Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Contábil > Relatórios > Livro Razão

Permissões de Usuário:

1241 – Livro Razão – Consultar

2778 – Integração Livro Razão Modelo 2

2822 – Substituir os códigos das contas e lojas pelos de integração ao exportar o Livro Razão Modelo 2

2823 – Aprovar o arquivo de integração do livro razão modelo 2

O Razão é um livro fundamental ao processo contábil e exigido pela legislação brasileira para empresas cuja tributação do Imposto de Renda seja com base no Lucro Real. Em virtude de sua eficiência, ele é indispensável em qualquer tipo de empresa.

Por meio do razão é possível controlar separadamente o movimento de todas as contas. O controle individualizado das contas é importante para se conhecer os seus saldos, possibilitando a apuração de resultados e elaboração de demonstrações contábeis, como o balancete de verificação do razão, balanço patrimonial, etc.

Ou seja, é o detalhamento por contas individuais dos lançamentos realizados no diário, sendo usado para resumir e totalizar, por conta ou subconta, estes lançamentos.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Abaixo demonstramos a tela inicial do nosso Livro Razão utilizando o modelo 1:

2) Através de filtros, você poderá realizar diversas consultas para visualização e análise das partidas dobradas dos lançamentos contábeis de uma ou mais contas contábeis.

Seguem os filtros:

– Tipo de Consulta: Trazer os lançamentos por Loja, Rede ou Matriz.

– Tipo de Partida: Para trazer  lançamentos que foram criados de forma automática, manualmente ou por ajustes.

– Status da partida dobrada: Que poderá listar todas, somente as partidas pendentes, reprovadas ou aprovadas.

– Exibir Partidas: Essa opção indica se os partidas dos lançamentos serão demonstrados de forma resumida ou detalhada, veja pelas duas opções:

Exibindo as partidas detalhadamente:

Sem exibir as partidas:

– Filtro para informar as contas contábeis: Deverá ao menos selecionar uma conta contábil.

– Período, podendo informar por: Competência ou Data de Lançamento

Competência

Data de Lançamento:

Observação: Se a busca for realizada por data de lançamento o saldo inicial referente ao período anterior não será exibido.

3) Os formatos disponíveis para geração são: PDF, HTML e Excel, veja abaixo cada um deles: HTML, PDF ou Excel

Observação:

Ao informar os formatos: PDF e Excel, serão gerados os relatórios e ficarão disponíveis para download no Bluesoft Drive.

Poderá informar mais de uma conta contábil ao imprimir o relatório nos formatos: PDF e EXCEL

Para facilitar a impressão disponibilizamos na tela o link do bluesoft drive, clicando nele o relatório será aberto na tela com o formato escolhido:

Regras de impressão:

4) Na tela de visualização dos dados, quando visto por HTML, você poderá clicar sobre o Número do Lançamento e Valor para acessar o lançamento contábil e ver com mais detalhes.

5) Poderá verificar também  através da coluna: Origem de qual documento foi originado aquele lançamento (notas fiscais, duplicatas).

Clicando no ícone  da estrela será aberto o documento.

6) Poderá filtrar por tipo de movimento a consulta. Para saber mais sobre Tipo de movimento no Bluesoft ERP acesse aqui.

7) No modelo 2 poderá ser realizada a exportação do Livro Razão com as seguintes regras:

  • O modelo 2 poderá ser utilizado para gerar o razão único com todas as lojas e contas.
  • Poderá exportar todas as lojas, todas as contas em um único arquivo excel;
  • O relatório será gerado em  formato HTML ou EXCEL. Caso a quantidade de linhas seja superior a 1.048.576 linhas o arquivo não será exportado.
  • O relatório em EXCEL não possuirá cabeçalho com dados informativos e descritivos.
  • O relatório em HTML possuirá totais de registros e valor.

Visualização do relatório em HTML:

Visualizaçāo em excel:


Integração do Razão Modelo 2 com outros sistemas:

É possível gerar o relatório razão modelo 2 em excel com o código da loja e o código das contas contábeis utilizados em outro sistema.

Por exemplo, no Bluesoft ERP o código da sua loja é 04 mas no outro sistema é 100, bastará informar o código de integração 100 no cadastro da loja e marcar a opção “Substituir pelo código de integração?”. Deste modo quando o sistema gerar o relatório ele mostrará o código da loja como 100.

Para isso será preciso realizar as seguintes configurações:

No cadastro da Loja, na aba Operações deverá ser preenchido o campo Código da Loja para integrações.

Em seguida será preciso acessar o cadastro das contas contábeis e informar o campo .

Após realizar as configurações bastará gerar o razão modelo 2 marcando a opção Substituir pelo código de integração? e selecionar o formato Excel, conforme a imagem abaixo:

Importante: A opção “Substituir pelo código de integração?” só estará disponível para o usuário na geração do Razão modelo 2, se ele tiver a permissão: 2822 – Substituir os códigos das contas e lojas pelos de integração ao exportar o Livro Razão Modelo 2 marcada.

O sistema irá gerar o arquivo e disponibilizá-lo no Bluesoft Drive.

O arquivo ficará conforme ao da imagem abaixo. Os valores das colunas Loja, Conta Contábil e Conta Contra Partida serão substituídos pelos códigos de integrações informados nos cadastros.

Se os campos de integrações estiverem vazios no cadastro  da Loja e/ou da Conta Contábil e a opção “Substituir pelo código de integração?” estiver marcada e tipo de formato escolhido for Excel o sistema exibirá o código utilizado no Bluesoft ERP.
  • Dica para abrir a planilha no LibreOffice:

Ao abrir o arquivo marque/selecione as seguintes opções:

Deste modo as colunas serão exibidas com a formatação correta.

Além da geração do arquivo será possível disponibilizá-lo para o Bluesoft Sync e enviá-lo para um outro diretório utilizado por outros sistemas.

Para isto será preciso acessar o Bluesoft Drive e aprovar o arquivo gerado.

Importante:

O botão para aprovar o arquivo só ficará disponível para o usuário que tiver a permissão: 2823 – Aprovar o arquivo de integração do livro razão modelo 2 marcada.

Após aprovar o arquivo ele ficará disponível para o Bluesoft Sync movê-lo para o diretório que será utilizado pelos outros sistemas.

O diretório para onde o Bluesoft Sync irá mover o arquivo deverá ser previamente configurado junto a equipe de suporte da Bluesoft.
Vale lembrar que os arquivos aprovados no Bluesoft drive serao enviados para o Bluesoft Sync a cada 10 minutos.

Com arquivo aprovado todos os botões de ações ficarão disponíveis:

Em caso de dúvidas, deixe um comentário ou entre em contato com nossa equipe de suporte.

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