Estoques e NF-e > Notas Fiscais > Devoluções > Nota Fiscal de Devolução de Venda a Cliente
Pela tela de Nota Fiscal de Devolução de Venda a Cliente é possível dar Entrada em de uma NF de devolução emitida pelo cliente ou emitir uma NF de devolução.
Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:
1) Acessar o menu de Estoques e NF-e > Notas Fiscais > Devoluções > Nota Fiscal de Devolução de Venda a Cliente
Entrada de nota fiscal
Este tipo é utilizado para dar entrada em uma nota fiscal de devolução emitida por um cliente, referente a uma nota fiscal de venda emitida pela loja.
Exemplo prático: Uma Empresa/Cliente efetua uma compra de mercadoria na loja e solicita uma nota fiscal.
No entanto, percebe que um produto está vencido, danificado, etc., e emite uma nota fiscal de devolução para a loja.
Nesta situação é necessário dar entrada desta nota no sistema, a fim de devolver a quantidade do produto para o estoque, além de obter o ressarcimento do imposto debitado na venda.
Emissão de nota fiscal
Este tipo é utilizado nos casos em que o cliente solicita uma nota fiscal de venda dos produtos adquiridos na loja.
No entanto, este percebe que um produto está vencido, danificado, etc., e não emite uma nota fiscal de devolução para a loja, devido ser um consumidor final, sendo necessário que a própria loja emita uma nota fiscal de entrada de devolução, com intuito de obter o ressarcimento do imposto debitado na venda e também para devolver a quantidade do produto para o estoque.
Emissão de Nota Fiscal de Força de Venda
Este tipo é utilizado nos casos em que o cliente solicita uma nota fiscal de venda dos produtos adquiridos através do módulo de força de vendas e não emite uma nota fiscal de devolução para a loja, devido ser um consumidor final, sendo necessário que a própria loja emita uma nota fiscal de entrada de devolução, com intuito de obter o ressarcimento do imposto debitado na venda e também para devolver a quantidade do produto para o estoque.
Entrada de Nota Fiscal de Força de Venda
Este tipo é utilizado para dar entrada em uma nota fiscal de devolução emitida por um cliente, referente a uma nota fiscal de venda emitida pelo módulo de força de vendas.
Loja: Loja que emitiu a nota de venda para o cliente.
Cliente: Campo para informar o cliente que emitiu a nota de devolução.
Número da nota fiscal: Campo para informar o número da nota fiscal emitida para o cliente.
Período: Período de data para informar quando foi emitida a nota fiscal.
Ao informar a loja, o cliente e o período serão listadas as notas conforme a pesquisa.
Ao selecionar a nota ao prosseguir, deve se informar:
Data de emissão: Data de emissão da nota do cliente.
Data de saída: Data de saída da nota do cliente.
Número da nota fiscal e série: Campo para informar o Número da nota do cliente.
Data de vencimento da duplicata: Data de vencimento da duplicata de pagamento referente a nota do cliente.
Motivo da devolução: Opção para informar o motivo da devolução, para saber como fazer o cadastro do motivo clique aqui.
Forma de pagamento: Tipo de formas de pagamento da duplicata, na qual for escolhida será gerada como forma de pagamento da duplicada.
Quantidade a devolver: Campo para informar a quantidade que será devolvida.
Quando selecionada a forma de pagamento Abatimento, para as devoluções de clientes do força de vendas o sistema exibirá uma mensagem, perguntando se deseja vincular a duplicata pagamento em uma duplicata de recebimento pendente.
Ao prosseguir com os dados informados, será exibido a tela de confirmação.
Venda E-commerce
Para que seja possível realizar a devolução dos produtos de um pedido que foi recusado no momento da entrega no cliente.
Passo a passo para a devolução:
1. Acessar: Estoques e NF-e > Notas Fiscais > Devoluções > Nota Fiscal de Devolução de Venda a Cliente
2. Tipo de devolução: para identificar qual o tipo de devolução deseja. Selecionar: Venda de E-commerce
3. Loja: a loja que realizará o processo de devolução
4. Cliente: selecionar o cliente que está realizando a devolução, após o faturamento da nota (Cancelamento do pedido no momento da entrega)
5. Período: o período que ocorreu essa devolução. Selecionar o período desejado para a devolução
6. Clicar no botão buscar
Ao clicar no botão de buscar, são exibidas todas as NF-E daquele cliente, selecione a que deseja realizar a devolução e clique no botão de prosseguir.
