Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Compras > Configurações > Parâmetros do módulo de Compras

Permissões de Usuário: MB__info

1345 – Parâmetro Comercial

 

Através dos parâmetros do módulo de compras é possível configurar a funcionalidade de apuração automática de acordos de produto.

Habilitando este parâmetro, ao fim do acordo de produto comum (não vinculado a pedido de compra), serão geradas duplicatas de cobrança no valor correspondente a todos os lançamentos registrados na conta comercial do fornecedor que estejam vinculados ao acordo de produto finalizado.

Será gerada uma duplicata com competência e contabilização de acordo com a data do fim do acordo. As duplicatas geradas serão uma para cada setor de compra representado nos lançamentos registrados.

Frisando que, lançamentos atrasados, que por acaso ocorram depois da emissão da duplicata de cobrança, como por exemplo baixa de venda atrasada ou recebimento de mercadoria com data retroativa, serão salvos normalmente na conta comercial do fornecedor, mas o serviço de gerar duplicata de cobrança não se repetirá pois, uma vez apurado, o acordo não será mais apurado novamente (exceto que a apuração seja estornada pelo cancelamento da duplicata).

Caso seja do interesse gerar duplicatas de cobrança referente estes lançamentos atrasados, elas deverão ser geradas manualmente com a opção de Transferência da conta comercial do fornecedor ou nosso cliente poderá estornar a apuração do acordo, cancelando a duplicata, pois assim o acordo será apurado novamente no dia seguinte e estes lançados serão apurados.

No caso de recebimento de pedido de compra com vínculo com acordos de produto SELL-IN, a duplicata será gerada automaticamente, logo após o recebimento da mercadoria.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o módulo Compras > Configurações > Parâmetros do módulo de Compras

 


2) Devemos acessar a aba Acordos de Produto:

 


3) Agora devemos habilitar a opção Realizar apuração de acordos de produto (SELL-IN/SELL-OUT) para geração de duplicatas de cobrança, informar qual será a data de vencimento da duplicata gerada além do modelo de acordo comercial:

 


4) Após o preenchimento devemos clicar em SALVAR


Apuração de acordos na prática

Para ficar mais claro como funcionará a apuração dos acordos, vamos a um exemplo prático.

1) Vamos criar um acordo com os seguintes dados:

  • Período de vigência: 01/10/2018 à 31/10/2018
  • Tipo do Acordo: SELL-IN
  • Fornecedor: ABC BLUESOFT
  • Produto: EXEMPLO APURAÇÃO AUTOMÁTICA
  • Valor: R$ 1,05 por unidade

 


2) Após o recebimento de algumas notas fiscais dentro do período de vigência do acordo, podemos ver os lançamentos do tipo SELL-IN na conta comercial do fornecedor:

 


3) Ao fim da vigência do acordo acima mencionado serão geradas duplicatas de cobrança no valor correspondente a todos os lançamentos registrados na conta comercial do fornecedor que estejam vinculados ao acordo de produto finalizado:

 


4) Além disso os movimentos gerados pelo acordo ficaram com o status APURADO:

 


Acordos SELL-IN vinculado ao pedido de compra

Em acordos SELL-IN gerados a partir do pedido de compra, apuração será realizada assim que a nota fiscal for confirmada:

 


 


Observações

  • O exemplo acima foi de um acordo do tipo SELL-IN, mas a mesma regra vale para acordos do tipo SELL-OUT.
  • O serviço de apuração de acordos rodará todos os dias as 06AM

 

Em caso de dúvidas, deixe um comentário ou entre em contato com nossa equipe de suporte.

Disponível a partir da versão r215.01

Leave a Reply