Contábil > Mapeamentos Contábeis > Opção Contábeis > SPED Contábil e SPED ECF

Permissões de Usuário: MB__info
1728 – Alterar Mapeamento Contábil
1174 – Consultar Mapeamento Contábil

O plano de contas referencial da RFB (Receita Federal do Brasil) tem por finalidade estabelecer uma relação (DE-PARA) entre as contas analíticas do plano de contas da empresa e um padrão.

As empresas, em geral, devem usar plano referencial divulgado pela RFB no Ato Declaratório Cofis nº 20/09 e alterações posteriores.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

É possível fazer o mapeamento do plano de contas referencial para o SPED Contábil na Central de Mapeamentos Contábeis do ERP.

1) Acessando o menu de mapeamento poderá visualizar a tela abaixo:

Captura de Tela 2015-07-03 às 15.59.07

– Na aba Até 2013, deverão estar mapeadas as contas contábeis do seu plano de contas para geração do SPED Contábil nos layouts 1 e 2.

– Ja na aba À partir de 2014, deverão estar mapeadas as contas contábeis do seu plano de contas para geração do SPED Contábil no layout 3.

Serão apresentados dois planos de contas: do SPED Contábil e do ERP respectivamente.

2) Ao selecionar uma conta analítica do SPED Contábil, ela será destacada e as contas do ERP vinculadas a ela serão marcadas.

Para vincular ou desvincular uma conta contábil do ERP com a conta contábil do SPED selecionada, basta marcar ou desmarca-lá, como o exemplo abaixo:

Captura de Tela 2015-07-03 às 16.07.10

3) Respeitando a validação do Sped ECD, ao tentar vincular contas contábeis com naturezas diferentes nos planos  “A partir de 2014 e Imune” a ação será bloqueada:

Ou seja, só será possível vincular contas de ativos (iniciadas com 1)  e passivos (iniciadas com 2) em contas de natureza iguais a elas. Para as contas de resultado iniciadas no códigos 3, 4, 5 e 6 do plano de contas referencial “A partir de 2014  será possível vincula-las nas contas iniciadas com 3 e para o plano de contas referencial “Imune” será possível vincular nas contas iniciadas com 4′

4) Caso uma conta contábil tenha sido inativada pela RFB, não será possível vincular contas contábeis do ERP a ela, e a destacaremos em vermelho.

Captura de Tela 2015-07-03 às 16.11.31

5) Novidade: Para empresas enquadradas no regime Imune/ Isento a receita federal dispõe de uma plano de contas específico, conhecido como :U100A – Plano de Contas Referencial – Contas Patrimoniais – Imunes e Isentas – PJ em Geral e no ERP será possível realizar a referenciação de seu plano de contas para este plano da receita para posterior geração dos arquivos SPED ECD e SPED ECF, para isso o usuário deve acessar a tela dos mapeamentos contábeis, aba: Imune:

Ou poderá referenciar através do próprio plano de contas:

6) Na geração desses obrigações avisaremos o usuário que existem contas contábeis não mapeadas no Plano de Contas Referencial

Captura de Tela 2015-07-03 às 16.15.05

Este mapeamento é essencial, pois será utilizado na geração das obrigações SPED Contábil e ECF, pelo contrário os registros serão criticados pelo PVA.

Leave a Reply