Contábil > Demonstrativos > Demonstrativo DFC (NOVO)

Contábil > Cadastros > Modelos de Demonstrativos

Contábil >Plano de Contas

Permissões de Usuário:

Dúvida:

Como configurar um modelo de Demonstrativo de DFC – Método Indireto

Solução:

1) Neste post será utilizado como o exemplo a configuração para emitir um modelo de Demonstrativo de DFC – Método indireto.

O primeiro passo é acessar a tela Contábil >Plano de Contas e definir quais serão as contas contábeis que vão ser tratadas como Caixa e Equivalente no DFC. Acessando o plano de contas, editando as contas analíticas ou sintéticas (atualizará todas as analíticas) que serão Caixa e Equivalente e identificar a opção Caixa e Equivalente e deixar como “sim”.

2-) Com as contas Caixa e Equivalentes configuradas, agora, deve acessar o modelo de demonstrativos (Contábil > Cadastros > Modelos de Demonstrativos) e com isso, deve criar um novo modelo de DFC com o Tipo de Modelo como Indireto.

3-) Após a criação do modelo de DFC, o usuário acessa a opção de “Gerenciar o Modelo” e será levado para o modelo padrão que o ERP disponibiliza e poderá realizar algumas configurações, conforme segue:

Na aba Cadastro de Modelo DFC

Na aba Contas Caixa e Equivalentes – Mostrará as contas que configurei como Caixa e Equivalente no plano de contas, conforme explicado anteriormente no passo 1.

3-) Com as contas contábeis vinculadas no modelo de DFC, agora, deve acessar o Demonstrativos DFC (NOVO)(Contábil > Demonstrativos > Demonstrativo DFC (NOVO)) e com isso, selecionar o modelo de DFC cadastrado e faz a busca e encontrada os valores do período selecionado:

Importante: A Linha da “Variação no Caixa” deve estar igual a linha “Aumento/Diminuição Líquido do Caixa e Equivalente de Caixa”, isso é um ponto que o fluxo de caixa estar todo configurado corretamente.

4-) No Demonstrativo DFC (Novo), ao analisar a tela, tem a opção “Outras Entradas e Outras Saídas” essa opção pode ser marcada antes de buscar o relatório, essa opção vem com todos os valores das contas contábeis patrimoniais (ativo/passivo) que não foram vinculadas ao modelo de DFC selecionado.

Importante: Ao incluir a opção “Outras Entradas e Outras Saídas”, se houver valores nessas linhas, as mesmas serão somadas a linha “Aumento/Diminuição Líquido do Caixa e Equivalente de Caixa”, e o usuário poderá ter uma ideia se a conta que falta mapear precisa realmente ser mapeada ou não.

5-) No Demonstrativo DFC (Novo), só será possível, identificar se cada valor está correto caso faça uma análise das linhas com a DRE ou Balancete, dependendo, de qual linha está analisando. Lembrando que, as linhas vinculadas ao “Lucro/Prejuízo Líquido do Exercício Ajustado” vão estar ligados aos valores da DRE e o restante será a variação das contas patrimoniais.

Comparação das linhas vinculadas à “Lucro/Prejuízo Líquido do Exercício Ajustado” e a DRE

Comparação das linhas vinculadas à “Caixa nas Atividades Operacionais” e a variação do Balancete

Comparação das linhas vinculadas à “Caixa e Equivalentes de Caixa no Início do Período:” e “Caixa e Equivalentes de Caixa no Final do Período:” e os saldos iniciais finais das contas Caixa e Equivalente no Balancete

Avisos importantes:

1-) Caso o cliente vincule uma conta contábil no subtotal do subgrupo “Lucro/Prejuízo Líquido do Exercício Ajustado”, que são contas de resultados, a sua contra partida se for uma conta de ativo ou passivo(patrimonial), não deve ser vinculada ao modelo de DFC. Exemplo: A conta contabil despesa com depreciação foi vinculada no subtotal do subgrupo “Lucro/Prejuízo Líquido do Exercício Ajustado”, então a contra partida que é na conta contábil depreciação acumulada (ativo), não pode deve ser vinculada no mesmo modelo de DFC criado.

2-) Ainda sobre conta contábil de resultado no subtotal do subgrupo “Lucro/Prejuízo Líquido do Exercício Ajustado”, o valor que está no resultado deve ser igual ao da sua contra partida. Exemplo: Caso o cliente utilize a recuperação do pis e cofins da depreciação, a conta de despesa com depreciação tem que estar igual ao valor da conta partida da depreciação acumulada, senão, pode ocorrer diferenças no fluxo de caixa.

3-) Ao realizar o modelo de DFC, importante, atentar se, não vincular a conta patrimonial que é feito o lançamento do resultado da DRE, pois isso gerará duplicidade.

Em caso de dúvidas por favor entrar em contato com nossa equipe de suporte.

Leave a Reply