Dúvida:

 

Ativei o Débito Direto Autorizado (DDA) com o banco, mas as duplicatas não estão com aceite automático?

 

Solução:

Depois que é ativado no banco o Débito Direto Autorizado (DDA) é necessário realizar algumas configurações no módulo Financeiro para que o aceite automático seja efetivado com sucesso. Para além das configurações existem algumas regras no ERP que garantem igualmente o aceite automático das duplicatas.

 

Primeira Regra: Não será validado o número do documento no momento do aceite automático na primeira busca para identificar as duplicatas, caso encontrada uma duplicata de acordo com as regras abaixo o aceite automático será realizado.

  • LOJA (filial ou matriz)
  • FORNECEDOR
  • Data vencimento (Tolerância de 3 dias, pode ser para mais ou para menos)
  • Valor Nominal
  • Descontos (Valor Abatimento + Valor Desconto Financeiro)
  • Duplicata Ativa ( Duplicatas que foram canceladas no ERP são desconsideradas)

 

Segunda Regra: Se encontrado duas ou mais duplicatas que se enquadram na regra acima será acrescentado na regra o número do documento . Caso não seja encontrada uma duplicata de acordo com as regras o registro de aceite por EDI ficará com o status de “não encontrado”.

  • LOJA (filial ou matriz)
  • FORNECEDOR
  • Data vencimento (Tolerância de 3 dias, pode ser para mais ou para menos)
  • Valor Nominal
  • Descontos (Valor Abatimento + Valor Desconto Financeiro)
  • Duplicata Ativa
  • Número do Documento – o número do documento será utilizado caso existe duas duplicatas que se enquadram nas regras acima;

 

As configurações que precisa verificar são as seguintes:

 

  •  Parâmetro que verifica se é obrigatório a conferência manual da duplicata. O parâmetro está localizado no menu Financeiro > Configurações > Parâmetros do Módulo Financeiro:

 

 

Caso ative a opção “SIM”, o sistema não dará o aceite automático mesmo quando encontrar a duplicata correspondente até que a mesma esteja conferida manualmente.

Caso ative a opção “NÃO”, quando o sistema encontra a duplicata correspondente e a mesma não se encontra conferida, o sistema além do aceite também fará a conferência automática.

 

  • Para que seja assumida a data de vencimento do bloqueto na duplicata ( com tolerância de 3 dias na duplicata para mais ou para menos ) é necessário habilitar parâmetro localizado no menu Financeiro > Configurações > Parâmetros do Módulo Financeiro:

 

 

Considerando as informações acima teremos os seguintes “status” nas duplicatas:

  • Caso o sistema localize uma duplicata correspondente, ele irá inserir o código de barras e alterar o status para “Com Aceite” na duplicata;
  • Caso o sistema localize uma duplicata correspondente, porém a mesma já tenha tenha um aceite manual, o sistema marcará o bloqueto como “Conciliado”;
  • Caso o sistema não localize uma duplicata correspondente, o bloqueto será marcado como “Não encontrado”.

 

 

 

 

Versão r191.12