E-commerce > Cadastros > Bluesoft E-commerce > Páginas > Politica de Substituição e Ordem de Separação
Permissões de Usuário: 3516 – Páginas Bluesoft e-commerce

A Ordem de Separação mobile é utilizada para que os separadores possam realizar as separações dos pedidos utilizando dispositivos móveis, como, por exemplo: um coletor ou celular.

Nele é possível efetuar a separação e substituição de itens em pedidos do E-commerce Bluesoft.

Para utilização de separação mobile em pedidos do E-commerce Bluesoft, primeiramente temos que configurar a Política de Substituição na Separação de Produto e para isso, deve seguir os seguintes passos:

E-commerce > Cadastros > Bluesoft E-commerce > Páginas > Política de Substituição na Separação de Produtos

Nos campos a baixo de cada modalidade é possível personalizar a descrição que será apresentada ao consumidor no momento da escolha de substituição. Caso não preenchido será apresentado a mensagem padrão.

Ao ativar as modalidades:

1. Não Substituir:

  • Pedido: Modalidade ativa por padrão. Ao selecionar essa opção, o cliente está informando que ao conter produtos faltantes em seu pedido ele opta por não substituir o item, consequentemente seu pedido poderá ter ruptura.
  • Ordem de Separação: Em pedidos com essa modalidade, na OS não terá opção de substituição e o pedido será separado apenas com os demais itens. Após separação, já será possível prosseguir para o faturamento do pedido e o cliente receberá notificação em seu e-mail com alteração do pedido e valor atualizado.

2. Substituir:

  • Pedido: Ao ativar essa modalidade, produtos podem ser substituídos e ao seleciona-lá, o cliente está informando que poderá realizar substituições de produtos faltantes sem informá-lo.

Item substituído.

  • Ordem de Separação: Em pedidos com essa modalidade, na OS aparecerá o botão para substituição e ao clicar, aparecerá sugestões de produtos ativos em seu e-commerce, com valor maior, igual ou menor e da mesma categoria de venda para serem substituídos caso necessário. Após separado, o pedido poderá seguir para o faturamento e o cliente receberá notificação em seu e-mail de item substituído e possíveis alterações no valor.

3. Perguntar para você:

  • Pedido: Ao ativar essa modalidade, produtos podem ser substituídos, porém ao seleciona-lá, o cliente está informando que deseja contato e aprovação do item sugerido para a substituição ser inclusa no pedido.

Após separação e substituição de produto, o cliente receberá notificação em seu e-mail informando que a substituição está pendente para aprovação.

Ao entrar no pedido, o cliente visualizará o item atual sugerido de forma ordenada e o produto substituído abaixo da sugestão. Pendente de aprovação, será possível aceitar ou recusar substituição.

Em compras que contenham apenas um item, o pedido será cancelado automaticamente, após o cliente recusar ou esgotar o tempo de sugestão.
  • Ordem de Separação: Em pedidos com essa modalidade, na OS aparecerá o botão para substituição e ao clicar, aparecerá sugestões de produtos ativos em seu e-commerce, com valor maior, igual ou menor da mesma categoria de venda para serem substituídos caso necessário.

Após separado, pedido ficará com status de “Aguardando Aprovação” e só será possível prosseguir para o faturamento após o retorno do cliente ou após o tempo configurado para sugestão expirar.

Ao aceitar o produto sugerido: o pedido será liberado e poderá seguir para o faturamento.

Ao recusar o produto sugerido: o produto será retirado da nota e o pedido deverá ser conferido fisicamente pelos separadores novamente e assim poderá seguir para o faturamento.

Importante: Deve ser realizado conferência física entre pedido e nota fiscal antes de pedido ser entregue, para evitar possíveis divergências de nota e produtos.
  •  Mostrar mensagem do prazo para aprovar/reprovar substituições: Ao habilitar, será apresentado ao consumidor na etapa para selecionar a modalidade de substituição, o tempo de prazo para ser respondido à sugestão de substituição. O tempo apresentado deve ser configurado no campo a baixo “Prazo para aguardar cliente aprovar”.
  • Prazo para aguardar cliente aprovar: Tempo configurado em minutos para sugestão de substituição expirar. É necessário que esteja preenchido para que a sugestão seja recebida pelo cliente Após tempo se expirar pedido será fechado sem o item sugerido.

  • Substituir por Produto com Preço de Venda maior:

Neste parâmetro é possível definir e ativar a substituição de produtos com valor de venda maior limitado por percentual.

As sugestões de substituição na separação, considerarão o valor inicial de cada produto do pedido mais o adicional do percentual configurado. Percentual (0%) desabilita o parâmetro.

Pedidos realizados após a configuração do parâmetro, continuarão contendo sugestões de produtos para substituição de valor igual e menor.

Valor e pedidos serão atualizados conforme a separação e poderão seguir para captura de pagamento e faturamento.

Pagamento via Cartão: Em pedidos pagos via cartão, caso sejam separados e realizado substituição de valor maior, na captura de pagamento, além da reserva de valor inicial do pedido, será realizado a captura do valor adicional logo após a separação e poderá seguir para faturamento.

  • Ativar: habilitar e desabilitar Política de Substituição.

Para ativar e configurar e-mail de notificação “Pedido Aguardando Aprovação” siga os seguintes passos:

E-commerce > Configuração > Parâmetros do Módulo E-commerce > Aba E-mail > Pedido Aguardando Aprovação

O cliente só será notificado se o e-mail estiver ativo.

No E-commerce, as opções serão apresentadas na Etapa de Substituição (entre as etapas de Endereço e Pagamento):

Após configurar a política de Substituição e notificações que serão enviadas aos clientes, poderá seguir o processo de substituição.

Para separar o pedido e substituir itens, acesse a tela da Ordem de Separação no Mobile.

Menu Logística > Ordem de Separação

Para separar o pedido clique em “Separar Itens”.

Para pedidos que podem substituir produtos, será possível visualizar botão . Ao clicá-lo a seguinte tela de sugestão de substituição abrirá.

Só será possível realizar a substituição de produtos da mesma categoria de venda, com valor maior (Caso o paramento de substituição maior esteja configurado), igual ou menos do item substituído. Os produtos substituídos devem estar ativos em seu E-commerce.

Ao substituir, mostrará o item substituído e o atual item separado. Para finalizar a separação clique em “Finalizar” e o pedido seguirá a regra da política de Substituição do E-commerce Bluesoft.

Para mais informações da Ordem de Separação

Para separação com conferência será necessário habilitar parâmetro:

Para mais informações do Parâmetros do Módulo Vendas

Leave a Reply