Ferramentas > Importações

Permissões:

3173 – Consultar Importações

3174 – Reprocessar Importação

3480 – Importar duplicatas de migração

3968 – Importar Dados do Produto Ecommerce

Através da ferramenta Importações do módulo de Ferramentas é possível:

  • Consultar os pedidos do Força de Vendas recebidos através da integração via EDI da Neogrid e VTEX
  • Importar Duplicatas de Migração
  • Importar Movimentações de Cartões
  • Importar Dados do Produto E-commerce
  • Cadastro de Clientes

Importação Força de Vendas

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acesse o menu Administração > Lojas > Consulta e Pré-Cadastro de Lojas


2) Abra o cadastro da loja que fará a integração de pedidos do Força de Vendas via EDI da Neogrid, acesse a aba (Loja > Operações) e informe os campos Usuário e Senha de acesso


3) Após informar os dados acima, entre em contato com nossa equipe de suporte para que o agendamento de consultas ao EDI da Neogrid seja criado.


4) Com o agendamento criado, o Bluesoft ERP consultará a cada 10 minutos os pedidos ainda não integrados e os importará.


5) Para consultar os pedidos já integrados acesse Ferramentas > Importações


6) Clicando no botão Ocorrências é possível visualizar o porque uma determinada importação ficou com status de “Erro”


7) Após corrigir o erro demonstrado na importação, clique em REPROCESSAR para que o registro será alterado para o status PENDENTE e o Bluesoft ERP tente processa-lo novamente


Importação Duplicatas de Migração

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acesse o módulo Ferramentas > Importações


2) Clique no botão IMPORTAR


3) Selecione o tipo de importação “Migração de Duplicatas”


4) Você pode baixar o CSV de exemplo clicando no link abaixo demonstrado


5) O CSV é formado pela seguintes colunas:

  • pagar_receber – obrigatório – aceita somente os valores P ou R (pagar / receber)
  • loja – obrigatório
  • loja_efetiva – obrigatório
  • cpf_cnpj_terceiro – obrigatório – aceita somente números
  • descritivo_duplicata – obrigatório – valor máximo 500 caracteres
  • data_emissao – obrigatório – aceita somente datas no formato dd/mm/yyyy
  • data_vencimento – obrigatório – aceita somente datas no formato dd/mm/yyyy
  • data_quitacao – opcional – aceita somente datas no formato dd/mm/yyyy – se informado, a duplicata não será contabilizada
  • conta_contabil – obrigatório – aceita somente o key da conta contábil
  • competencia_key – obrigatório – aceita somente valores no formato MM-YYYY
  • valor_fatura – obrigatório – o valor informado deve ser maior que zero
  • parcela – obrigatório – valor máximo 999
  • total_parcela – obrigatório – valor máximo 999
  • descontos – opcional – se informado, o valor deve ser maior que zero
  • juros – opcional – se informado, o valor deve ser maior que zero
  • multa – opcional – se informado, o valor deve ser maior que zero
  • codigo_barras – opcional – valor máximo 44
  • nosso_numero – opcional – valor máximo 50
  • tipo_duplicata_pagamentos – opcional – se informado, inserir os códigos dos tipos de duplicata migração: 91 – Duplicata de Migração, 128 – Duplicata de Migração Mercadoria para Revenda, 129 – Duplicata de Migração de Despesas, 130 – Duplicata de Migração de Impostos Federais, 131 – Duplicata de Migração de Impostos Estaduais, 132 – Duplicata de Migração de Impostos Municipais, 133 – Duplicata de Migração de Folha, 134 – Duplicata de Migração de Acordos,135 – Duplicata de Migração de Empréstimos, 136 – Duplicata de Migração de Financiamento . Importante: Caso não inclua nenhum valor, a duplicata de pagamento será gerada como 91 – Duplicata de Migração
  • tipo_duplicata_cobranca – opcional – se informado, inserir os códigos dos tipos de duplicata migração: 91 – Duplicata de Migração Outros, 137-Duplicata de Migração Acordo Comercial, 138-Duplicata de Migração Acordo Financeiro, 139-Duplicata de Migração Boleto Bancário, 140-Duplicata de Migração Abatimento, 141-Duplicata de Migração Cartão, 142-Duplicata de Migração Cartão loja, 143-Duplicata de Migração Carteira, 144-Duplicata de Migração Adiantamento Cobrança, 145-Duplicata de Migração Convênio, 146-Duplicata de Migração Devolução, 147-Duplicata de Migração Empréstimo e 148-Duplicata de Migração Vale Funcionário . Importante: Caso não inclua nenhum valor, a duplicata de cobrança será gerada como 91 – Duplicata de Migração Outros
  • numero_contrato_fornecedor – opcional – valor máximo 10 (indicar número de contrato de fornecedor com desconto segregado)
  • numero_de_documento – opcional – valor máximo 10
  • codigo_centro_resultado: Código do cadastro no Centro de Resultado
  • porcentagem_centro_resultado: Valor percentual do Centro de Resultado.
Observações: Caso a duplicata possua mais de um Centro de Resultado, no arquivo será necessário informar uma linha para cada Centro de resultado repetindo os mesmo dados da duplicata porem alterando apenas as colunas de: codigo_centro_resultado e porcentagem_centro_resultado . Isso será agrupado para a duplicata. Caso as linhas adicionadas tenham alguma informação diferente da linha anterior, o sistema irá considerar como se fosse nova outra duplicata.

