Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Cosmos > Cadastro de Produtos Usando o Cosmos

Permissões de Usuário:

2232 – Cadastro de Produtos usando o Cosmos

2588 – Consultar Produtos do Cosmos via Portal do Fornecedor

Pela tela de Cadastro de Produto Usando o Cosmos é possível consultar os produtos no catálogo do Cosmos e utilizar as informações disponíveis, para cadastrar um novo produto no ERP. Além de cadastrar um produto usando o Cosmos, é possível usar um produto ‘referência’ para criar um novo produto, clonando as informações que não vieram do Cosmos.

O Cosmos disponibiliza as seguintes informações de cadastro de produtos:

  • Descrição;
  • Foto;
  • Embalagem;
  • Comprimento;
  • Largura;
  • Altura;
  • Peso Bruto;
  • Peso Líquido;
  • Preço Médio;
  • CST;
  • PIS Entrada;
  • COFINS Entrada;
  • CST;
  • PIS Saída;
  • COFINS Saída;

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1. Acesse o menu do Cosmos > Cadastro de Produtos Usando o Cosmos

Na tela existem alguns campos para facilitar a busca de produtos para realizar o Cadastro, sendo eles:

2. CNPJ do Fornecedor: para que possa cadastrar os produtos de determinado fornecedor, caso aquele fornecedor esteja cadastrado no Cosmos traremos para você todos os produtos que o fornecedor cadastrou no Cosmos;

3. GPC: é possível também filtrar os produtos informando o código do GPC – Classificação Global de Produtos;

4. Categoria dos Cosmos: as categorias do Cosmos servem para padronizar os produtos de varejo de forma que fique fácil a classificação de produtos, com isso, digite uma das categorias do Cosmos, para filtrar os produtos;

5. NCM: é possível filtrar os produtos pelo código da NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul;

5.1 Ao clicar na lupa, é possível fazer a busca do NCM pelo número ou pela descrição, após preenchido, clique em buscar e selecione o NCM desejado, caso não seja aquele NCM, basta clicar no botão de cancelar;

6. GTIN: Para que você possa buscar o produto que deseja cadastrar pelo GTIN, com isso, digite o GTIN do produto que deseja consultar no Cosmos para cadastro;

Após o preenchimento de um ou mais filtros clique em  e serão exibidos os resultados em lista. Os produtos serão listados com uma opção para cadastrar, clicando nesta opção, você será direcionado para a tela de cadastro do produto, onde poderá rever as informações daquele produto e completar o seu cadastro.

Ao lado do GTIN do produto que é a primeira coluna são exibidas as colunas de:

1. Descrição: Descrição do produto. Há um campo que é possível buscar dos produtos listados o que deseja pela descrição.

2. Status: Serve para que você identifique os produtos que já foram cadastrados ou não no ERP. Como no exemplo abaixo:

3. Última atualização em: mostra a data da última atualização daquele produto feita pelo fornecedor se houver, no exemplo abaixo, a coluna não mostra a data, pois não houveram alterações;

3.1 Quando há alterações, aparecerá como no exemplo abaixo:

4. Ações: após os produtos listados, na coluna de ações, você poderá clicar em cadastrar e o produto será cadastrado para você, caso em situações que o produto já esteja cadastrado, na coluna de ações aparecerá descadastrar, podendo clicar e descadastrar aquele produto.

4.1 Clicando em cadastrar abrirá um pop-up, onde as informações do produto que o fornecedor preencheu no Cosmos, como: descrição, ncm, peso estarão preenchidas com base no cadastro do Cosmos, as demais informações pode-se preencher pop-up de Cadastro de Produtos.

Após terminar os preenchimentos do cadastro de produtos pelo pop-up, clique no botão de salvar.

5. Cadastrar e Clonar: serve para que você consiga cadastrar um produto no ERP usando um produto como referência e o Cosmos para obter informações;

Após clicar, abrirá um modal, para que você possa escolher se continua a ação de cadastrar e clonar, se sim, você pode clicar na lupa, se não, basta clicar no botão de CANCELAR.

Caso clique na lupa, você será direcionado(a) para um novo modal:

Você pode escolher qual o produto deseja ter como clone, para isso você pode preencher os filtros:

1. Produto: Serve para que você possa escolher como deseja buscar o produto que será usado de clone. Você pode escolher os seguintes itens para encontrar o produto:

2. Status: Serve para que você filtre o produto que deseja, pelo status dele dentro do sistema, podendo filtrar todos, ativo ou inativos:

Após o preenchimento, você pode clicar em buscar, para que sejam carregados os produtos conforme suas informações em uma tabela:

  1. A primeira coluna  serve para que você clique no produto que deseja usar para clonar. Você pode selecionar apenas um produto;
  2. Código: Serve para que você identifique a localização interna dele no ERP;
  3. NCM: A Nomenclatura Comum do Mercosul serve para que você possa identificar a natureza comum daquele produto;
  4. Descrição: Serve para que você saiba qual é o produto. Você pode clicar na descrição dele e ser direcionado(a) para a Central do Produto e ver todas as suas especificações.

 

 

Após escolher o produto, você pode clicar no botão de ESCOLHER PRODUTOS, com isso você será direcionado para a tela de confirmação do produto:

Se o produto estiver correto, você pode clicar em Cadastrar, desta forma, as informações daquele produto serão clonadas no novo produto cadastrado via Cosmos. Ao clicar em CADASTRAR o pop-up do Cadastro do produto irá abrir e você conseguirá ver todas as informações clonadas e clicar em: SALVAR. 

 

Caso tenham produtos cadastrados no sistema que sejam similares, aparecerão sugestões dos produtos, para que você possa utilizar como produto de referência, como no exemplo abaixo, ao clicar no produto escolhido, você pode clicar no botão Cadastrar e o fluxo final será como o do anterior:

As informações clonadas são todas referentes ao produto. É criada uma cópia de todas as informações que não foram tragas do Cosmos do produto referência para o novo produto cadastrado vindo do Cosmos.


Cadastrar e Clonar Caixas de produtos

Caso o produto referência contenha caixas cadastradas, você pode clonar as informações das caixas, da seguinte forma:

1. É exibida uma Sugestão de caixas, com todas as caixas cadastradas no produto referência. Para selecionar a(s) caixa(s) que deseja clonar, clicar em:  e depois clicar no botão de e o número interno da caixa(s) é (são) exibido(s) na tela ao lado do botão Usar Sugestão. Feito isso, você pode clicar em no botão:  e as informações do produto e da(s) caixa(s) serão clonadas.

2. As informações clonadas de caixa aparecerão na aba de Compras na tela de edição do produto dentro do ERP:

Leave a Reply