A Ordem de Separação mobile é utilizada para que os separadores possam realizar as separações dos pedidos utilizando dispositivos móveis, como, por exemplo: um coletor ou celular.
Nele é possível efetuar a separação e substituição de itens em pedidos do E-commerce Bluesoft.
Para utilização de separação mobile em pedidos do E-commerce Bluesoft, primeiramente temos que configurar a Política de Substituição na Separação de Produto e para isso, deve seguir os seguintes passos:
E-commerce > Cadastros > Bluesoft E-commerce > Páginas > Política de Substituição na Separação de Produtos

Nos campos a baixo de cada modalidade é possível personalizar a descrição que será apresentada ao consumidor no momento da escolha de substituição. Caso não preenchido será apresentado a mensagem padrão.
Ao ativar as modalidades:
1. Não Substituir:
- Pedido: Modalidade ativa por padrão. Ao selecionar essa opção, o cliente está informando que ao conter produtos faltantes em seu pedido ele opta por não substituir o item, consequentemente seu pedido poderá ter ruptura.
- Ordem de Separação: Em pedidos com essa modalidade, na OS não terá opção de substituição e o pedido será separado apenas com os demais itens. Após separação, já será possível prosseguir para o faturamento do pedido e o cliente receberá notificação em seu e-mail com alteração do pedido e valor atualizado.
2. Substituir:
- Pedido: Ao ativar essa modalidade, produtos podem ser substituídos e ao seleciona-lá, o cliente está informando que poderá realizar substituições de produtos faltantes sem informá-lo.
Item substituído.

- Ordem de Separação: Em pedidos com essa modalidade, na OS aparecerá o botão para substituição e ao clicar, aparecerá sugestões de produtos ativos em seu e-commerce, com valor maior, igual ou menor e da mesma categoria de venda para serem substituídos caso necessário. Após separado, o pedido poderá seguir para o faturamento e o cliente receberá notificação em seu e-mail de item substituído e possíveis alterações no valor.
3. Perguntar para você:
- Pedido: Ao ativar essa modalidade, produtos podem ser substituídos, porém ao seleciona-lá, o cliente está informando que deseja contato e aprovação do item sugerido para a substituição ser inclusa no pedido.
Após separação e substituição de produto, o cliente receberá notificação em seu e-mail informando que a substituição está pendente para aprovação.
Ao entrar no pedido, o cliente visualizará o item atual sugerido de forma ordenada e o produto substituído abaixo da sugestão. Pendente de aprovação, será possível aceitar ou recusar substituição.

- Ordem de Separação: Em pedidos com essa modalidade, na OS aparecerá o botão para substituição e ao clicar, aparecerá sugestões de produtos ativos em seu e-commerce, com valor maior, igual ou menor da mesma categoria de venda para serem substituídos caso necessário.
Após separado, pedido ficará com status de “Aguardando Aprovação” e só será possível prosseguir para o faturamento após o retorno do cliente ou após o tempo configurado para sugestão expirar.
Ao aceitar o produto sugerido: o pedido será liberado e poderá seguir para o faturamento.
Ao recusar o produto sugerido: o produto será retirado da nota e o pedido deverá ser conferido fisicamente pelos separadores novamente e assim poderá seguir para o faturamento.
- Mostrar mensagem do prazo para aprovar/reprovar substituições: Ao habilitar, será apresentado ao consumidor na etapa para selecionar a modalidade de substituição, o tempo de prazo para ser respondido à sugestão de substituição. O tempo apresentado deve ser configurado no campo a baixo “Prazo para aguardar cliente aprovar”.
- Prazo para aguardar cliente aprovar: Tempo configurado em minutos para sugestão de substituição expirar. É necessário que esteja preenchido para que a sugestão seja recebida pelo cliente Após tempo se expirar pedido será fechado sem o item sugerido.
- Substituir por Produto com Preço de Venda maior:
Neste parâmetro é possível definir e ativar a substituição de produtos com valor de venda maior limitado por percentual.
As sugestões de substituição na separação, considerarão o valor inicial de cada produto do pedido mais o adicional do percentual configurado. Percentual (0%) desabilita o parâmetro.
Pedidos realizados após a configuração do parâmetro, continuarão contendo sugestões de produtos para substituição de valor igual e menor.
Valor e pedidos serão atualizados conforme a separação e poderão seguir para captura de pagamento e faturamento.
- Ativar: habilitar e desabilitar Política de Substituição.
Para ativar e configurar e-mail de notificação “Pedido Aguardando Aprovação” siga os seguintes passos:
E-commerce > Configuração > Parâmetros do Módulo E-commerce > Aba E-mail > Pedido Aguardando Aprovação
O cliente só será notificado se o e-mail estiver ativo.
No E-commerce, as opções serão apresentadas na Etapa de Substituição (entre as etapas de Endereço e Pagamento):
Após configurar a política de Substituição e notificações que serão enviadas aos clientes, poderá seguir o processo de substituição.
Para separar o pedido e substituir itens, acesse a tela da Ordem de Separação no Mobile.
Menu Logística > Ordem de Separação
Para separar o pedido clique em “Separar Itens”.
Para pedidos que podem substituir produtos, será possível visualizar botão . Ao clicá-lo a seguinte tela de sugestão de substituição abrirá.
Só será possível realizar a substituição de produtos da mesma categoria de venda, com valor maior (Caso o paramento de substituição maior esteja configurado), igual ou menos do item substituído. Os produtos substituídos devem estar ativos em seu E-commerce.
Ao substituir, mostrará o item substituído e o atual item separado. Para finalizar a separação clique em “Finalizar” e o pedido seguirá a regra da política de Substituição do E-commerce Bluesoft.
Para mais informações da Ordem de Separação
Para separação com conferência será necessário habilitar parâmetro:
Para mais informações do Parâmetros do Módulo Vendas