Contábil > Lançamentos Contábeis > Manutenção de Lançamentos Contábeis

 

Permissões de Usuário:

1478 – Ajuste de Partidas Dobradas

 

Com essa opção será possível realizar a manutenção em lote da Origem e Aplicação de Recursos nas Contas Contábeis.

Lembrando que, a Origem e Aplicação de Recursos é obrigatório, somente, para as empresas com Tributação Imune e Isenta.

 

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:


1 – Primeiramente, vale informar que essa manutenção não será precisa, caso o usuário configure a Origem e Aplicação de Recurso diretamente na conta contábil do Plano de Contas, pois assim, todas as contabilizações realizadas terão a origem de aplicação e recurso associado.
Veja abaixo a tela do Plano de Contas onde poderá associar a Origem e Aplicação de Recurso nas contas de resultado:

 

2 – Caso não tenha realizado a configuração acima, e precisa que as contas contábeis antigas estejam associados a Origem e Aplicação de Recursos, deverá utilizar a manutenção em lote.

Veja abaixo um exemplo da manutenção por lote:

– Selecione o Tipo de Apuração, Exercício e Competência e após seleção, clicar no botão “Vincular em Lote” e abrirá uma tela:

– Nessa tela poderá vincular a Origem e Recuso em uma ou todas as lojas, e selecionar as contas contábeis que deseja vincular.

– Após realizar a vinculação em lote, o processo será feito de forma assíncrona e com isso, quando o ERP finalizar a vinculação será encaminhado um e-mail de finalização do processo.

– Se vincular errado, e precisar alterar, poderá fazer a desvinculação em lote e excluir o vinculo, o processo é parecido com a vinculação em lote, só que deve clicar no botão “Desvinculação em Lote” e abrirá uma tela:

– Nessa tela poderá desvincular a Origem e Aplicação de Recursos em uma ou todas as lojas, e selecionar as contas contábeis que deseja desvincular.

– Após realizar a desvinculação em lote, o processo será feito de forma assíncrona e com isso, quando o ERP finalizar a desvinculação será encaminhado um e-mail de finalização do processo.

3-) Após manutenção realizada por lote, poderá visualizar a Origem e Aplicação de Recursos quando realizar o SPED ECF, no qual, os dados ficam no Registro X390.

Leave a Reply