Dúvida:
Como Solucionar a Rejeição: Informado NCM Inexistente
Ao Enviar a Nota Fiscal para SEFAZ e retornar a Rejeição NCM inexistente, será necessário seguir os seguintes procedimentos:
Segue abaixo imagem da Rejeição:
Será necessário identificar o item, que está com NCM inválido. Para isso, acesse a aba “Ocorrências” da Nota Fiscal e na coluna “STATUS”, o ERP demostrará o item que apresenta divergência.
Para acessar o item, que apresentou divergência, é necessário clicar na seta, conforme abaixo, para exibir o Arquivo XML.
No Arquivo XML, será necessário ativar a “Pesquisa do Navegador” “Ctrl+F” e digitar o número do item exibido no Status.
Vale lembrar que para otimizar a busca, você deve utilizar exatamente o TEXTO item=“numero do item”
Em nosso exemplo, iremos buscar por ITEM=”17″
Caso essa verificação não seja realizada, ao emitir uma nova nota fiscal, está poderá ser rejeitada devido constar NCMs inválidos em outros itens
Após localizar o item que está com NCM não vigente, será necessário alterá-lo. Para isso, devemos acessar o módulo Fiscal e seguir o caminho: Fiscal > Cadastros > Classificações Fiscais, selecionar o NCM e selecionar a ABA “PRODUTO”.
Será necessário selecionar o produto e clicar na lupa na parte inferior da tela e selecionar o NCM válido, que será substituído.
Após selecionar o NCM válido o ERP irá exibir o código selecionado e para concluir, será necessário clicar no Botão “Alterar NCM”.
Solução:
Será necessário Inutilizar esta nota fiscal que ocorreu rejeição da emissão da nota fiscal e Emitir uma nova nota fiscal, após alterar o NCM não vigente.