Uma Nota Fiscal é denegada acontece quando a SEFAZ identifica alguma irregularidade fiscal por parte do emitente ou no destinatário da nota.

Por padrão, quando uma nota é denegada pela SEFAZ, o ERP vai tentar cancelar e estornar todos os movimentos realizados (estoque, contabilização, escrita fiscal e duplicatas). Entretanto, caso os estornos não sejam realizados devido alguma validação do ERP, como por exemplo, escrita fiscal já conferida, o cancelamento deverá ser realizado manualmente.

No Bluesoft ERP, para que a nota fiscal denegada possa ser cancelada manualmente, é necessário realizar os seguintes procedimentos abaixo:

Esse procedimento pode ser realizado para qualquer tipo de nota emitida no ERP (exceto nota fiscal de recusa). Abaixo vamos mostrar o procedimento com uma nota fiscal de devolução de compra.

Quando a nota fiscal é denegada não cancelada a informação é exibida ao usuário, nenhum estorno de lançamentos é realizado e a opção Cancelamento de Nota Fiscal (Denegada) fica disponível ao usuário, essa opção fará o cancelamento da nota fiscal e posteriormente todo cancelamento e estorno das movimentações.

Uma observação importante é que o cancelamento não será realizado caso caia em alguma validação do ERP, como por exemplo, escrita fiscal conferida, duplicata vinculada como abatimento na nota fiscal de origem etc, segue abaixo um exemplo:

Escrita fiscal já conferida, aprovada ou apurada.

Duplicata vinculada como abatimento na nota fiscal de origem ou com borderô de pagamento já gerado.

Validação sendo realizado na tentativa de cancelamento

Após realizar todos os ajustes necessários para o cancelamento efetivo da nota denegada, a mesma poderá ser cancelada normalmente e todos os cancelamentos e estornos dos lançamentos serão realizados normalmente.

Nota fiscal denegada cancelada após ajustes realizados

Duplicata cancelada

Escrita Fiscal cancelada

Estorno da devolução (Estoque)

Estorno da contabilização

Consulta da duplicata cancelada

Consulta de Notas Fiscais

Na consulta de notas fiscais na coluna Operações é possível identificar através de uma bandeira se a nota fiscal esta denegada mas não cancelada ou se a mesma esta de fato cancelada.

Abaixo dois exemplos, o primeiro onde a nota fiscal esta denegada mas não cancelada representada por uma bandeira de cor preta

Já a nota fiscal denegada cancelada é representada pela bandeira de cor amarela

Leave a Reply