Compras > Pedidos de Compra > Agendamento do Recebimento de Mercadorias
O objetivo da tela de Agendamento do Recebimento de Mercadorias é facilitar o controle de entregas de pedidos de compras no Bluesoft ERP.
Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:
1) Ao consultar um pedido fechado, é possível realizar o agendamento de entregas ao clicar em 
 .

Observação: Quando o pedido está em aberto o campo Entrega agendada ficará habilitado, porém é meramente ilustrativo. Para realizar o agendamento siga os passos baixo.

2) É aberto a janela de agenda de pedido de entrega.
3) É possível acessar a mesma página através do menu: Compras > Pedidos de Compra > Agendamento do Recebimento de Mercadorias.
Utilize os filtros abaixo de acordo com sua necessidade para realizar a busca dos pedidos de compras.

Campos:
- Agendar por: Através desta opção é possível organizar o agendamento do recebimento de mercadorias por Pedido ou por Nota Fiscal.
 - N° do pedido: Permite listar um pedido específico informando seu número.
 - Loja: Permite listar todos os pedidos referentes a loja informada.
 - Fornecedor: Permite listar todos os pedidos referentes ao fornecedor informado.
 - Data: Permite a seleção do tipo de data, sendo: Emissão, Entrega e Agendada.
 - Status do Agendamento: Permite a seleção do status do agendamento, sendo: Todos, Agendados e Não agendados.
 - Notas Fiscais: Permite listar todos os pedidos referentes a uma ou mais notas fiscais.
 - Transportadora: Permite listar todos os pedidos referentes a transportadora informada.
 
4) Com os pedidos filtrados clique sobre o ícone Agendar entrega 
.
Agendamento por Pedidos:

Agendamento por Notas Fiscais:

Ao realizar o agendamento por nota fiscal, existe uma regra sobre a data de vencimento e prorrogação:
Quando no contrato de fornecimento a referência de prazo for “Data de faturamento do fornecedor”:
- Se a nota fiscal possuir arquivo XML e tiver as tags de fatura, será demonstrado:
- Data de Vencimento do XML = Tag dVenc do XML.
 - Data de Prorrogação = Data de Vencimento do Bluesoft ERP + Diferença de Dias entre Data de Emissão e Agendamento.
 
 - Se a nota fiscal não possuir arquivo XML ou não tiver as tags de fatura, será demonstrado:
- Data de Vencimento do Bluesoft ERP = Resultado do Cálculo Data de Emissão da Nota Fiscal + Prazo de Pagamento do Contrato de Fornecimento.
 - Se a Nota Fiscal possuir pedidos associados, onde o prazo de pagamento do contrato de fornecimento são diferentes, será utilizada a menor data de vencimento.
 - Data de Prorrogação = Data de Vencimento do ERP + Diferença de Dias entre Data de Emissão e Agendamento.
 
 - Quando no contrato de fornecimento a referência de prazo for “Data de recebimento da mercadoria”:
- Se a nota fiscal possuir arquivo XML e tiver as tags de fatura, será demonstrado:
 - Data de Vencimento do XML = Tag dVenc do XML.
 - Data de Prorrogação = Não Há, pois existe apenas na opção ‘Data de faturamento do fornecedor’.
 
 - Se a nota fiscal não possuir arquivo XML ou não tiver as tags de fatura, será demonstrado:
- Data de Vencimento do Bluesoft ERP = Resultado do Cálculo Data de Agendamento da nota fiscal + Prazo de Pagamento do Contrato de Fornecimento.
 
 - Se a nota fiscal possuir pedidos associados, onde o prazo de pagamento do contrato de fornecimento são diferentes, será utilizada a menor data de vencimento.
- Data de Prorrogação = Não Há, pois existe apenas na opção ‘Data de faturamento do fornecedor’.
 
 - Se a nota fiscal não possuir arquivo XML ou não tiver as tags de fatura e possuir pedidos associados, onde o prazo de pagamento do contrato de fornecimento são diferentes, bem como a referência de prazo, será utilizada a menor data de vencimento.
 - Se o pagamento do contrato de fornecimento ou XML for parcelado, será utilizada a data de vencimento da primeira parcela a pagar.
 - Sempre que houver situações de conflitos de datas, seja por prazos ou referência de prazo, será apresentada a menor data de vencimento calculada.
 
5) Preencha as informações para criar o agendamento:
- Data Agendada (Início): Campo obrigatório para informar data e horário inicial de entrega.
 - Fim: Campo obrigatório para informar data e horário final de entrega.
 - Tipo de Carga: Campo obrigatório para informar o tipo de carga da entrega.
 - Doca: Campo opcional para informar a doca da entrega.
 - Tipo de Veículo: Campo opcional para informar o tipo de veículo da entrega.
 - Placa do Veículo: Campo opcional para informar a placa do veículo da entrega.
 - Observação do Agendamento: Campo opcional para informar alguma observação do agendamento.
 

Para selecionar um ou mais setores de armazenagem clique no ícone  
 (Escolher setores de armazenagens) da coluna “Ações” do Pedido/Nota Fiscal selecione os setores desejados no campo “Informe o(s) setor(es) e clique em “Aplicar”:

Os setores serão exibidos na coluna “Setor de Armazenagem” da janela de agendamento:

Após preencher os dados conforme desejado, clique em 
 , uma mensagem de confirmação será exibida:

Caso tenha alguma dúvida sobre o cadastro de docas, clique aqui.
6) É possível alterar o agendamento para uma nova data e horário na mesma página, sendo necessário apenas clicar em 
 novamente.
7) Retornando para a tela principal, o status da entrega é alterado para “Agendado”. Caso seja necessário alterar o agendamento após o retorno para esta página, é preciso que se exclua e refaça o processo de agendamento novamente.

8) Para excluir o agendamento, clique sobre o botão 
, logo o agendamento será removido.

9) Para enviar um e-mail sobre o agendamento clique no ícone 
.
Preencha os campos Com cópia e Mensagem, em seguida clique em enviar e-mail.

Exemplo:
Para que a confirmação do e-mail seja enviada, é necessário que o fornecedor tenha um e-mail comercial cadastrado em Contatos:

Então, o fornecedor receberá um e-mail neste formato:

10) Para consultar os pedidos agendados clique sobre o botão calendário agendamento.

É exibido o calendário com as entregas agendadas.

Ao passar o mouse sobre o agendamento é possível visualizar as informações do agendamento:

11) Na tela de agendamento é exibido a quantidade de paletes e peso total baseado no cadastro do produto (norma e peso bruto).

12) Ao consultar o pedido o mesmo é exibido com o agendamento realizado.

Além deste módulo, foi criado um Relatório de Pedidos Agendados, onde é possível visualizar exclusivamente os pedidos agendados.

