E-commerce > Cadastro > Bluesoft E-commerce > Formas de Pagamento
Permissões de Usuário: 3522 – Formas de Pagamento Bluesoft e-commerce

O PIX é uma modalidade de pagamento eletrônica, que permite realizar transações imediatas. Essa alternativa de pagamento instantânea possibilita transações com mais praticidade e agilidade promovendo uma melhor experiência ao consumidor final, podendo gerar também para seu E-commerce benefícios como otimizar custos e fluxo de caixa.

Para aderir ao Pix como forma de pagamento em seu e-commerce, primeiramente precisará entrar em contato com o banco que realizará a integração para o fornecimento de informações e dados necessários.

Para ativar e configurar essa modalidade no seu E-commerce bluesoft siga os seguintes passos:

E-commerce > Cadastro > Bluesoft E-commerce > Formas de Pagamento

Em seguida selecione o banco que realizará a integração.

Para configurar será necessário selecionar:

  • Loja: Loja em que o meio de pagamento ficará habilitada.
  • Modalidade: Selecionar modalidades (entrega/retirada) que será aplicado.
  • Pix Key: Chave da conta destinatária.
  • Consumer secret; Consumer key; Auth basic; Gw app key: Informações fornecidas pelo banco de integração.
  • Tempo limite para pagamento do pix em minutos: Tempo limite para expirar chave criada para efetuar o pagamento do pedido, caso não preenchido a chave ficará disponível 24 horas. Após esgotar-se, o pedido será cancelado e não será mais possível realizar pagamento.
  • Certificado pfx homologado pelo banco: Certificado enviado ao banco assinado.
  • Nome: Nome do banco de integração.
  • Ativar Desconto na Forma de Pagamento(utilizando o preço fidelidade): Ao habilitar o parâmetro, será ativado desconto na modalidade de pagamento. O desconto será aplicado utilizando o valor de venda dos produtos configurado com o preço fidelidade substituindo o conceito da oferta fidelidade, ou seja, não será necessário que o cliente seja fidelidade para a compra e aplicação de desconto.
  • Ativo: Habilitar e desabilitar modalidade de pagamento.

Ao lado das configurações, o sistema irá informar quais lojas estão com o pagamento online habilitado.

Após preenchimento, será necessário selecionar conta bancaria para a quitação de pagamentos via pix. Para isso, clique em Configurações e em seguida selecione a conta bancaria em “Conta bancária padrão para quitação de pagamentos PIX“.

Após configurar e habilitar a modalidade de pagamento via pix, a alternativa ficará disponível em seu e-commerce na finalização do pedido na etapa de “Pagamento”.

O Qrcode/Código para pagamentos via pix, será gerado apenas após a separação do pedido.

Após a confirmação e separação do pedido o código para pagamentos via pix será gerado. Em seguida o cliente receberá a notificação via sms e e-mail com informações do pedido.

SMS

SMS informando pedido disponível para pagamento. Para ativar e configurar siga os seguintes passos:

E-commerce > Cadastro > Bluesoft E-commerce > SMS > Pedido aguardando pagamento PIX

Em seguida clique em “Pedidos aguardando pagamento Pix”.

E-mail

Através do E-mail o cliente poderá também receber informações do pedido e será possível realizar o pagamento via pix onde será necessário escanear Qrcode ou copiando o Código. Para que o cliente receba E-mail será necessário configura e ativá-lo, para isso siga os seguintes passos:

E-commerce > Cadastro > Bluesof E-commerce > E-mails > Pedido aguardando pagamento PIX

O cliente também poderá realizar pagamentos através do site, clicando no pedido que deseja efetuar pagamento e em seguida escaneando Qrcode/código.

Para pagamentos com essa modalidade não será possível faturar nota até a confirmação do pagamento.

Gerar Nova Chave

Para gerar nova chave será necessário acessar o menu de Pagamentos Recusados.

E-commerce > Relatórios > Bluesoft e-commerce > Pagamento Recusado

Nele é possível visualizar pedido com falha em pagamento e pedidos na modalidade de pagamento via pix ainda não pagos, podendo gerar nova chave e enviar ao cliente via e-mail, o código/QRcode será atualizado também ao site. Toda chave gerada segue a regra de expiração configurada.

A chave deverá ser gerada antes de o e-mail ser enviado ao cliente, atualizando assim o Código/QRcode do template do e-mail.

Ordem de Separação mobile

Em pedidos que serão pagos via pix, após finalizar separação, não será possível reabri-la, pois o código para pagamento é enviado ao consumidor após a separação e qualquer mudança poderá acarretar inconsistência entre valor separado x valor cobrado.

Pedidos que contenham sugestão de substituição de itens, o código PIX será enviada após o cliente aceitar/recusar a substituição. O pedido só poderá ser faturado após efetuar pagamento com a sugestão inclusa.

Para mais informações clique [E-commerce] Politica de Substituição e Ordem de Separação Mobile

Duplicatas

Para os pedidos pagos via pix, serão criadas duplicatas que serão quitadas automaticamente e a forma de pagamento será preenchida com a conta bancaria destinatária selecionada em “Conta bancária padrão para quitação de pagamentos PIX“.

Cancelamento e Recusa de Notas

As notas geradas para pedidos pagos no site, serão canceladas de forma automática ao clicar em cancelar o pedido, realizando os seguintes processos: estorno do borderô, remoção da duplicata do borderô, cancelamento da nota fiscal com a justificativa “Pedido cancelado pelo cliente” e o cancelamento do pedido. Caso a nota fiscal não possa ser cancelada, o sistema irá gerar uma nota de Recusa realizando o mesmo processo do cancelamento.

Em seguida, caso necessário, o estorno será realizado.

Problema com QR Code do PIX

Ao efetuar o pagamento com QRCode do PIX, também podem ocorrer alguns tipos de erro. Duas situações comuns são: o código se refere a uma chave inexistente ou ele perdeu o prazo de validade. Por exemplo:

  • Transação não concluída. QRCode inválido;
  • Parâmetros inválidos. Verifique e tente novamente;

De que forma pode ser resolvida?

O cliente deverá entrar em contato com a loja que emitiu o QRcode, informar sobre o erro e solicitar a geração de um novo código.

Leave a Reply