Home / Fiscal / Lançamentos / Lançamentos de Conferência da Escrita Fiscal

Dúvida:

Como é a Contabilização da correção de impostos recuperáveis de Nota Fiscal de Devolução de Troca quando é gerado Crédito de ICMS?

 

Solução:

Quando é alterado o ICMS na escrita fiscal de uma Nota Fiscal de Devolução de Compra é alterado o valor destacado de Crédito do ICMS e é contabilizado utilizado o Mapeamento ICMS a Recuperar conforme detalhado a seguir:

 

1)Escrita Fiscal de Devolução de Compra:

Deverá ser selecionado a escrita fiscal e alterado o ICMS, ao salvar e confirmar é realizado o lançamento contábil de correção de ICMS dessa escrita:

 

2) O novo débito é apresentado na Apuração de ICMS

Em Home / Fiscal / Apuração de Tributos é possível consultar o débito de ICMS sobre a apuração, é possível consultar o valor de imposto da Saída, nesse exemplo ficou Saldo a transportar.

 

 

 

A contabilização é realizado no valor do Crédito de ICMS que foi apropriado nesse mês, que equivale ao valor do crédito utilizado que equivale o valor do débitos da venda (R$ 641,25) sem considerar o débito da devolução pois já foi contabilizado em ICMS a recuperar na própria correção da nota.

 

 

 

3) Emitir o Livro Razão:

Ao Emitir o livro Razão da conta de ICMS a Recuperar é possível consultar o lançamento do Crédito realizado no ajuste da perda e o Lançamento da Apropriação de parte desse crédito gerado pela Apuração de Tributos.

Verifique que o Saldo Final da conta está com o mesmo valor de Saldo a Transportar da Apuração de Tributos. Valor de R$ 11.768,75 corretamente.

 

 

Versão r247.01

 

[avatar user=”Gisele Meyer” size=”50″ link=”https://ajuda.bluesoft.com.br/author/gisele-meyer” /]

Leave a Reply