Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Compras > Configurações > Parâmetros do módulo de Compras

Permissões de Usuário:

Número – Nome da Permissão

1345 – Parâmetros do módulo Compras – Consultar

3275 – Parâmetros do módulo Compras – Alterar

Habilitando este parâmetro, ao fechar um pedido de compra que tiver um acordo de produto SELL-IN vinculado, também será gerado um acordo comercial por matriz, ou um acordo por loja sem matriz, no valor total de SELL-IN com base nas quantidades pedidas.

Desta forma, será gerada dívida acordada com fornecedor, referente SELL-IN, antes mesmo do recebimento da mercadoria, garantindo assim o valor total do SELL-IN como dívida do fornecedor, mesmo que a mercadoria não seja entregue ou seja entregue em quantidade diferente da pedida.

Caso, a nível de matriz ou loja sem matriz, a quantidade pedida for alterada para uma menor que antes, o acordo comercial gerado não será alterado pois será considerado como já assinado pelo fornecedor. No entanto, caso, a nível de matriz ou loja sem matriz, a quantidade pedida for alterada para uma maior que antes, caso resulte em valor de SELL-IN maior que o acordado, será gerado um novo acordo comercial referente a diferença.

Enquanto o pedido tiver ao menos um acordo deste tipo gerado e ativo, não será possível alterar o valor de SELL-IN dos itens do pedido. Somente se os acordos forem estornados é que será possível alterar os valores de acordo SELL-IN. Além disso, quando a mercadoria entrar, não serão mais gerados movimentos de SELL-IN na conta comercial do fornecedor.

Observação: Caso o parâmetro seja habilitado e, depois, desabilitado, os pedidos que tiverem acordos SELL-IN que foram gerados enquanto o parâmetro estava habilitado continuarão com o comportamento descrito acima, mesmo o parâmetro estando desabilitado.


Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1-) Acessar o menu Compras > Configurações > Parâmetros do módulo de Compras.

2-) Devemos acessar a aba Acordos de Produto e marcar o checkbox do parâmetro Gerar acordo comercial juntamente com o acordo de produto SELL-IN vinculado ao pedido de compra e posteriormente clicar em SALVAR.

A partir desse momento o ERP se comportará conforme descrito acima.


Pedido de Compra

Quando habilitado o parâmetro, ao criar um pedido de compras com acordo SELL-IN, na hora da geração do mesmo, duas novas colunas serão exibidas:

  • Quantidade (UN): Soma das quantidades pedidas dos itens que possuem acordo SELL-IN;
  • Valor Total: Valor que será usado como base para geração do acordo comercial vinculado ao acordo SELL-IN. O valor total é a multiplicação do campo Quantidade (UN) e Valor do acordo por unidade de venda/compra.

Além disso, o tipo de acordo de produto será SELL-IN gerando acordo comercial.

Observação: Somente os itens que tem valor de acordo SELL-IN na negociação de compra, e que tem quantidade pedida maior que zero, serão demonstrados na tela acima.

3-) O resto processo de geração é normal. Ou seja, após preencher os campos desejados basta clicar em SALVAR ou SALVAR E APROVAR.

4-) Ao clicar em FECHAR PEDIDO será solicitado ao usuário o preenchimento dos dados para criação dos acordos comerciais.

5-) Após preencher os dados obrigatórios basta clicar em FECHAR PEDIDO.

6-) Nesse momento serão gerados os acordos comercias para cada loja com quantidade maior que zero e valor de acordo SELL-IN.

7-) Serão gerados também os movimentos na conta comercial do fornecedor referente aos produtos

Nesse cenário os acordos e movimentos são sempre gerados em nome da loja MATRIZ. Essa regra será sempre respeitada, mesmo que a loja matriz não esteja no pedido.

8 -) Após o pedido fechado e acordos gerados, o campo percentual/valor SELL-IN apenas estará liberado para edição, caso o pedido esteja com o status aberto, e não esteja vinculado ao lançamento de nenhuma nota fiscal.

9-) Caso a nível de matriz ou loja sem matriz, o valor de SELL-IN ou a quantidade pedida, for alterada para uma maior que antes, e resulte em valor de SELL-IN maior que o acordado, será gerado um novo acordo comercial referente a diferença.

Exemplo:

QUANTIDADE ANTES LOJA 001

QUANTIDADE DEPOIS LOJA 001

Ao fechar o pedido após a alteração, será demonstrado o valor que será gerado para complementar o valor da loja alterada.

Abaixo o novo acordo e movimento gerado.

10-) Caso a nível de matriz ou loja sem matriz, o valor de SELL-IN ou a quantidade pedida, for alterada para uma menor que antes, e resulte em valor de SELL-IN menor que o acordado, ao prosseguir para o fechamento do pedido, será possível realizar ou não o estorno de todos os acordos vinculados.

Exemplo:

QUANTIDADE ANTES LOJA 004

QUANTIDADE DEPOIS LOJA 004

Ao fechar o pedido após a alteração, o sistema irá informar a divergência a menor comparada aos valores de acordos já existentes vinculados ao pedido.

