Caminho da Funcionalidade no Sistema:

CRM > Convênios > Funcionários com Outras Empresas

Permissões de Usuário: MB__info

1751 – Baixar movimentos financeiros de convênio

1749 – Consultar convênio de funcionários com outras empresas

1748 – Consultar convênio de venda a cliente

1752 – Consultar estorno de baixas de convênio

1753 – Estornar baixas de convênio

1750 – Incluir movimento financeiro de convênio manual

O módulo de Convênio para Funcionários com Outras Empresas, tem como finalidade gerenciar a conta financeira dos funcionários (sem a necessidade de se criar contratos financeiros) permitindo o desconto de compras de mercadorias em outros estabelecimentos (ex: farmácias conveniadas) e utilização de serviços (ex: plano de saúde, academia, etc.) na folha de pagamento através do módulo de gestão de folha de pagamentos.

A empresa conveniada à rede, deverá estar cadastra. Para mais detalhes leia o tópico tipos de pessoa: convênio.

 

Para utilizar essa ferramenta pela primeira vez, devemos seguir os seguintes passos:

  1. Acesse: CRM > Convênios > Funcionários com Outras Empresas;
  2. Loja: Selecione a Loja desejada;
  3. Correntista: Selecione o Correntista;
  4. Período de Lançamento: Selecione o período desejado para consulta;
  5. Visão: Selecione a visão “Extrato“;
  6. Buscar: Após preencher as informações desejadas, clique em  .
Conforme o exemplo, por se tratar de uma primeira configuração, será necessário cadastrar uma conta financeira, informando o valor inicial dessa conta financeira.

Feita a inclusão, serão exibidas as seguintes informações:

  • Data de Referência: Data de inclusão do lançamento.
  • Participante Funcionário participante do convênio.
  • Valor: Valor utilizado.

Será possível realizar a inclusão de lançamentos através de duas maneiras. De maneira manual, no qual o usuário informa a data de referência, o participante e o valor ou de maneira ou automaticamente através da importação de um arquivo no formato de XLSX (Excel).

Para saber como incluir um lançamento de maneira manual, siga os seguintes passos:

  1. Acesse: CRM > Convênios > Funcionários com Outras Empresas;
  2. Loja: Selecione a Loja desejada;
  3. Correntista: Selecione o Correntista;
  4. Período de Lançamento: Selecione o período desejado para consulta;
  5. Visão: Selecione a visão “Extrato“;
  6. Buscar: Após preencher as informações desejadas, clique em  ;
  7. Data de Referência: Após o sistema carregar as informações, selecione a referente ao lançamento do valor utilizado;
  8. Participante: Digite o nome do participante desejado;
  9. Valor: Informe o valor utilizado pelo participante;
  10. Salvar Movimento: Após incluir as informações, clique em .

Após a inclusão será possível estornar o lançamento através do botão de Estornar Movimentos“. Porém caso a baixa ja tenha ocorrido, será necessário estornar a baixa para então estornar o movimento.

Para saber como incluir um arquivo de importação, siga os seguintes passos:

  1. Acesse: CRM > Convênios > Funcionários com Outras Empresas;
  2. Loja: Selecione a Loja desejada;
  3. Correntista: Selecione o Correntista;
  4. Período de Lançamento: Selecione o período desejado para consulta;
  5. Visão: Selecione a visão “Extrato“;
  6. Buscar: Após preencher as informações desejadas, clique em  ;
  7. Escolher Arquivo: Clique em , para selecionar o arquivo no formato XLSX (Excel) com os dados da importação;
  8. Importar Movimentos: Após selecionar o arquivo desejado, clique em .

Será possível baixar o layout do arquivo para importação, através do botão de botão de  . Feito isso basta inserir o numero do CPF, Valor e Data dos movimentos, conforme exemplo do arquivo

Após importar ou inserir os movimentos desejados, será possível realizar a baixa dos movimentos ou realizar o estorno em lote dos movimentos.

