Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Contábil > Relatórios > Livro Razão

Permissões de Usuário:

1241 – Livro Razão – Consultar

2778 – Integração Livro Razão Modelo 2

2822 – Substituir os códigos das contas e lojas pelos de integração ao exportar o Livro Razão Modelo 2

2823 – Aprovar o arquivo de integração do livro razão modelo 2

O Razão é um livro fundamental ao processo contábil e exigido pela legislação brasileira para empresas cuja tributação do Imposto de Renda seja com base no Lucro Real. Em virtude de sua eficiência, ele é indispensável em qualquer tipo de empresa.

Por meio do razão é possível controlar separadamente o movimento de todas as contas. O controle individualizado das contas é importante para se conhecer os seus saldos, possibilitando a apuração de resultados e elaboração de demonstrações contábeis, como o balancete de verificação do razão, balanço patrimonial, etc.

Ou seja, é o detalhamento por contas individuais dos lançamentos realizados no diário, sendo usado para resumir e totalizar, por conta ou subconta, estes lançamentos.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Abaixo demonstramos a tela inicial do nosso Livro Razão utilizando o modelo 1:

2) Através de filtros, você poderá realizar diversas consultas para visualização e análise das partidas dobradas dos lançamentos contábeis de uma ou mais contas contábeis.

Seguem os filtros:

– Tipo de Consulta: Trazer os lançamentos por Loja, Rede ou Matriz.

Tipo de Período: Competência, data de lançamento e data de criação da partida.

-Tipo de Modelo: Modelo 01 (Livro Razão Padrão para análise) e Modelo 02 (Livro Para exportação e integração com terceiros).

– Tipo de Partida: Para trazer  lançamentos que foram criados de forma automática, manualmente, por ajustes ou importadas.

– Status da partida dobrada: Que poderá listar todas, somente as partidas pendentes, reprovadas ou aprovadas.

– Participante: Filtrar por participante vinculado a partida dobrada.

-Processo Contábil e Ignorar Processo Contábil 

Você poderá selecionar todos os processos contábeis e no campo Ignorar processos, selecionar os processos que deseja que sejam desconsiderados na pesquisa.

– Exibir Partidas: Essa opção indica se os partidas dos lançamentos serão demonstrados de forma resumida ou detalhada, veja pelas duas opções:

Exibindo as partidas detalhadamente:

Sem exibir as partidas:

– Filtro para informar as contas contábeis: Deverá ao menos selecionar uma conta contábil.

– Período, podendo informar por: Competência, Data de Lançamento ou Data de Criação.

Competência

Data de Lançamento:

Observação: Se a busca for realizada por data de lançamento o saldo inicial referente ao período anterior não será exibido.

Data de Criação:

3) Os formatos disponíveis para geração são: PDF, HTML e Excel, veja abaixo cada um deles: HTML, PDF ou Excel

Observação:

Ao informar os formatos: Modelo 01 (PDF, Excel e HTML) Modelo 02 (HTML e Excel) serão gerados os relatórios e ficarão disponíveis para download no Bluesoft Drive.

Modelo 01: Poderá informar mais de uma conta contábil ao exportar  o relatório nos formatos: PDF e EXCEL.

Modelo 02: Poderá informar mais de uma conta contábil ao exportar  o relatório nos formatos: EXCEL

Para facilitar, disponibilizamos na tela o link do Bluesoft Drive, clicando nele o relatório será aberto na tela com o formato escolhido:

4) Há a opção de exportar o livro filtrando as contas contábeis sintéticas, onde na exportação todas as contas analíticas serão listadas na pesquisa.

5) Na tela de visualização dos dados de contas analíticas, quando visto por HTML, você poderá clicar sobre o Número do Lançamento e Valor para acessar o lançamento contábil e ver com mais detalhes.

6) Poderá verificar também  através da coluna: Origem de qual documento foi originado aquele lançamento (notas fiscais, duplicatas).

Clicando no ícone da estrela será aberto o documento.

7) Poderá filtrar por tipo de movimento a consulta. Para saber mais sobre Tipo de movimento no Bluesoft ERP acesse aqui.

8) No modelo 2 poderá ser realizada a exportação do Livro Razão com as seguintes regras:

  • O modelo 2 poderá ser utilizado para gerar o razão único com todas as lojas e contas.
  • Poderá exportar todas as lojas, todas as contas em um único arquivo excel;
  • O relatório será gerado em  formato HTML ou EXCEL. Caso a quantidade de linhas seja superior a 1.048.576 linhas o arquivo não será exportado.
  • O relatório em EXCEL não possuirá cabeçalho com dados informativos e descritivos.
  • O relatório em HTML possuirá totais de registros e valor.

Visualização do relatório em HTML:

Integração do Razão Modelo 2 com outros sistemas:

É possível gerar o relatório razão modelo 2 em excel com o código da loja e o código das contas contábeis utilizados em outro sistema.

Por exemplo, no Bluesoft ERP o código da sua loja é 04 mas no outro sistema é 100, bastará informar o código de integração 100 no cadastro da loja e marcar a opção “Substituir pelo código de integração?”. Deste modo quando o sistema gerar o relatório ele mostrará o código da loja como 100.

Para isso será preciso realizar as seguintes configurações:

No cadastro da Loja, na aba Operações deverá ser preenchido o campo Código da Loja para integrações.

Em seguida será preciso acessar o cadastro das contas contábeis e informar o campo .


Após realizar as configurações bastará gerar o razão modelo 2 marcando a opção Substituir pelo código de integração? e selecionar o formato Excel, conforme a imagem abaixo:

Importante: A opção “Substituir pelo código de integração?” só estará disponível para o usuário na geração do Razão modelo 2, se ele tiver a permissão: 2822 – Substituir os códigos das contas e lojas pelos de integração ao exportar o Livro Razão Modelo 2 marcada.

O sistema irá gerar o arquivo e disponibilizá-lo no Bluesoft Drive.

O arquivo ficará conforme ao da imagem abaixo. Os valores das colunas Loja, Conta Contábil e Conta Contra Partida serão substituídos pelos códigos de integrações informados nos cadastros.

Se os campos de integrações estiverem vazios no cadastro  da Loja e/ou da Conta Contábil e a opção “Substituir pelo código de integração?” estiver marcada e tipo de formato escolhido for Excel o sistema exibirá o código utilizado no Bluesoft ERP.
  • Dica para abrir a planilha no LibreOffice:

Ao abrir o arquivo marque/selecione as seguintes opções:

Deste modo as colunas serão exibidas com a formatação correta.

Além da geração do arquivo será possível disponibilizá-lo para o Bluesoft Sync e enviá-lo para um outro diretório utilizado por outros sistemas.

Para isto será preciso acessar o Bluesoft Drive e aprovar o arquivo gerado.

Importante:

O botão para aprovar o arquivo só ficará disponível para o usuário que tiver a permissão: 2823 – Aprovar o arquivo de integração do livro razão modelo 2 marcada.

Após aprovar o arquivo ele ficará disponível para o Bluesoft Sync movê-lo para o diretório que será utilizado pelos outros sistemas.

O diretório para onde o Bluesoft Sync irá mover o arquivo deverá ser previamente configurado junto a equipe de suporte da Bluesoft.
Vale lembrar que os arquivos aprovados no Bluesoft Drive serão enviados para o Bluesoft Sync a cada 10 minutos.

Com arquivo aprovado todos os botões de ações ficarão disponíveis:

Em caso de dúvidas, deixe um comentário ou entre em contato com nossa equipe de suporte.

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