Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Compras > Cadastros > Pessoas > Fornecedores

Permissões de Usuário:

1041 – Edi – Comercial Consultar

1042 – Edi – Comercial Importar

1043 – Edi – Comercial Alterar

1044 – Edi – Comercial Excluir

1325 – Teste EDI

O EDI Comercial permite que um cliente envie Pedidos de Compras para Fornecedores através de arquivos eletrônicos. O ERP Bluesoft trabalha com duas VANS para fazer o tráfego desses arquivos: GXS e Neogrid.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

  1. No Cadastro do Fornecedor, deve ser definido com qual VAN ele irá trabalhar:

forn

3. No Cadastro de cada loja deve ser informado o código GLN – Número Global de Localização. A identificação de localizações é necessária para a troca eficiente de mercadoria e de informação entre os parceiros comerciais através do EDI (Intercâmbio Eletrônico de Dados). Normalmente o código GLN é solicitado a empresa GS1 Brasil.

Administração > Lojas > Consulta Pré Cadastro de Lojas

loja

     3. No Cadastro do Fornecedor também deve ser informado o GLN dele:

Compras > Cadastros > Pessoas > Cadastro de Fornecedores

Cadastro_de_Pessoas

      4. Feito essas configurações, ao fechar um pedido de compras do Fornecedor, será disponibiliza a opção de envio do pedido por EDI. Com isto, o sistema envia o arquivo do Pedido para a VAN, que em seguida envia ao fornecedor.

Além disso, há opção de enviar o pedido de compra via EDI Comercial automaticamente no ato do seu fechamento. Por enquanto, disponível apenas para as vans Neogrid e GXS OpenText. Para isto, é preciso habilitar o parâmetro em Compras > Parâmetros do Módulo Compras. A opção esta disponível na aba pedido de compra.

Na tela de Consulta de Pedido de Compras é possível visualizar se o pedido foi enviado, porém o acompanhamento mais detalhado é feito através do Portal da VAN. Normalmente é disponibilizado um acesso para o cliente fazer esse acompanhamento.

Compras > Pedido de Compras > Consultar

Se por algum motivo o pedido não for enviado automaticamente, o usuário poderá envia-lo na aba EDI não enviados da tela de consulta de pedidos:

 Bluesoft_ERP_-_Sistema_Web_para_Gestão_de_Varejo

Realizado os passos acima o pedido será enviado ao fornecedor via EDI.

Importante:

  • Normalmente quem solicita a relação do EDI Comercial e assume o custo referente ao tráfego dos arquivos é o próprio Fornecedor.
  • No cadastro dos produtos de fornecedores que trabalham com EDI Comercial, as informações de Referência do Fornecedor, código de barras e caixa devem estar exatamente de acordo com os dados do fornecedor.
  • Para não ocorrer problemas de duplicidade, o pedido pode ser enviado por EDI somente uma vez através do ERP Bluesoft.

Leave a Reply