Caminho da Funcionalidade no Sistema: Contábil > Cadastros > Matriz de Rateio de Centro de Resultado
Permissões de Usuário: 3553 – Alterar Matriz de Rateio de Centro de Resultado; 3555 – Consultar Matriz de Rateio de Centro de Resultado; 3552 – Criar Matriz de Rateio de Centro de Resultado; 3554 – Inativar Matriz de Rateio de Centro de Resultado;

A Matriz de Rateio de Centro de Resultado é uma forma de configurar como o ERP deve fazer o rateio de um determinado Centro de Resultado, onde poderá ser configurado vários centros e os percentuais de rateio.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

1-) Ao acessar a tela, será possível buscar as matrizes cadastradas através dos filtros:

  • Código
  • Descrição
  • Status

2-) Ao buscar as matrizes de rateio cadastradas , na grid é apresentado as colunas:

  • Código
  • Descrição
  • Tipo da Matriz: Produto, Funcionário e Planejamento Orçamentário
  • Ativo
  • Ações: Editar, Inativar/Ativar e Ocorrências.

3-) Ao acessar a tela, também é possível cadastrar uma nova Matriz de Rateio, clicando no botão “Cadastrar”.

Ao clicar em cadastrar será necessário preencher os campos obrigatórios que serão:

  • Código: incluir código da matriz
  • Descrição: incluir descrição da matriz
  • Tipo de Matriz: Funcionário, Despesa com Consumo, Planejamento Orçamentário ou Produto. Importante: Caso escolha a opção Produto no momento, temos liberado os processos Baixa da Venda, Devolução Cupom Fiscal e Nota fiscal de devolução Venda por ECF que são relacionados à Matriz Produto, com isso, caso o usuário configure a Matriz de Rateio no cadastro do Subproduto e o usuário realize outros processos que estão relacionados ao “Produto” mas não foram liberados, o Rateio da Matriz não será realizado corretamente, ocasionando problemas de rateios do centro de resultado e o mesmo deverá alterar os centros de resultados nas manutenções. O melhor, é que o usuário realize as vinculações após todos os processos estarem liberados.
  • Adicionar Centro de Custo: Terá que adicionando centro de resultado e preencher o campo Porcentagem até chegar aos 100%.

Tipo de Matriz: Funcionário

Tipo de Matriz: Produto

Neste tipo de matriz é possível cadastrar o rateio para o centro de custo gerencial também, então nesta tela o cliente Bluesoft terá a opção de clonar os centros de custos contábeis definidos para a aba de centro de custo gerencial:

Na aba de centro de custo gerencial, será necessário definir em quais processos contábeis serão gerados o rateio:

OBS: Por enquanto os processos contábeis disponíveis são:

  • TRANSFERENCIA INTERNA MERCADORIAS
  • COMPRAS DE MERCADORIAS
  • COMPRAS ENTRE LOJAS ENTRADA
  • TRANSFERENCIA MERCADORIAS ENTRADA
  • INVENTARIO CONTABIL

No centro de custo Gerencial é possível definir lojas diferente para o rateio:

Após definir todos os centros de custos, ele precisam somar 100% para que a matriz possa ser salva.

Tipo de Matriz: Planejamento Orçamentário

Este tipo de Matriz foi desenvolvido especificamente para o preenchimento de centro de custo na tela do “Planejamento Orçamentário” logo, nesta matriz não será obrigatório o preenchimento dos percentuais e não será possível definir centro de custo gerencial:

Tipo de Matriz: Despesa com Consumo

Este tipo de Matriz foi desenvolvido especificamente para o preenchimento de centro de custo na tela de recebimento da Nota Fiscal de Despesa com Consumo e é possível cadastrar o rateio para o centro de custo gerencial também, então nesta tela o cliente Bluesoft terá a opção de clonar os centros de custos contábeis definidos para a aba de centro de custo gerencial:

Caso, realize a clonagem dos centro de resultado, ao acessar a aba “Centro Gerencial”, os dados estarão copiados e o usuário deverá só incluir a loja que o centro gerencial fará, conforme segue:

Qualquer dúvida, por gentileza entrar em contato com a nossa equipe de suporte!

Leave a Reply