Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Compras > Solicitações de Compra da Loja

Permissões de Usuário: MB__info
713 – Alterar Pedido com Sugestão
197 – Alterar quantidades da solicitação de compra em aberto
195 – Consultar solicitação de compra
1495 – Excluir item da solicitação de compra
1494 – Excluir solicitação de compra
196 – Incluir solicitação de compra e produtos
2344 – Separação de solicitação de compra
2361 – Criar cotação de faltas com quantidade pedida a partir de uma solicitação de compra
2666 – Permitir cálculo da sugestão de quantidades na criação de uma solicitação de compra
 

O objetivo da Solicitação de compras para cotação, é facilitar o preenchimento das quantidades dos pedidos de compra gerados com a apuração da cotação.

Ao apurar uma cotação de faltas baseada em uma solicitação, as quantidades do pedido serão preenchidas baseado nas quantidades solicitadas.

Além disso o representante poderá visualizar as quantidades solicitadas pela loja.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu de Compras > Solicitações de Compra da Loja

 


2) Para gerar uma nova solicitação devemos clicar em INCLUIR NOTA SOLICITAÇÃO:

 


Devemos preencher os seguintes campos para criar uma nova solicitação:

  • Descrição: Nome que o usuário deseja informar a solicitação (exemplo Compras 14/07/2017)
  • Data da Compra:  Esta data será a referência na geração dos dados no relatório solicitação de compra no período de uma semana (opcional)
  • Incluir itens a partir de: Define como serão inclusos os itens na solicitação. O usuário pode usar as opções Produtos ou Lista de Produtos
  • Inserir Contagem de Estoque: (sim ou não) Deverá ser marcado quando o usuário deseja informar a quantidade do estoque físico atual
  • Calcular sugestão de quantidades: Quando selecionado, o usuário deve informar para quantos dias deseja calcular a sugestão

 

3) Após selecionar a forma que queremos incluir os itens, devemos clicar em ADICIONAR:

  • Inclusão por produtos:

  • Inclusão por listas:

 


4) Após selecionar os produtos desejados devemos clicar no botão SALVAR:

 


Preenchimento da Solicitação

Após selecionar a loja a qual se seja solicitar produtos, podemos iniciar o preenchimento. As quantidades serão salvas automaticamente após sair do campo.

  • Contagem Estoque: caso tenha habilitado o checkbox de contagem, é possível informar a quantidade atual do estoque físico
  • Quantidade: neste campo o usuário informa a quantidade a ser solicitada

 


Filtrando um produto

Podemos selecionar somente um produto para preenchimento usando o filtro PRODUTO:

 


Imprimir

Clicando no botão imprimir é possível gerar o PDF para três tipos de relatório para a solicitação de compra selecionada:

  • Formulário para preenchimento manual
  • Analítico de uma loja
  • Analítico de todas as lojas

 


 

A impressão do Formulário para preenchimento manual (inclusão por produtos) será exibida conforme imagem abaixo:

 

A impressão do Formulário para preenchimento manual (inclusão por listas) será exibida conforme imagem abaixo:

 


A impressão do Analítico de uma loja será exibida conforme imagem abaixo:

A loja da impressão será a loja selecionada no combo. Todos os produtos da solicitação serão impressos.

 


A impressão do Analítico de todas as lojas será exibida conforme imagem abaixo:

 

Serão impressas todas as lojas da solicitação de compra para produtos com quantidade solicitada maior que zero.


Fechar solicitação de compra para cotação

 

5) Após o preenchimento de todos os dados da solicitação, devemos clicar em FECHAR SOLICITAÇÃO DE COMPRA PARA COTAÇÃO:

 


6) Após clicar em FECHAR SOLICITAÇÃO DE COMPRA PARA COTAÇÃO o usuário será enviado ao módulo de cotação de faltas:

 

Produtos que possuem custo teórico não serão enviados para a cotação.

7) O status da solicitação de compra ficará como FECHADA PARA COTAÇÃO, e não poderão ser feitas alterações na mesma:

 


Cotação de Faltas

 

Ao acessar o módulo de cotação será possível visualizar a cotação gerada:

 


8) Clicando no ícone  será possível visualizar a solicitação de compra vinculada a cotação:

 


9) Clicando no ícone  será possível editar ou incluir fornecedores que participaram da cotação de faltas:

 


10) Para vincular um novo fornecedor devemos buscar o mesmo usando a lupa 

 

 

Somente fornecedores linha indefinida serão listados na busca

11) Após selecionar o fornecedor divisão, devemos buscar os contratos vigentes para o mesmo clicando em BUSCAR CONTRATO:

 


12) Após selecionar o contrato desejado, uma nova janela será aberta com a lista de produtos solicitados:

 


13) Para concluir a operação clique em SALVAR LISTA:

 

  • O valor da coluna quantidade, refere-se a soma das quantidades solicitadas de cada loja vinculada a solicitação.
  • Caso produto da solicitação seja uma CAIXA, o valor salvo na coluna quantidade será em unidades (quantidade solicitada x fator estoque).

 


14) Após clicar em SALVAR LISTA, será possível visualizar o fornecedor e as informações selecionadas anteriormente:

 


Representante

 

Para cotações geradas a partir de solicitações de compra, a coluna quantidade será exibida no preenchimento da cotação:

O campo quantidade não poderá ser editado pelo representante.

 


Apuração dos Ganhadores

 

Após o preenchimento da cotação pelos representantes, devemos clicar em APURAR GANHADORES E GERAR PEDIDOS

 

Neste tipo de cotação a opção Tipo de Produtos virá por padrão TODOS e não poderá ser alterada.

 


15) Ao gerar os pedidos o sistema preencherá o campo quantidade do pedido de compras de acordo com os dados informados na solicitação de compras.

  • Quantidades solicitadas:

 


  • Pedido de Compras:

 


Solicitações de compra com CAIXAS

 

Caso na solicitação de compras existam produtos caixas, ao gerar os pedidos esses produtos terão suas quantidades preenchidas conforme a solicitação.

  • Quantidades solicitadas:

 


  • Pedido de Compras

 

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