Contábil > Demonstrativo > Demonstrativo DFC (Novo)
A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) é um relatório contábil que tem por fim evidenciar as transações ocorridas em um determinado período e que provocaram modificações no saldo da conta Caixa.
O principal objetivo da DFC é fornecer informações relevantes sobre os pagamentos e recebimentos de uma empresa, efetuados durante um determinado período.
Entende-se por fluxos de caixa os ingressos e saídas de caixa e equivalentes de caixa. Os equivalentes de caixa compreendem as contas representativas de aplicações financeiras que possuem as mesmas características de liquidez e disponibilidade imediata.
As informações dos Fluxos de Caixa de uma empresa são úteis para proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis uma base para avaliar a capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como suas necessidades de liquidez.
Na Demonstração dos Fluxos de Caixa, as movimentações das disponibilidades são divididas em 3 grupos distintos:
- Atividades operacionais: compreendem as principais atividades geradoras de receita da entidade. Podem ser exemplificadas pelo recebimento de uma venda, pagamento de fornecedores por compra de materiais, pagamento dos funcionários, etc.
- Atividades de investimentos: compreendem as transações com os ativos financeiros, as aquisições ou vendas de participações em outras empresas e de Ativos utilizados na produção de bens ou na prestação de serviços ligados ao objeto social da empresa (não compreendem a aquisição de Ativos com o objetivo de revenda).
- Atividades de financiamentos: resultam em mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e no endividamento da entidade, não classificadas como atividade operacional. Incluem a captação de recursos dos acionistas ou cotistas e seu retorno em forma de lucros ou dividendos, a captação de empréstimos ou outros recursos, sua amortização e remuneração.
De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 03 (R2) e a NBC TG 3, a DFC poderá ser apresentada de duas formas distintas: o método direto e o método indireto.
Se for pelo Método Direto, a apuração se dará através da contrapartida das contas de caixa e equivalentes de caixa. Neste caso, para os lançamentos de partida simples, primeiramente serão identificadas de forma automática as contrapartidas através de um método que leva em consideração a sequência de lançamentos, a data, o valor, etc.
Se for pelo Método Indireto, o mesmo não fornece uma visão de entradas e saídas como o método direto, pois explora o regime de competência (as informações contábeis) para analisar a variação de caixa do período de análise do ponto de vista contábil.
Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:
1-) Ao acessar o Demonstrativo do DFC terá opções para buscar o mesmo, conforme segue

- Tipo de Consulta: Selecionar o demonstrativo por Loja ou Matriz;
- Loja: Selecionar qual a loja;
- Modelo da DFC: deve escolher qual modelo quer usar (esse modelo é criado no Modelo de Demonstrativos (Contábil> Cadastros> Modelos de Demonstrativos).
- Tipo de Apuração: Se as informações será Mensal, Trimestral ou anual;
- Ano: Qual o ano das informações;
- Outras Entradas e Outras Saídas: Caso marque, mostrará os valores das contas contábeis que não foram vinculadas no Modelo da DFC que foi selecionado anteriormente.
2-) Após a seleção dos filtros ao buscar, é possível visualizar os valores da DFC em tela:


Importante: Item 1 – Caso selecione um modelo indireto e selecione a opção “Outras entradas e outras saídas”, mostrará os valores totais das contas patrimoniais que tiveram movimentação no período e não foram incluídas no Modelo de DFC selecionado, exceto as contas contábeis que estão como Caixa e Equivalente, conforme segue:

Ao clicar no link dos valores, será possível visualizar as contas contábeis e os valores que compõe o total

Item 2 – Caso selecione um modelo direto e selecione a opção “Outras entradas e outras saídas”, mostrará os valores totais das contas contábeis que tiveram movimentação no período com as contas selecionadas como “Caixa e Equivalente” e não foram incluídas no Modelo de DFC selecionado, conforme segue:


3-) Caso deseje exportar o Demonstrativo, tem as opções em PDF e Excel, conforme segue:


Em caso de dúvidas por favor entrar em contato com nossa equipe de suporte.