Para realizar a baixa dos movimentos, siga os seguintes passos:

  1. Acesse: CRM > Convênios > Funcionários com Outras Empresas;
  2. Loja: Selecione a Loja desejada;
  3. Correntista: Selecione o Correntista;
  4. Período de Lançamento: Selecione o período desejado para consulta;
  5. Visão: Selecione a visão “Extrato“;
  6. Buscar: Após preencher as informações desejadas, clique em  ;
  7. Baixar Movimentos: Selecione os movimentos desejados para realizar a baixa e clique em .

Após clicar para “Baixar Movimentos” será apresentada um tela para realizar a baixa dos movimentos, com as seguintes informações:

  1. Competência da Duplicata: Selecione a competência da duplicata;
  2. Data de Vencimento da Duplicata: Selecione a data de vencimento da duplicata;
  3. Forma de Pagamento: Selecione a forma de pagamento;
  4. Confirmar: Após preencher todas as informações, clique em 

Ao confirmar a baixa será gerada uma duplicata a pagar, com o valor dos movimentos selecionados.

Ao realizar a baixa será possível estornar a baixa através do botão de  e confirma a operação de estorno.

Para estornar em lote, siga os seguintes passos:

  1. Acesse: CRM > Convênios > Funcionários com Outras Empresas;
  2. Loja: Selecione a Loja desejada;
  3. Correntista: Selecione o Correntista;
  4. Período de Lançamento: Selecione o período desejado para consulta;
  5. Visão: Selecione a visão desejada;
  6. Buscar: Após preencher as informações desejadas, clique em  ;
  7. Baixar Movimentos: Selecione os movimentos desejados para realizar a baixa e clique em.

Também será possível, realizar consulta através das visões de “Consolidado por participante” ou “Consolidado por correntista”:

  1. Acesse: CRM > Convênios > Funcionários com Outras Empresas;
  2. Loja: Selecione a Loja desejada;
  3. Correntista: Selecione o Correntista;
  4. Período de Lançamento: Selecione o período desejado para consulta;
  5. Visão: Selecione a visão “Consolidado por participante“;
  6. Buscar: Após preencher as informações desejadas, clique em  .

Será exibido os valores totais de cada participante.

Acesse: CRM > Convênios > Funcionários com Outras Empresas;
Loja: Selecione a Loja desejada;
Correntista: Selecione o Correntista;
Período de Lançamento: Selecione o período desejado para consulta;
Visão: Selecione a visão “Consolidado por correntista“;
Buscar: Após preencher as informações desejadas, clique em  .

Apos realizar a consulta serão apresentados as seguintes informações:

  • Valor de Compras: Valor total de compras.
  • Valores Pagos: Valor total pago.
  • Saldo do Período: Saldo do período.
  • Saldo da Conta Financeira (Atual): Saldo da Conta Financeira (Atual).

Após confirmado, será efetuada a baixa dos débitos dos participantes, e será gerado um movimento de baixa com os números das duplicatas de pagamento do estabelecimento conveniado e cobrança dos funcionários:

Importante: Depois da quitação das duplicatas, o usuário não poderá mais estornar o movimento.

Na Folha de Pagamento as duplicatas de cobrança que foram geradas e foram criadas com o tipo de duplicata: Convênio de Funcionário com outras empresas.

convenio

No evento da folha de pagamentos, foi adicionado o subtipo do evento: convênio de Funcionário com outras empresas, para que ao importar os dados da folha de pagamento e com um evento desse tipo, seja possível associar as duplicatas de cobrança do funcionário na folha para que seja realizado o desconto.

Contabilização dos Lançamentos


 

Foi criado um novo mapa contábil no Ativo, chamado convênios para funcionários a receber.

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Criado outro mapa contábil no passivo, chamado convênios para funcionários a pagar.

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Ao fazer o lançamento manual o sistema já ira contabilizar conforme imagem abaixo:

ContabilizacaodaInclusao

Contabilização do borderô de pagamento para a empresa:

QuitacaoBorderoApagar
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