Informação importante: Está validação e possibilidade de estorno de todos os acordos, apenas serão disponibilizados ao usuário que possua a permissão 3403 – Ao fechar pedido de compra permitir o estorno de acordos comerciais sell-in com valores divergentes.

Após selecionar uma das opções, a desejada será gravada nas ocorrências.

No exemplo acima, ao selecionar a opção Estornar todos os acordos, os acordos anteriores foram estornados e será gerado um novo acordo com o valor posterior a alteração.

Acordo anterior estornado:

Novo acordo e movimento gerado:

11-) Ao reabrir o pedido de compra, são demonstrados os acordos comerciais vinculados ao pedido. Os acordos gerados no fechamento do pedido NÃO serão estornados.

12-) Os números dos acordos comerciais gerados no fechamento do pedido, serão gravados nas ocorrências.

13-) Na consulta de pedidos de compra, existe um ícone para que seja possível listar todos os acordos comerciais vinculados ao pedido de uma forma rápida.


Impressão do acordo SELL-IN

Quando o acordo SELL-IN for vinculado ao pedido, e for do tipo que gera acordos comerciais na conta comercial do fornecedor, vamos demonstrar em tela, e na impressão do acordo de produto, somente os itens que tem SELL-IN e que tem quantidade pedida maior que zero:

Além disso, a partir do momento que tiver acordos comerciais referente este SELL-IN gerados na conta comercial do fornecedor (a geração destes acordos ocorrem no fechamento do pedido), na impressão do acordo de produto o número do SELL-IN será omitido, e serão demonstrados os números de acordos comerciais gerados:


Validações

Não será possível excluir o pedido de compra enquanto ele ter vinculado, e ativo, um acordo comercial referente acordo de produto SELL-IN do pedido. Somente se o acordo comercial for estornado, o que somente será possível pela busca de acordos, é que será possível excluir o pedido de compra. Mensagem: “Não é possível excluir o pedido pois o mesmo tem, vinculados e ativos, acordos comerciais referente o acordo de produto SELL-IN do pedido. Para poder excluir o pedido será necessário primeiro estornar o acordo comercial, o que somente poderá ser feito pela busca de acordos do módulo de Conta Comercial do Fornecedor

Não será possível cancelar o acordo de produto SELL-IN se ele estiver vinculado a um pedido que tem vinculado e ativo um acordo comercial referente este acordo de produto SELL-IN. Somente se o acordo comercial for estornado é que será possível cancelar o acordo de produto SELL-IN. Mensagem: “Não é possível cancelar o acordo de produto pois o mesmo está vinculado a um pedido que tem acordos comerciais vinculados e ativos que se referem a este acordo de produto SELL-IN. Para poder cancelar este acordo de produto SELL-IN será necessário primeiro estornar o acordo comercial, o que somente poderá ser feito pela busca de acordos do módulo de Conta Comercial do Fornecedor


Recebimento de Mercadorias

Conforme descrito acima, ao receber uma nota fiscal vinculada a pedidos criados enquanto o parâmetro estava habilitado, NÃO serão gerados novo movimentos na conta comercial do fornecedor. Isso porque os mesmos já foram lançados.

MOVIMENTO CONTA DO FORNECEDOR ANTES DE RECEBER A NOTA

NOTA FISCAL RECEBIDA VINCULADA AO PEDIDO

MOVIMENTO CONTA DO FORNECEDOR APÓS RECEBER A NOTA


Contabilização

Adequada a contabilização dos acordos quando os parâmetros contábeis estiverem configurados da seguinte forma.

  • Contabilizar provisões de acordos: NÃO
  • Realizar reconhecimento de receitas: SIM
  • Realizar a provisão da contabilização da apuração do SELL-IN para posterior reconhecimento do resultado nas vendas: SIM

Para isso é necessário informar uma conta contábil para os seguintes mapas contábeis:

  • DESPESAS COM ACORDOS COMERCIAIS EM VERBA
  • PROVISÃO PARA POSTERIOR RECONHECIMENTO DO RESULTADO
  • ACORDOS COMERCIAIS (TRANSITÓRIO)

Recebimento em loja MATRIZ

  • Débito: DESPESAS COM ACORDOS COMERCIAIS EM VERBA
  • Crédito: PROVISÃO PARA POSTERIOR RECONHECIMENTO DO RESULTADO

Recebimento em loja FILIAL

  • Débito (FILIAL): ACORDOS COMERCIAIS (TRANSITÓRIO)
  • Crédito (FILIAL): PROVISÃO PARA POSTERIOR RECONHECIMENTO DO RESULTADO
  • Débito (MATRIZ): DESPESAS COM ACORDOS COMERCIAIS EM VERBA
  • Crédito(MATRIZ): ACORDOS COMERCIAIS (TRANSITÓRIO)
Disponível a partir da versão r272.01

Leave a Reply