6) Após preencher o arquivo, clique em IMPORTAR CSV, e localize o arquivo na sua máquina


7) Após selecionar o arquivo, clique em IMPORTAR


8) Após a importação do arquivo, você deve aguardar alguns instantes até o ERP processar o arquivo enviado. Um serviço que roda a cada 10 minutos irá processar o mesmo. Até que isso aconteça, os registros enviados ficaram com status PENDENTE


9) Os registros que o ERP não conseguir processar ficaram com o status de ERRO, e clicando nas ocorrências será detalhar o motivo


10) Após corrigir os problemas, clique em REPROCESSAR e aguarde novamente o serviço do ERP tentar processar os arquivos


11) Os registros processados ficaram com o status IMPORTADO


Importação de Cartões

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acesse o módulo Ferramentas > Importações:


2) Clique no botão IMPORTAR


3) Selecione o tipo de importação “Importação de Cartões”:


4) Você pode baixar o CSV de exemplo clicando no link demonstrado abaixo:


5) O CSV é formado pelas seguintes colunas:

  • loja: Número da loja – Obrigatório.
  • codigo_integracao_cartao: Código de Integração inserido no Cadastro do Cartão – Obrigatório.
  • cnpj_administradora_cartao: Número do CNPJ da administradora do cartão – Obrigatório.
  • codigo_integracao_autorizadora_cartao: Código de integração do Cadastro de Autorizadora de Cartões – Obrigatório.
  • data_venda: Data da venda no cartão – Obrigatório.
  • valor_total: Valor total da venda – Obrigatório.
  • qtd_parcelas: Quantidade de parcelas da venda – Obrigatório.
  • numero_pdv: Número do PDV – Opcional.
  • nsu: Número do NSU – Opcional.
  • id_externo: Coluna para rastreamento após importação – Opcional.

6) Após preencher o arquivo, clique em IMPORTAR CSV, e localize o arquivo na sua máquina:


7) Após selecionar o arquivo, clique em IMPORTAR:


8) Após a importação do arquivo, você deve aguardar alguns instantes até o ERP processar o arquivo enviado. Um serviço que roda a cada 10 minutos irá processar o mesmo. Até que isso aconteça, os registros enviados ficarão com status PENDENTE:


9) Os registros que o ERP não conseguir processar ficarão com o status de ERRO, e clicando nas ocorrências será possível visualizar o motivo:

Ocorrência:

Após corrigir os problemas, clique em REPROCESSAR e aguarde novamente o serviço do ERP tentar processar os arquivos.


