Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Administração > Cadastros > Modelo de E-mail

Permissões de Usuário:

3460 – Consultar modelos de e-mail

3461 – Criar modelos de e-mail

3462 – Alterar modelos de e-mail

3463 – Excluir modelos de e-mail

3464 – Enviar teste de modelo de e-mail

O cadastro de Modelo de E-mail é utilizado para customizar alguns e-mails que são enviados através do Bluesoft ERP de diversos módulos disponíveis no sistema. Lembrando que se não existir um e-mail customizado cadastrado, será utilizado o modelo padrão que é enviado atualmente.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

  1. Na barra lateral do canto esquerdo, temos os modelos disponíveis para customização:
  • Padrão: Modelo padrão utilizado para todos os e-mails que não tem um modelo específico disponível ou configurado.
  • Acordo Comercial e Financeiro: Modelo para envio de anexos de acordos comerciais e financeiros.
  • Conferência de Controle de Volumes no Roteiro: Modelo enviado ao realizar a conferência do controle de volumes em um roteiro do força de vendas com retirada em loja.
  • Cotação de Faltas: Modelo para envio de informações de cotação de faltas.
  • Detalhe da Nota Fiscal: Modelo para envio de XML e DANFE à partir do detalhe de uma nota fiscal.
  • Notas Fiscais: Modelo para envio de XML e DANFE de itens selecionados na consulta de notas fiscais.
  • Pedido de Compra: Modelo para envio de arquivos de detalhes dos pedidos de compra selecionados na consulta de pedidos.
  • Pedido do Força de Vendas: Modelo para envio de informações de um pedido do força de vendas.
  • Relatório Analítico da Conta do Fornecedor: Modelo para envio de anexo do relatório analítico da conta do fornecedor.

2. Para incluir um novo modelo, selecione correspondente ao desejado na lista do canto esquerdo;

3. Selecione o botão para incluir um novo modelo ou selecione o botão para copiar um modelo de e-mail já existente de outro módulo.

Cadastrar um novo modelo:

Ao selecionar o botão , temos as seguintes opções na tela:

  • Título: Título do e-mail enviado.
  • : Botão com uma lista disponível de variáveis para utilizar no título do e-mail, essas variáveis mudam de acordo com o modelo de e-mail.
  • Responder para: Quando o e-mail for respondido, a resposta será encaminhada para esses endereços.
  • Responder para o usuário que enviou o e-mail: Quando o e-mail for respondido, a resposta será encaminhada para o e-mail comercial do usuário que realizou o envio do e-mail através do erp.
  • Cancelar: Botão para cancelar a inclusão do modelo.
  • Continuar: Botão para prosseguir para a próxima etapa de inclusão.

Ao selecionar o botão , será possível incluir o visual e conteúdo do e-mail. Lembrando que no conteúdo do e-mail também temos a opção de utilizar variáveis que estão disponíveis de acordo com o modelo criado:

Ao término da inclusão do modelo, selecione o botão para armazenar o novo modelo de e-mail e ser redirecionado para a tela inicial com o preview do modelo cadastrado.

Copiar Modelo:

Ao selecionar o botão , será possível selecionar da lista dos outros modelos qual será copiado para o modelo desejado.

Ao selecionar o modelo e clicar no botão criar, será possível incluir o título e o e-mail que será encaminhada as respostas do e-mail enviado com este modelo.

Ao clicar em , será possível visualizar o modelo de e-mail que foi copiado com base no selecionado:

Após a edição do conteúdo e visual, clique em para voltar à tela inicial e visualizar o modelo novo:

Não remova a variável $ConteudoEmail, ou os e-mails enviados com o modelo não apresentarão a mensagem.

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