Contábil > Apuração Contábil > Apuração

Permissões de Usuário:

1970 – Apuração LALUR

As empresas optantes pelo Lucro Real podem estar enquadradas no regime de apuração Imune ou Isentas com relação ao IRPJ e CSLL, portanto foi disponibilizado no ERP a opção de apuração para estes tipos de regimes.

O que são as instituições Imunes?

As instituições imunes estão desobrigadas ao recolhimento do IRPJ. Enquadram-se nessa qualidade de imunidade, todos os templos de culto religioso, os partidos políticos e suas fundações e as entidades sindicais, instituições de educação e de assistência social sem fins lucrativos.

O que são as instituições Isentas?

Algumas instituições estão isentas total ou parcialmente do recolhimento do IRPJ e do CSLL. São elas: instituições filantrópicas, recreativas, culturais e científicas, assim como as associações civis sem fins lucrativos.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:1) No cadastro da loja, aba: Loja, Guia: Contábil/ Fiscal o campo: Forma de Tributação deve estar selecionado como: Imune do IRPJ ou Isenta do IRPJ

 2) E para realizar a apuração acesse a tela da Apuração Anual, pelo caminho: Contábil > Apuração Contábil > Apuração : Selecione o Ano, Loja, Mês e o tipo de apuração que deseja fazer ou consultar, disponibilizamos para empresas Imunes e Isentas o tipo de Apuração por Balancete de Suspensão/ Redução e Estimativa.

3) Ao fazer a busca pelo tipo de apuração: Balancete de Suspensão/Redução poderá visualizar os dados pelas abas:

– Aba IRPJ

Onde poderá selecionar a empresa que deseja visualizar o Cálculo da IRPJ com detalhes.

Observação:

  • Os valores serão exibidos zerados e se houver necessidade o usuário poderá realizar o preenchimento do campo de Resultado DRE.

  • Assim como as demais apurações contábeis feitas pelo Lucro Real, é possível configurar as contas de retenção do IR, para que o sistema possa trazer o saldo para a apuração:

  • No campo Valor da Retenção Compensado, tanto para o IRPJ e CSLL, quando houver valores, poderá selecionar quais farão parte da apuração, sendo que os que não fizerem é só retirar a seleção:

Para o IR o saldo apresentado será o configurado nas contas contábeis. (imagem anterior)

No caso da CSLL o saldo apresentado através dos valores de CSLL a compensar nas escritas fiscais.

  • No campo Valor da Retenção Compensado em períodos anteriores, tanto para CSLL e IRPJ, quando for necessário informar valores do IRPJ que não foram utilizados em períodos anteriores, poderão ser inseridos na competência:

– Aba CSLL

Onde poderá visualizar o Cálculo da CSLL com detalhes e realizar os lançamentos de valores da retenção compensado e compensado em períodos anteriores:

– Aba Guia de Recolhimento

Se ao final do período selecionado existir valor de imposto a pagar para IRPJ e CSLL, através da aba guia de recolhimento o usuário poderá visualizá-los:

4) – Para Apurar, veja na tela abaixo como proceder:

Observação: É possível no momento da apuração selecionar para gerar a guia de recolhimento informando qual o código de recolhimento que deve aparecer na guia.

Também poderá definir a data de vencimento da guia de recolhimento.

5) – Após apurado poderá visualizar as contabilizações:

Observações para as apurações por Balancete de Suspensão/Redução e Estimativa, foram criados novos mapeamento contábeis: IRPJ APURADO POR ESTIMATIVA e CSLL APURADO POR ESTIMATIVA

6) Ao fazer a busca pelo tipo de apuração: Estimativa

– Aba IRPJ:

 Poderá visualizar os dados pelas abas e os campos de Base Presumida ficaram habilitados, caso seja necessário informar algum valor:

– Aba CSLL

Onde poderá visualizar o Cálculo da CSLL com detalhes e o campo de Base Presumida também ficará habilitado caso seja necessário informar valores:

Nas abas de IRPJ e CSLL, serão apresentados os valores das receitas financeiras, para que o usuário possa lançar na apuração e que farão parte da base de cálculo do imposto:

7) As guias de recolhimento e contabilização seguiram os mesmos critérios do tipo de apuração: Balancete de Redução/ Suspensão.

8) Após o encerramento de todos os meses, independente do tipo de apuração, deve ser realizada a apuração anual, que fará o encerramento das contas de resultado e trará o saldo apurado.

Observações:

1 – Para novas lojas cadastrados, antes de iniciar a apuração é preciso obrigatoriamente inserir o Saldo Inicial e a competência, isso para informar o período que a contabilidade será iniciada no sistema, ou seja, quando iniciará a apuração da empresa.

Feito os passos acima, você terá realizado feito a apuração da apuração anual no ERP.

Leave a Reply