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Permissões de Usuário: 3520 – Fretes Bluesoft e-commerce

Através do menu Frentes é possível configurar e estipular valores de frentes para cada região de entrega.

Para a utilização dessa modalidade, é preciso habilitar o parâmetro de entrega no cadastro de sua loja. Para isso devemos seguir os seguintes passos:

Administração > Lojas > Consulta e Pré-Cadastro de Lojas

Ao encontrar loja desejada, clique no botão   editar.

Já na aba “Loja” é possível visualizar e clicar na sub-aba “E-commerce”. Ao descer a tela encontramos a opção para a configuração do “Tipo de Agendamentos”. Nela é possível habilitar e desabilitar as modalidades do tipo Entrega, Retirada e Expressa.

Entrega

Com o parâmetro habilitado, o cliente poderá realizar agendamentos para a entrega. A opção apenas ficará disponível em seu e-commerce caso algum frete esteja configurado e ativo, logo a baixo podemos seguir as configuração da aba “Fretes”. Caso deseja desabilitar a função, não será possível realizar compras com agendamento para entrega da loja configurada.

Retirada

Habilitando o parâmetro da loja desejada, o cliente poderá realizar o agendamento para a retirada de seu pedido, configurado no “Turnos de Entrega e Retirada”. Ao desabilitar essa função, não será possível visualizar a loja no site e-commerce com a opção de retirada.

Ao definir os parâmetros as modalidade irão influenciar no primeiro acesso do site nas opções de “Retirar na loja” e “Entregar no meu endereço”.

Configurações do Frete

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Selecione qual o método de pesquisa será utilizado para a busca de endereços em “Método de pesquisa de localização:

  • Busca apenas por CEP: Esta opção irá solicitar ao consumidor somente o CEP para validar se o endereço buscado é atendido pelas configurações de frete das lojas.
  • Busca por endereço completo: Esta opção irá solicitar ao consumidor o CEP, endereço e o número da residência para validar se o endereço buscado é atendido pelas configurações de frete das lojas.

API Google Maps

Habilitando o parâmetro, o cálculo das regras de fretes será alterado para distância entre a origem e destino com base na quilometragem do trajeto percorrido para a entrega do pedido.

Desabilitando o parâmetro, o cálculo é feito por distância com base no raio (linha reta), utilizando as coordenadas do cliente.

Esse parâmetro utilizará a API do Google Maps para consultas de percursos, gerando custo para a cada nova requisição de percursos realizada.

Para modificar e personalizar o nome do frete, defina um novo nome através do campo Nome do Frete a ser apresentado no e-commerce“:

Exemplo de demonstração no site e-commerce:

Caso não for definido nenhum nome, a palavra frete será apresentada por padrão.

Para acompanhar histórico das alterações realizadas em tela, clique em .

Após acessar o menu, é exibido também regras de fretes já cadastradas:

  • Nome: Descrição do cálculo usado para o frete. Ex. “Frete por CEP”.
  • Limites: Exibe a distância que abrange a regra configurada cadastrada. Ex. CEP “De 09575-400 ao 09900-480”. Ex. Distância (Origem e destino) “De 1 a 10km”.
  • Cálculo: Exibe o valor e a opção para cobrança de frete selecionado.
  • Lojas: Exibe a(s) loja(s) que foram selecionadas para determinada regra de frete.
  • Ativo: Status da regra. (Se ativo mostrará sinal em frente a regra)

É possível também editar e excluir regras já criada, através dos ícones “Editar”   e “Excluir”   ao lado da regra desejada.

Para acompanhar histórico de criação e alterações realizadas, clique no ícone ocorrências a frente regra desejada.

Para cadastrar uma nova regra de frete clique em .

  • Nome: Descrição para a regra;
  • Limites: Selecione qual limite deseja para cálculo de frete, por CEP ou Distância (Raio/Quilometragem do percurso) em relação à loja;
  • CEPs Não Atendidos: Ao selecionar o limite por CEP, será possível definir exceções de CEPs dentro do range configurado que não serão atendidos.
  • Cálculo: Selecione por qual meio deseja realizar a cobrança para a determinada regra;
  • Lojas: Selecionar as lojas que receberam a regra de frete;
  • Desmembrar o valor do frete: Habilitando o checkbox, será possível discriminar e desmembrar o valor do frete para ser demonstrado ao consumidor no site. Obs: É necessário que a porcentagem total atinja os 100% do valor de frete.
  • Ativo: Habilitar e desabilitar regra. Ao selecionar sua regra será ativada imediatamente após a criação;

Para salvar, clicar no botão SALVAR.

Ao criar uma regra ela já estará para uso no seu e-commerce após o parâmetro habilitado. Caso deseje cadastrar um método de entrega por CEP e um por Distância(Raio/Quilometragem do percurso) para a mesma loja, basta criar regras com diferentes Limites e será aplicado o frete para o cliente, conforme o método de entrega que seu CEP se encaixar. Os seus clientes de e-commerce só poderão receber entregas caso o CEP se encaixe em uma das regras criadas, por CEP ou Distância (Raio/Quilometragem do percurso). Caso esteja fora das regras criadas para a loja, ele será notificado no momento em que digita o CEP para entrega que a região não é atendida.

Desmembrar o Valor do Frete

O desmembramento do valor de frete permite que você possa discriminar o valor do frete a ser cobrado pelo cliente em partes, deixando mais claro ao cliente sobre cada valor de taxa que ele está pagando.

Para isso, sugerimos que no campo de Nome de Frete a Ser Apresentado no E-commerce, seja definido algo como “Valor de Taxas”.

Depois, crie ou edite um Método de Entrega, onde você verá disponível o parâmetro para poder desmembrar os valores de frete.

Então suponhamos que o valor total de frete a ser cobrado seja R$19,90 e eu desmembre esse frete em 3 partes sendo:

20% se refere a taxa de conveniência.

30% se refere a taxa de separação.

50% se refere a taxa de entrega.

Conforme podemos ver acima, eu defini o desmembramento do frete em 3 partes.

Importante: Para que seja possível configurar, é necessário que todos os desmembramentos totalizem 100% do valor de frete.

Caso não for preenchido 100% do valor de frete, o sistema não permitirá salvar a configuração:

Após realizada a configuração, quando o consumidor realizar as compras no e-commerce e houver frete, será demonstrado o desmembramento.

No carrinho lateral será apresentado um ícone ao lado do total de frete, onde ao clicar abrirá um modal com os valores desmembrados:

E nas etapas de Checkout também será apresentado os valores desmembrados:

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