10) Os registros processados ficarão com o status IMPORTADO:

Os movimentos poderão ser consultados na Consulta de lançamentos manuais pela tesouraria:


Importação Dados do Produto E-commerce

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acesse o módulo Ferramentas > Importações


2) Clique no botão IMPORTAR


3) Selecione o tipo de importação “Importar Dados do Produto Ecommerce”


4) Você pode baixar o CSV de exemplo clicando no link abaixo demonstrado


5) O CSV é formado pela seguintes colunas:

  • produto: código interno do produto que se deseja incluir ou atualizar – Campo obrigatório
  • habilitar_ecommerce: indica se o produto esta habilitado para venda no e-commerce. Opções 1 (sim) ou 0 (não)
  • titulo: valor máximo 255 caracteres
  • video: Informe uma URL no formato youtube.com/embed/xxxxxxx, youtube.com/watch?v=xxxxxxx ou youtu.be/xxxxxxx
  • categoria_venda: código da categoria ou categorias a qual o produto será vinculado. Podem ser informados vários valores separando-os por vírgula
  • codigo_ecommerce: código da e-commerce ou e-commerces a qual o produto será vinculado. Podem ser informados vários valores separando-os por vírgula
  • lojas_ignoradas: código das lojas a qual o produto será ignorado. Podem ser informados várias lojas separando-as por vírgula
  • descricao_detalhada: valor máximo 4000 caracteres
  • nome_complemento: valor máximo 200 caracteres
  • link_personalizado: valor máximo 150 caracteres
  • lancamento: indica se é lançamento ou não no e-commerce. Opções 1 (sim) ou 0 (não)
  • lojas_sem_controle_estoque: código das lojas a qual o produto ignora o controle de estoque. Podem ser informados várias lojas separando-as por vírgula
  • categoria_venda_principal: código da categoria ou categorias a qual o produto será vinculado. Podem ser informados vários valores separando-os por vírgula
  • multiplicador_unidade: esse campo é obrigatório e utilizado pela VTEX. Valor padrão 1
  • quantidade_maxima_item_pedido: limite de quantidade de compra por produto no e-commerce
  • peso_bruto: esse campo atualiza a aba logística do cadastro de produtos. Esse campo é usado para calcular o frete dos produtos.
  • comprimento: o valor dever ser informado em milímetros. esse campo atualiza a aba logística do cadastro de produtos. Esse campo é usado para calcular o frete dos produtos.
  • altura: o valor dever ser informado em milímetros. esse campo atualiza a aba logística do cadastro de produtos. Esse campo é usado para calcular o frete dos produtos.
  • largura: o valor dever ser informado em milímetros. esse campo atualiza a aba logística do cadastro de produtos. Esse campo é usado para calcular o frete dos produtos.

6) Após preencher o arquivo, clique em IMPORTAR CSV, e localize o arquivo na sua máquina


7) Após selecionar o arquivo, clique em IMPORTAR


8) Após a importação do arquivo, você deve aguardar alguns instantes até o ERP processar o arquivo enviado. Um serviço que roda a cada 10 minutos irá processar o mesmo. Até que isso aconteça, os registros enviados ficaram com status PENDENTE


9) Os registros que o ERP não conseguir processar ficaram com o status de ERRO, e clicando nas ocorrências será detalhar o motivo

Ocorrência:


10) Para esse tipo de importação, não será possível utilizar a opção REPROCESSAR.

Em caso de erros, o usuário sempre necessitará subir um novo arquivo corrigido.


11) Os registros processados ficaram com o status IMPORTADO

Importante: Somente são atualizados no cadastro do produtos as informações correspondentes aos campos preenchidos, por isso, quando o campo do arquivo esta vazio (em branco), não haverá atualização da informação no cadastro do produto do e-commerce.


