Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Estoques e NF-e > Recebimento de Mercadorias > Importar Nota Fiscal (Upload)

Estoques e NF-e > Recebimento de Mercadorias > Consultar processamento da NF-e

Permissões de Usuário: MB__info

1041 – Edi Comercial Consultar
1042 – Edi Comercial Importar
1490 – Consulta recebimento do XML da NFe
1491 – Processamento de nota fiscal eletrônica
1794 – Enviar manifestação para SEFAZ

 

O processo de importação de nota fiscal (via upload de arquivo xml ou recebimento por e-mail) permite a inclusão de uma nota de de amostra grátis e o seu posterior processamento através da consulta de processamento da NF-e.

Não é necessário a criação de um pedido de compra para os CFOPs 1911 e 2911.

Para utilizar essa funcionalidade, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu Estoques e NF-e > Recebimento de Mercadorias > Importar Nota Fiscal (Upload)

 


2) Clicar em Escolher arquivo no campo Arquivo. Será exibida a janela do navegador para seleção de arquivos. Escolha o arquivo xml da nota fiscal. Será exibido o nome do arquivo selecionado no campo Arquivo:

 


3) Clique no botão IMPORTAR. Após o término da operação será exibida uma mensagem de confirmação:


4) Após importar a nota acesse Estoques e NF-e > Recebimento de Mercadorias > Consultar processamento da NF-e. Utilize os filtros disponíveis e consulte a nota importada no sistema clicando em BUSCAR. Ao término da consulta serão exibidos os dados da nota:

 


5) Clique em  na linha do registro para realizar o processamento da nota. Será exibido uma mensagem informando que o processo está em execução:

 


6) No término do processamento é exibida uma mensagem de confirmação:

 


7) Erros ou avisos podem ser gerados no processamento da nota. Clicando sobre a coluna Erros será exibida uma listagem com as informações (Se a nota processada não possuir nenhum erro é possível dar prosseguimento para a confirmação da nota.):

 


8) O primeiro passo é clicar em  onde será exibida uma janela onde é possível alterar o estado do processamento. Ele deve ser alterado para Receber no campo Ocorrência do recebimento. Para confirmar a alteração clique em SALVAR:

 


9) No campo de Operações o ícone  será alterado para . Para prosseguir com o processo de recebimento e confirmação clique em :

 


10) Será exibida uma nova janela para o prosseguimento com o recebimento da mercadoria. Inicialmente são exibidas as informações de cálculo de imposto e cálculo do serviço. Para continuar o processo clique em PROSSEGUIR (Também é possível realizar a exclusão da nota, se desejado, clicando em EXCLUIR).

 


11) No segundo passo são exibidas as informações de conhecimento de transporte e condição de transporte. Para prosseguir é necessário que todos os campos obrigatórios estejam preenchidos ou então que os todos os campos obrigatórios estejam vazios (é possível realizar essa operação clicando em LIMPAR CAMPOS). Clique em PROSSEGUIR para acessar o próximo passo.

 


12) O último passo exibe os itens da nota e permite a confirmação da operação. Clique em CONFIRMAR e depois em SIM:

 


13) Após a confirmação será exibida uma mensagem de confirmação de sucesso da operação:

 


  • Não é possível fazer a inclusão manual de uma nota de amostra grátis de forma manual (localizado em Estoques e NF-e > Recebimento de Mercadorias > Incluir Nota Fiscal)
  • No processamento via e-mail não é necessário realizar os passos indicados na funcionalidade Importar Nota Fiscal (Upload)
  • Não será possível a emissão de Nota Fiscal de Devolução para este tipo de operação.

Leave a Reply