Contábil > Mapeamentos Contábeis > Opção Contábeis > SPED Contábil e SPED ECF

Permissões de Usuário: MB__info
1728 – Alterar Mapeamento Contábil
1174 – Consultar Mapeamento Contábil

O plano de contas referencial da RFB (Receita Federal do Brasil) tem por finalidade estabelecer uma relação (DE-PARA) entre as contas analíticas do plano de contas da empresa e um padrão.

As empresas, em geral, devem usar plano referencial divulgado pela RFB no Ato Declaratório Cofis nº 20/09 e alterações posteriores.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

É possível fazer o mapeamento do plano de contas referencial para o SPED Contábil na Central de Mapeamentos Contábeis do ERP.

Acessando o menu de mapeamento poderá visualizar a tela abaixo:

Captura de Tela 2015-07-03 às 15.59.07

– Na aba Até 2013, deverão estar mapeadas as contas contábeis do seu plano de contas para geração do SPED Contábil nos layouts 1 e 2.

– Ja na aba À partir de 2014, deverão estar mapeadas as contas contábeis do seu plano de contas para geração do SPED Contábil no layout 3.

Serão apresentados dois planos de contas: do SPED Contábil e do ERP respectivamente.

Ao selecionar uma conta analítica do SPED Contábil, ela será destacada e as contas do ERP vinculadas a ela serão marcadas.

Para vincular ou desvincular uma conta contábil do ERP com a conta contábil do SPED selecionada, basta marcar ou desmarca-lá, como o exemplo abaixo:

Captura de Tela 2015-07-03 às 16.07.10

Caso uma conta contábil tenha sido inativada pela RFB, não será possível vincular contas contábeis do ERP a ela, e a destacaremos em vermelho.

Captura de Tela 2015-07-03 às 16.11.31

 

Novidade: Para empresas enquadradas no regime Imune/ Isento a receita federal dispõe de uma plano de contas específico, conhecido como :U100A – Plano de Contas Referencial – Contas Patrimoniais – Imunes e Isentas – PJ em Geral e no ERP será possível realizar a referenciação de seu plano de contas para este plano da receita para posterior geração dos arquivos SPED ECD e SPED ECF, para isso o usuário deve acessar a tela dos mapeamentos contábeis, aba: Imune:

Ou poderá referenciar através do próprio plano de contas:

Na geração desses obrigações avisaremos o usuário que existem contas contábeis não mapeadas no Plano de Contas Referencial

Captura de Tela 2015-07-03 às 16.15.05

Este mapeamento é essencial, pois será utilizado na geração das obrigações SPED Contábil e ECF, pelo contrário os registros serão criticados pelo PVA.

Leave a Reply