Um maravilhoso dia a todos,

Recentemente realizamos uma pesquisa onde o intuito era entender como os nossos clientes consideram a usabilidade do nosso Bluesoft ERP e começar a criar um canal de comunicação para que você possa ter voz ativa, tanto para melhorar o sistema, quanto para nos ajudar a acelerar ainda mais o seu trabalho diário. 

O método que utilizamos foi o System Usability Scale, ele foi escolhido pois é cientificamente apurado e ao mesmo tempo não é extremamente longo para o usuário nem para o pesquisador. A ideia principal desse método consiste em avaliar Efetividade (os usuários conseguem completar seus objetivos?), Eficiência (quanto esforço e recursos são necessários para isso?), Satisfação (a experiência foi satisfatória?) através de uma série de dez perguntas. Para chegar no resultado final é aplicado o método (você pode ler em detalhes aqui) que nos permite obter o score para cada conjunto de respostas. Um sistema pode ser considerado com uma boa usabilidade se obter no mínimo 68 pontos e para nossa felicidade o Bluesoft ERP atingiu o valor médio de 70 pontos.

Essa pesquisa foi realizada no período de 22/07/2019 até 22/08/2019 e obteve 125 respostas. Como se trata de uma nota média, abaixo temos os scores respondidos agrupados em 4 intervalos:

  • 7,3% das respostas marcaram até 40 pontos
  • 26% das respostas marcaram até 60 pontos
  • 40,7% das respostas marcaram até 80 pontos
  • 26% das respostas marcaram até 100 pontos

Nota média 70 pontos

Vejam alguns destaques para comentários que recebemos dos nossos usuários nesta pesquisa:

  • “O “ERP Bluesoft” ajuda no aprendizado contínuo, proporcionando conhecimentos, fortalece os resultados finais!”
  • “Indicaria o ERP para outras empresas”
  • “Gosto muito do sistema, trabalho no e-commerce e saber usar ele ajuda bastante e o melhor de tudo é que não é difícil o acesso.”

Isso não nos isenta de críticas de onde estamos falhando, pois essa pesquisa também deixa claro que existem usuários que não estão satisfeitos. Além disso, ainda não estamos nos 100 pontos, então pensando nisso, listamos algumas ações que a Bluesoft está realizando para mudar o cenário atual:

  • Equipe de Performance – Preparamos um time dedicado a melhorar e monitorar a performance do nosso sistema. A velocidade e agilidade no seu trabalho é importante para nós;
  • Portal do Ajuda e FAQ – Estamos investindo em melhorias no nosso blog do ajuda e na nossa página de FAQ, para trazer mais facilidade na localização de dúvidas e documentações do seu dia-a-dia;
  • SLA – Estamos trazendo novos debates e processos para otimizar nosso SLA de atendimento de chamados.  Sabemos o quanto é importante para você ter uma solução rápida ou um feedback do seu problema.
  • Customer Success (CS) – Queremos ouvir e entender as necessidades de melhoria que você precisa, nosso time de Customer Success está empenhando em otimizar seu processo e junto do time de produtos e serviços criar as melhores soluções para a sua empresa.
  • Experiência do Usuário – Criamos internamente uma comunidade focada em melhorar a usabilidade do nosso sistema, além de cada vez mais estarmos capacitando nosso time para pensar e criar soluções cada vez melhores para você.

A missão da Bluesoft é prover soluções para tornar empresas mais ágeis e prósperas e essas ações vão permitir que você receba o melhor produto do mundo.

Gostaríamos de agradecer imensamente a todos que participaram da nossa pesquisa, pois precisamos escutar o que vocês têm a dizer para criar um produto ainda mais fantástico.

 

Att,

Bluesoft

Leave a Reply