Cadastro de Clientes

1) Acesse o módulo Ferramentas > Importações


2) Clique no botão IMPORTAR


3) Selecione o tipo de importação “Cadastro de Clientes”


4) Você pode baixar o CSV de exemplo clicando no link abaixo demonstrado


5) O CSV é formado pela seguintes colunas:

  • cpf_cnpj: obrigatório – aceita somente números
  • nome: obrigatório – valor mínimo 3 caracteres – valor máximo 100 caracteres
  • nome_abreviado: obrigatório – valor mínimo 2 caracteres – valor máximo 100 caracteres
  • nome_fantasia: obrigatório quando pessoa jurídica
  • inscricao_estadual: opcional – se não for informado será preenchido automaticamente como ISENTA
  • rua: obrigatório
  • numero: obrigatório
  • complemento: opcional
  • bairro: obrigatório
  • cidade: obrigatório
  • estado: obrigatório
  • cep: obrigatório
  • loja_cadastro: obrigatório quando o parâmetro financeiro “Configurar loja padrão para cadastro de clientes via API” não foi preenchido
  • loja_atendimento: obrigatório quando o parâmetro financeiro “Configurar loja padrão para cadastro de clientes via API” não foi preenchido
  • tipo_cliente: obrigatório – valores aceitos CONSUMIDOR ou REVENDA
  • contribuinte_icms: obrigatório – valores aceitos SIM ou NAO
  • indicativo_prestacao_servicos_construcao_civil: obrigatório – valores aceitos NAO_E_OBRA, EMPREITADA_TOTAL ou EMPREITADA_PARCIAL
  • data_cadastro: opcional – aceita somente datas no formato dd/mm/yyyy HH:mm – se não for informado será preenchido automaticamente com a data atual
  • data_nascimento: opcional – aceita somente datas no formato dd/mm/yyyy
  • private_label: opcional
  • codigo_identificacao_cliente: opcional
  • regra_fiscal_de_saida_ativada: opcional
  • enviar_para_a_frente_de_caixa: opcional
  • email: opcional
  • celular: opcional
  • telefone_residencial: opcional
  • telefone_comercial: opcional

6) Após preencher o arquivo, clique em IMPORTAR CSV, e localize o arquivo na sua máquina


7) Após selecionar o arquivo, clique em IMPORTAR


8) Após a importação do arquivo, você deve aguardar alguns instantes até o ERP processar o arquivo enviado. Um serviço que roda a cada 10 minutos irá processar o mesmo. Até que isso aconteça, os registros enviados ficaram com status PENDENTE


9) Os registros que o ERP não conseguir processar ficaram com o status de ERRO, e clicando nas ocorrências será detalhar o motivo

Ocorrência:


10) Para esse tipo de importação, não será possível utilizar a opção REPROCESSAR.

Em caso de erros, o usuário sempre necessitará subir um novo arquivo corrigido.


11) Os registros processados ficaram com o status IMPORTADO


Participantes de Convênio

1) Acesse o módulo Ferramentas > Importações


2) Clique no botão IMPORTAR


3) Selecione o tipo de importação “Participantes do Convênio”


4) Você pode baixar o CSV de exemplo clicando no link abaixo demonstrado


5) O CSV é formado pela seguintes colunas:

  • cpf_cnpj_participante: obrigatório – aceita somente números
  • cnpj_convenio: obrigatório – aceita somente números
  • status: obrigatório – valores aceitos ATIVO ou INATIVO
  • limite: obrigatório – aceita somente números – valor máximo 99999.99

6) Após preencher o arquivo, clique em IMPORTAR CSV, e localize o arquivo na sua máquina


7) Após selecionar o arquivo, clique em IMPORTAR


8) Após a importação do arquivo, você deve aguardar alguns instantes até o ERP processar o arquivo enviado. Um serviço que roda a cada 10 minutos irá processar o mesmo. Até que isso aconteça, os registros enviados ficaram com status PENDENTE


9) Os registros que o ERP não conseguir processar ficaram com o status de ERRO, e clicando nas ocorrências será detalhar o motivo

Ocorrência:


10) Para esse tipo de importação, somente usuários cadastrados como Administrador do Convênio, poderão realizar manutenções:


11) Os registros processados ficaram com o status IMPORTADO