Caminho da funcionalidade no sistema:

Contábil > Cadastros > Termos de Abertura e Encerramento

Permissões de usuário:

3474 – Cadastrar termos de abertura e encerramento dos livros contábeis

3475 – Editar termos de abertura e encerramento dos livros contábeis

3476 – Consultar termos de abertura e encerramento dos livros contábeis

3477 – Excluir termos de abertura e encerramento dos livros contábeis

Através deste módulo será possível cadastrar termos de abertura e encerramento que serão impressos nos seguintes demonstrativos contábeis:

  • Balanço Patrimonial
  • Demonstrativo do Resultado do Exercício

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Contábil > Cadastros > Termos de Abertura e Encerramento


2) Devemos clicar em INCLUIR para iniciar um novo cadastro


3) Devemos informar a descrição desse termo, e em qual tipo de livro o mesmo será impresso. Atualmente as opções são Balanço Patrimonial e DRE


4) Podemos informar nas abas Abertura e Encerramento o texto que será impresso no livros. O texto informado pelo usuário é livre (limitado a 2000 caracteres). O usuário também pode utilizar variáveis que serão substituídas no momento da impressão


5) Após informar o texto deseja nas abas Abertura / Encerramento, devemos clicar em SALVAR


6) Clicando em BUSCAR é possível consultar o termo recém cadastrado


7) Se o usuário possuir a permissão 3475 – Editar termos de abertura e encerramento dos livros contábeis será possível editar o termo cadastrado


8) Se o usuário possuir a permissão 3477 – Excluir termos de abertura e encerramento dos livros contábeis será possível excluir o termo cadastrado


9) Os termos cadastrados e ativos, serão listados nos determinados Tipos de Livro selecionado

Leave a Reply