Balanço Patrimonial

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Contábil > Demonstrativos > Balanço Patrimonial

Permissões de Usuário: MB__info

1934 – Balanço Patrimonial

1858 – Acessar BI

O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil que tem por finalidade apresentar a posição contábil, financeira e econômica de uma empresa em determinada data. Este demonstrativo apresenta as contas patrimoniais da empresa, ou seja, ativo, passivo e patrimônio líquido, e pode ser solicitado por bancos ou, dependendo da empresa, poderá ser obrigada a publicá-lo.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Primeiramente deve selecionar alguns filtros conforme a pesquisa deseja para visualização do demonstrativo, os filtros são:

Tipo de Consulta: Poderá consultar o demonstrativo por loja ou por matriz.

Loja ou Matriz: Conforme o filtro acima deverá selecionar qual deseja

Tipo de Apuração: Se será mensal, trimestral ou anual.

Exercício: Qual o ano para visualização do Balanço.

Competência: Dependerá do filtro Tipo de Apuração escolhido acima.

Grau: Até qual nível de conta deseja visualizar os dados, do 1º ao 4º nível, ou analítico 5º nível.

Modelo: Temos 3 tipos de modelos, selecione os três caso não conhecer, poderá assim saber qual o melhor a sua necessidade.

Exibir assinaturas?: As vezes o Balanço não é oficial, então poderá não visualizar as assinaturas, essa opção é importante para quando o Balanço for usado em reuniões informais.

Imprimir assinaturas na última página?: Marcando esta opção as assinaturas serão impressas abaixo do demonstrativo e não mais na folha seguinte.

Agrupar por Tipo de Loja?: Se a opção estiver informada como Sim, iremos agrupar os saldos das contas das lojas e CD em apenas uma linha totalizadora, de acordo com parâmetro de agrupamento definido no cadastro da loja, aba: Contábil/ Fiscal.

Observação: Este campo só será habilitado se o tipo de consulta for: Matriz e o modelo do relatório for 2 e 3.

Será impresso no seguinte formato:

Dashboards do BI: Através desta opção o usuário poderá acessar os dashboards do BI, para auxiliar a análise dos relatórios contábeis, as opções de dashboards para este relatório são:

Ao selecionar um dos dashboards o usuário será direcionado para o BI.

Caso não possua a licença do BI, o botão relacionado aos dashboards ficará desabilitado.

Os filtros são geração do demonstrativo pelo Bluesoft ERP, pode ser feita filtrando por Loja ou Matriz, Exercício, Tipo de Apuração (aonde é possível escolher entre Mensal,Trimestral e Anual baseado no regime de apuração adotado pela loja) e Modelo. A data informada no Balanço será o último dia do ano selecionado. Também é possível escolher entre dois modelos distintos de Balanço Patrimonial:

2) No Modelo 1, as contas de ativo são agrupadas do lado esquerdo, enquanto as contas de passivo e patrimônio líquido são agrupadas do lado direito do demonstrativo. Este modelo é bastante usado para análises gerenciais:

Captura de Tela 2015-10-19 às 10.42.30

No Modelo 2, as contas são exibidas verticalmente e as contas sintéticas são marcadas em negrito com seus respectivos valores. Este modelo é bastante usado para enviar aos bancos, no caso de uma solicitação de empréstimo, por exemplo:

Captura de Tela 2015-10-19 às 10.43.10

No Modelo 3, será baseado no modelo 1 (Ativo a Passivo lado a lado), com o visual do modelo 2.

Captura de Tela 2015-10-19 às 10.43.44

3) O Balanço Patrimonial pode ser gerado em formato .XLS, com sinais positivos (+) ou negativos (-), para facilitar a elaboração de fórmulas na planilha:

Excel

Ou em PDF, com a natureza da conta representada por D (Débito) ou C (Crédito):

img s

4) Em ambos modelos, haverá um campo na última página, para assinatura do Contador responsável pela loja (o contador deverá ser informado no Cadastro da Loja obrigatoriamente para que o demonstrativo seja gerado), identificando o nome e o CRC do mesmo:

Assinatura

Para configurar os responsáveis, acesse o cadastro da Loja, aba Loja > Livros Fiscais.

Captura de Tela 2015-10-19 às 10.52.22

5) Importante: Quando for selecionado o Tipo de Apuração Trimestral ou Anual só será possível gerar o Balanço Patrimonial se todas as competências contábeis do período selecionado estiverem encerradas, caso contrário, utilizar o Balancete de Verificação.

Seguindo as informações acima poderá visualizar o Balanço Patrimonial sempre em tempo em real no Bluesoft ERP.

Renan Ferreira

Analista de Negócios Tributário na Bluesoft ERP

Responder