Contábil > Gestão de Competências
Através desta funcionalidade será possível inserir os saldos contábeis iniciais a partir de uma competência a partir dos dados do último Balanço Patrimonial, que acontece no final de cada exercício (Exercício é o período de tempo escolhido para se fazer a Demonstração de Resultados da Empresa).
O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que evidencia, resumidamente, o patrimônio da empresa, quantitativa e qualitativamente.
As contas exibidas para inserção dos saldos são as contas do plano de contas do sistema.
Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:
1 – Deve-se selecionar a opção abaixo na tela de Gestão de Competências:
– Visualizar Saldos Iniciais a partir de uma competência
2 – Na primeira vez que for lançado o saldo inicial, deverá informar qual a competência inicial para criar as tabelas e trazer o plano de contas com os saldos zerados para preenchimento:
3 – Por exemplo, a referência do saldo inicial é Janeiro/2015. O usuário deverá informar os valores de saldos finais de Dezembro na competência de Janeiro, para que quando entrar neste mês o saldo anterior seja exatamente igual aos valores informados.
Ex: Saldo de Janeiro sem informar saldo inicial:
4 – Inserir o saldo da conta para a competência de Janeiro/2015:
5 – Após todo o preenchimento dos Saldos Iniciais, poderá consultar os demonstrativos com os saldos iniciais:
6 – Também será possível incluir os saldos das contas contábeis por participante;
– Poderá inserir diretamente na conta contábil por participante:
– Poderá importar os saldos iniciais por participantes, ao invés de digitá-los:
O arquivo a ser importado deve conter o CPF/CNPJ do participante.
O número da conta contábil e o valor do saldo inicial, separados por ; ( ponto e virgula ), conforme exemplo abaixo:
28008775882;1.01.001.0003.00001;250,0
8 – Após o preenchimento de todos os saldos das contas do Ativo e Passivo será possível encerrar o saldo contábil de uma loja se a Equação Patrimonial estiver equilibrada.
Realizado os passos acima o cliente terá controle dos saldos iniciais a partir de uma competência no sistema ERP.
– Ao encerrar o saldo contábil da loja, só serão calculados os saldos dos participantes que tiverem saldo contábil inicial. Sendo assim, os participantes de competências anteriores que não possuem saldo inicial serão desconsiderados.
– No entanto, os saldos iniciais das contas só serão considerados nos relatórios quando o saldo contábil inicial da loja em questão for encerrado.
– Todas as alterações são salvas automaticamente, desta forma, o usuário não perderá as informações caso termine a sua sessão ou poderá ainda digitar os saldos em várias etapas.
– Por questões de performance ao encerrar o saldo contábil de uma loja, o sistema irá refazer o cálculo das contas assincronamente, por isso, será necessário aguardar alguns minutos para consultar o Balancete de Verificação.