Aparecerá a quantidade a ser devolvida, o campo de quantidade não pode ser alterado. Confirme os produtos e as quantidades e clique no botão prosseguir.
Confirme os dados da NF-E de devolução clique no botão de confirmar. Com isso, é gerada uma NF-E de devolução do tipo e-commerce.
Ao enviar os dados da nota para a GNF-E ou SEFAZ o status do pedido, após o retorno fica como DEVOLVIDO.
entrega no cliente.
Reforma Tributária
Com a implementação dos novos tributos da Reforma Tributária (IBS e CBS), o processo de emissão e entrada de Notas Fiscais de Devolução de Venda a Cliente foi atualizado para garantir a conformidade fiscal e eliminar a necessidade de ajustes manuais.
O principal objetivo é que a nota de devolução “espelhe” a tributação da nota fiscal de venda original, para anular o débito gerado anteriormente.
Para Notas Fiscais de Devolução emitidas pela loja (Emissão):
Ao emitir uma Nota Fiscal de Devolução de Venda a Cliente, o sistema agora realiza as seguintes ações:
No Preview do Faturamento: Antes da emissão, o sistema acrescenta e preenche automaticamente os campos referentes aos novos tributos: ‘Base de Cálculo do CBS’, ‘Alíquota do CBS’, ‘Valor do CBS’, ‘Base de Cálculo do IBS’, ‘Alíquota do IBS’ e ‘Valor do IBS’.

Lógica de Cálculo: Os valores de IBS e CBS não são recalculados; em vez disso, o sistema busca os dados do grupo da nota de venda original e os copia para a nota de devolução.
Devolução Parcial: Em casos de devolução parcial, os valores da base de cálculo e dos impostos são ajustados proporcionalmente à quantidade de produtos devolvidos.
Geração do XML: O XML da nota de devolução (finNFe=4) é gerado com o grupo para cada item e com os totais no grupo , preenchidos com os valores espelhados ou proporcionalizados.
Itens de Patrimônio: Se o item devolvido for classificado como de patrimônio, a lógica de espelhamento de IBS e CBS é aplicada, e a movimentação para controle patrimonial é registrada adequadamente.
Notas Antigas: Para devoluções de notas de venda originais emitidas antes da vigência do CBS/IBS, os campos e valores referentes a esses novos impostos no preview, no XML não serão calculados e nem visíveis.
Para Notas Fiscais de Entrada de Devolução (emitidas pelo cliente/fornecedor):
Ao registrar a entrada de uma nota fiscal de devolução emitida por um terceiro, o sistema também exibe os mesmos campos de IBS e CBS no preview. Isso permite a conferência dos valores antes da confirmação final no sistema.

Cancelamento de Devoluções:
O processo de cancelamento de uma nota de devolução foi ajustado para anular e reverter os efeitos dos novos tributos (IBS e CBS) de forma espelhada à sua aplicação original, além dos impostos já existentes (ICMS, PIS, COFINS).
Estamos implementando as funcionalidades da Reforma Tributária de forma progressiva. Embora alguns cadastros e operações já estejam disponíveis nas versões mais recentes, a ativação para testes só será liberada quando o ciclo completo estiver pronto.
A partir de 6 de outubro de 2025, o preenchimento dos novos campos da reforma (IBS/CBS) se tornará facultativo no ambiente de produção. É somente nesta data que nosso sistema poderá validar o XML da nota fiscal com as novas informações, pois o ciclo de testes oficial já terá sido concluído.
Se você deseja fazer parte dos primeiros clientes a testar os novos recursos, entre em contato com nosso time de suporte. Iremos analisar o seu caso e, se aplicável, incluí-lo na nossa fila de ativação. Assim que a funcionalidade estiver pronta para você, nossa equipe o avisará para que possa realizar os testes.