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2001 – Dashboard de Ruptura

O Dashboard de Ruptura foi desenvolvido para que seja possível identificar dias sem venda dos produtos de um sub-grupo, analisar participação de cada produto na venda total do subgrupo e identificar identificar rupturas nessas categorias.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:


1 – Acessar o menu de BI > Bluesoft Intelligence e no campo de título pesquisar por Dashboard de Ruptura;

 

2 – Ao localizar o Dashboard, devemos clicar na opção de Ver Detalhes e após Visualizar;

 

3 – No painel, entitulado  Resumo da Ruptura , você consegue filtrar um período de vendas para o cálculo da ruptura. Além disso, é possível filtrar também por Rede, Regional, Loja, além dos filtros de categoria do produto, como Departamento, Seção, Grupo, Subgrupo, Nome do produto, Status do produto, podendo ser Ativo, Inativo, Compra Suspensa e Venda Suspensa. Também é possível filtrar Produtos Sazonal, conforme cadastro do Produto.

 

4 – No gráfico Por Rede, comparar Disponibilidade (OSA) e Ruptura Total (OOS) entre as Redes.

Ruptura Total significa que seu produto tinha estoque mas não vendeu no período, enquanto Disponibilidade significa que seu produto esteve disponível e vendeu para os clientes durante o período consultado.

 

 

5 – No gráfico OOS e OSA você consegue ver, por loja, a relação entre Disponibilidade e Ruptura. O conceito de disponibilidade e ruptura total é o mesmo do gráfico Por Rede.Total (OOS) entre as Rede.

 

6 – No quadro Disponibilidade você tem o percentual total de Disponibilidade Geral (OSA) e Disponibilidade Geral deduzida dos produtos com Ruptura Parcial (Near OOS).

Ruptura Parcial significa que o produto vendeu menos do que deveria.

7 – No quadro Disponibilidade você tem o percentual Ruptura Total (OOS) e Ruptura Total acrescida dos produtos com Ruptura Parcial (Near OOS).

 

8 – No quadro Perda de Vendas você tem o valor de perda em vendas considerando Ruptura Total e Ruptura Total + Parcial

 

9 – No gráfico Dia da Semana, com base nos filtros escolhidos, você consegue visualizar quais são os dias em que ocorrem mais rupturas no período especificado.

 

10 – No painel entitulado Ruptura por ZScore, podemos selecionar os filtros iniciais, que são: Ano, Mês, Rede, Loja, Curva, Produto, Status do Produto e Produto Sazonal;


Ruptura Subgrupo por ZScore

11 – Também pode-se verificar a métrica ZScore por subgrupo, na planilha: Ruptura Subgrupo por ZScore. Segundo o Tableau (https://onlinehelp.tableau.com/current/pro/desktop/pt-br/calculating_z_scores.html), O ZScore ou Score Z se trata do número de desvios padrão acima ou abaixo da média da população, ou seja, das evidências de Ruptura de Estoque. Também são destacados com uma faixa de cores os subgrupos que necessitam de atenção para com a Ruptura de estoque (estoque próximo ou igual a 0). Essa métrica é mostrada nos dias do mês escolhido no parâmetro inicial.

 

12 – Ao selecionar um item do Subgrupo, a Planilha abaixo intitulada Ruptura por Produto será carregada, juntamente com os Produtos que estão em atenção para com a Ruptura de Estoque. OBS: Para que a dica de ferramenta seja exibida, basta passar o mouse sobre de algum valor subgrupo

 

13 – Na Planilha Ruptura ZScore por Subgrupo, é possível visualizar os Produtos que estão com ponto de atenção devido à sua Ruptura.

 

14 – Ao selecionar um Produto, é possível detalhá-lo na planilha ZScore Produto Loja. Podemos verificar que o ponto de atenção está relacionado com o Percentual Total Valor de Vendas de cada loja, para com o produto em estoque.

 


Ruptura por Quantidade

15 – No painel entitulado Ruptura por Quantidade, temos como filtros iniciais: Ano, Mês, Rede, Loja, Curva, Produto, Status do Produto e Produto Sazonal.

 

16 – Na planilha Ruptura por Subgrupo, podemos visualizar a quantidade de itens por subgrupo, comparado às vendas médias dos dias do mês utilizado no parâmetro inicial. Os Subgrupos destacados são aqueles que estão com um ponto de atenção quanto à Ruptura. Para abrir as dicas de ferramenta, basta fixar o Mouse sobre um valor do Subgrupo de algum dia do mês.

Ao clicar em um valor de Subgrupo, a planilha Ruptura por Produto, será exibida com os dados daquele Subgrupo.

 

17 – Na planilha Ruptura por Produto, podemos visualizar quantidade dos produtos de acordo com os dias da semana. Os produtos destacados são aqueles que necessitam atenção para com quantidade e o Percentual Total Valor de Vendas.

Ao clicar em um produto, o filtro será aplicado na planilha Produto por Loja.

 

18 – Na planilha Produto por Loja, pode-se verificar a quantidade em estoque dos produtos nos dias da semana e nas lojas. Aqueles em destaque são os que necessitam de atenção para com a Ruptura de Estoque.


Ranking de Total de Produtos

17 — No painel Ranking de Total de Produtos, é exibido o ranking dos Produtos que tinham estoque mas não venderam no período de 7 dias (produtos em Ruptura).

 

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