Caminho da Funcionalidade no Sistema:

CRM > Cadastros > Clientes

Permissões de Usuário:

2945 – Consultar Histórico de Compra do Cliente

3127 – Alteração de Cadastro da Análise de Crédito – Visualizar

3128 – Alteração de Cadastro da Análise de Crédito – Editar

3221 – Gerar duplicata de cobrança para pagamento da divida do cliente

Através da opção EXIBIR TODAS AS PENDÊNCIAS existente na aba Análise de Crédito do cadastro cliente, será possível listar todos os movimentos em aberto para um cliente, e gerar uma nova duplicata para quitação da dívida.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu CRM > Cadastros > Clientes e buscar o cliente desejado

2) Acessar a edição do mesmo e acessar as abas Cliente > Análise de Crédito

3) Ao clicar em EXIBIR TODAS AS PENDÊNCIAS podemos filtrar os movimentos em aberto vinculados ao cliente

4) Após selecionar os movimentos desejados, podemos clicar em CALCULAR VALOR LÍQUIDO, para que o ERP calcule os descontos e acréscimos das duplicatas selecionadas

5) Após validadas as informações, devemos clicar em PROSSEGUIR COM A GERAÇÃO DA DUPLICATA DE COBRANÇA

6) Agora devemos preencher os parâmetros para criação da nova duplicata

Em Forma de Pagamento, só será possível selecionar as opções Cartão, Cheque e Dinheiro

Os campos Conta contábil DPL e Conta contábil destino serão preenchidos automaticamente se configurados nos parâmetros do módulo financeiro:

7) Após preencher todos os dados, devemos clicar em GERAR DUPLICATA e SIM

8) Ao fim da geração da duplicata, será possível acessar a duplicata, clicando no link em seu número ou realizar a QUITAÇÃO RÁPIDA da mesma

Quitação da Duplicata

O tipo de duplicata gerado nessa operação Cobrança da divida do cliente permitirá a quitação utilizando uma conta caixa cadastrada se desejado

Nesse tipo de duplicata, só será permitido selecionar as formas de recebimento Dinheiro, Cheques a Receber ou Cartão de Crédito

Se selecionado a forma de recebimento Dinheiro, ao quitar o valor será adicionado ao saldo da conta caixa se selecionada

É possível quitar o borderô utilizando múltiplas formas de recebimento, no entanto somente a o pagamento em Dinheiro, atualizará o saldo da conta caixa se selecionada

Se for selecionada SOMENTE a forma de recebimento Cheque, será possível incluir uma valor maior que a duplicata, para que seja dado troco ao cliente. Para realizar essa operação é necessário possuir saldo na conta caixa

Leave a Reply