3687 – Alterar Mapeamento Contábil Operações Sem Controle de Estoque
3685 – Consultar Mapeamento Contábil Operações Sem Controle de Estoque
3686 – Incluir Mapeamento Contábil Operações Sem Controle de Estoque
Através desta funcionalidade o cliente bluesoft poderá criar e configurar mapeamentos contábeis para serem usados em operações no recebimento de mercadorias em notas fiscais de despesa com consumo, nota de bem sem controle patrimonial, e também em lançamento manual de Demais Documentos.
Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:
1) Acesse o caminho da funcionalidade para acessar a tela de cadastro:

2) Para incluir um novo mapeamento clique em “Cadastrar”

3) Ao clicar em cadastrar será necessário selecionar o campo abaixo:
Tipo de Operação: Patrimônio ou Consumo ou Demais Documentos

Caso o tipo de operação escolhida seja Patrimônio, o cliente poderá vincular a Conta Contábil que será utilizada na contabilização da operação:

Caso o tipo de operação escolhida seja de Consumo, o cliente poderá vincular as Contas Contábeis redutoras de PIS e COFINS e uma Matriz de Rateio, ao Mapeamento Contábil, então os Centros de Resultados serão utilizados na contabilização da operação:

Caso o tipo de operação escolhida seja de Demais Documentos, o cliente poderá vincular as Contas Contábeis para a Operação, PIS e COFINS e também adicionar os históricos, que serão utilizados na contabilização da operação. Para o histórico, poderá também adicionar Variáveis que são informadas diretamente no lançamento de Demais Documentos, sendo elas:
Variáveis de substituição para histórico:
- {numero_lancamento}: Número gerado do lançamento
- {remetente}: Nome do remetente selecionado
- {natureza}: Descrição da natureza selecionada
- {data_operacao}: Data da operação
- {descricao}: Texto livre digitado no campo descrição da tela de lançamento

Ao salvar um Mapeamento Contábil é possível visualizá-lo na tela inicial de cadastro:

4) Após criado o mapeamento poderá ser inativado e ativado novamente:


Poderá consultar as ocorrências:

E poderá editar as informações inseridas no Mapeamento:

