selecionar as notas de origem e seguir para o faturamento, tanto o preview da nota quanto a nota fiscal faturada irão exibir mais linhas dos produtos que possuem mais de uma nota fiscal de origem selecionados.

Ao passar o mouse sobre os produtos exibidos nas notas fiscais, tanto as notas fiscais de devolução quanto as de entradas de devolução, irão apresentar um texto que indica qual a nota origem do produto.

Na central de relatório do produto, a ficha estoque do produto irá apresentar mais de uma movimentação daquele produto, de acordo com a quantidade de nota fiscal de origem selecionada.

Movimentações da loja que emitiu a devolução de um produto com mais de uma nota fiscal de origem

Movimentações da loja que deu a entrada nas devoluções de um produto com mais de uma nota fiscal de origem

Importante: Ao selecionar mais de uma nota de origem para um produto, o saldo de estoque é o mesmo para ambas as origens, não sendo possível devolver uma quantidade maior que o saldo de estoque do produto

Alteração do Estoque de Segurança do Produto Através da Devolução Entre Lojas

O usuário com a permissão 3718, conseguirá alterar o Estoque de Segurança do Produto através da tela de Devolução entre Lojas.

Ao clicar na coluna “Estoque de Segurança” será possível alterar o seu valor. Frisando que este estoque de segurança é da Loja Destino (emitente da devolução).

O valor será alterado e refletido diretamente no Cadastro do Produto, na aba Sortimento, no campo “Qtde. Estoque de Segurança” referente a loja identificada acima como a Loja Destino (Emitente da devolução).

Para mais informações, contate o Suporte Bluesoft.

Leave a Reply