Home / Estoques e NF-e / TrocasDescarte Forçado

Dúvida:

Como é a Contabilização da Nota Fiscal de Baixa de Estoque por Perda, Roubo ou Deterioração quando é gerado Crédito de ICMS?

 

Solução:

Quando é emitida uma nota fiscal de Baixa de Estoque por Perda, Roubo ou Deterioração a partir do Descarte Forçado é gera ajustes a Crédito, o valor do Crédito do ICMS é contabilizado utilizado o Mapeamento ICMS a Recuperar conforme detalhado a seguir:

 

1) Lote Descarte Forçado:

Devera gerar o Lote de Descarte Forçado do produto que será emitida a nota fiscal de perda.

 

É apresentado o preview da nota fiscal que será emitida com CFOP 5.927 e Natureza Lanç. baixa estoque perda, roubo ou deterioração.

 

É emitido a nota fiscal com sucesso.

 

2) Nota Fiscal

A nota fiscal é emitida sem o destaque do ICMS.

 

3) Consultar o Ajuste Fiscal Gerado:

O crédito do ICMS é gerado através de ajuste:

 

Poderá ser consultado os detalhes do ajuste gerado, e ao aprovar esse ajuste será considerado na Apuração de ICMS.

 

Se consultar a contabilização, o crédito de ICMS do ajuste está contabilizado a débito no mapeamento de ICMS A RECUPERAR.

 

4) A ajuste de Crédito é apresentado na Apuração de ICMS

Em Home / Fiscal / Apuração de Tributos é possível realizar a consulta do ajuste sobre a apuração, é possível consultar o valor de imposto da Saída, nesse exemplo ficou Saldo a pagar.

A contabilização é realizado no valor do Crédito de ICMS que foi apropriado nesse mês, que equivale ao valor do crédito utilizado (R$ 66,23).

 

5) Emitir o Livro Razão:

Ao Emitir o livro Razão da conta de ICMS a Recuperar é possível consultar o lançamento do Crédito realizado no ajuste da perda e o Lançamento da Apropriação de parte desse crédito gerado pela Apuração de Tributos.

Verifique que o Saldo Final da conta está com o mesmo valor de Saldo a Transportar da Apuração de Tributos. Valor de R$ 0,00 corretamente.

 

 

Versão r247.01

 

[avatar user=”Gisele Meyer” size=”50″ link=”https://ajuda.bluesoft.com.br/author/gisele-meyer” /]

Leave a Reply