Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Contas a Pagar > Aceite por EDI

Permissões de Usuário: MB__info

764 – Dar Aceite

1173 – Acompanhamento da Conciliação Auto. de Bloquetos

A tela de Aceite por EDI possibilita realizar o aceite das duplicatas através da troca eletrônica de dados com o banco.

Para realizar esse processo, devemos seguir os seguintes passos:

  1. Acessar o menu de Financeiro > Contas a Pagar > Aceite por EDI

 

 

2. Buscar: é possível filtrar as informações dos pagamentos por loja, Tipo de Data: Vencimento ou Importação, Faixa de Data, Faixa de Valor , status e Código de Barras;

Loja – pode utilizar o filtro loja para consulta;

Tipo de Data – pode-se utilizar o tipo de data Data de Vencimento ou Data de Importação como tipo de período de busca das informações;

Faixa de Data – intervalo de data para consulta das informações;

Faixa de Valor – intervalo de faixa de valor para consulta dos bloquetos importados pelo processo;

Status – após a importação das informações do arquivo de EDI Varredura / DDA pode-se selecionar o status para consulta, temos os seguintes status:

  • Aceite Automático – Esse status é ativado quando o bloqueto foi conciliado automaticamente com sucesso;
  • Conciliado – Esse status é ativado quando a duplicata localizada já possui aceite, nesse caso não é feita nenhuma alteração na duplicata;
  • Não Encontrado – Esse status é ativado quando não é possível localizar uma duplicata com base nas informações recebidas no bloqueto;
  • Duplicado – Esse status é ativado quando existe mais de uma duplicata que atende aquele mesmo bloqueto;
  • Aguardando Conferência – Esse status é ativado quando o parâmetro de conferência manual estiver ativo e a duplicata não estiver conferida;
  • Cedente não cadastrado – Esse status é ativado quando recebemos o arquivo do banco, mas não conseguimos identificar o cedente cadastrado no ERP;
  • Sacado não cadastrado – Esse status é ativado quando recebemos o arquivo do banco, mas não conseguimos identificar o sacado cadastrado no ERP;
  • Bloqueto Cancelado – Esse status é ativado quando recebemos no arquivo do banco um retorno identificanco que um bloqueto de inclusão foi cancelado pelo fornecedor.
  • Aceite Removido – Esse status é ativado quando o aceite do bloqueto é retirado pela tela do contas a pagar ou pela tela do aceite por EDI;
  • Bloqueto com sugestão – Esse status é para demonstrar bloquetos que possuem duplicatas na sugestão inicial. Ele irá considerar o intervalo de 30 dias a menos e a mais de acordo com vencimento do bloqueto. O valor é buscado R$50,00 para menos e para mais de acordo com o valor liquido do Bloqueto.

Código de Barras – pode-se consultar informando o código de barras do bloqueto, quando utilizado este filtro o ERP não considerará os outros filtros informados para consulta.

Fornecedor – pode-se consultar pelo nome ou CNPJ do fornecedor enviado no bloqueto;

Tipo de Movimento – listará os tipos de movimentos que são enviados para os bloquetos. São listados os tipos de alteração, inclusão e pedido de cancelamento;

No resultado da busca, é demonstrada as informações do Número do Documento,  Duplicata (quando o registro estiver com os status de: aceite automático e conciliado), CNPJ do fornecedor, CNPJ Loja , Loja,  Fornecedor, Data de Importação, Data de Vencimento, Valor Nominal, Valor do Desconto ,  Valor de Abatimento, Status, numero do código de barras e Tipo de Movimento;

 

 

Na coluna  Duplicata existe o link para acessar a tela de edição de duplicata.

 

3. : para prosseguir com o aceite via EDI.

Nesta opção o sistema informa a duplicata que foi realizado o aceite automático ou que esta conciliada.

Caso exista divergência entre data de vencimento de acordo com a tolerância de 7 dias (para mais, ou para menos) e numero de documento aproximado o sistema irá sugerir as duplicatas que podem ser utilizadas para aceite automático

4. : Para acessar as ocorrências de cada registro referente a bloqueto, pode-se acessar o ícone de ocorrência.

Neste histórico de ocorrências será gravado todos as movimentações ocorridas com o registro.

 

  • Alterações de Bloquetos

No arquivo de varredura por EDI pode ocorrer alteração de data de vencimento para bloquetos já conciliados ou com aceite automático. Para estes casos a funcionalidade de aceite po EDI fará:

  1. Alteração de Data de Vencimento
  • Nestes casos o sistema irá considerar o último registro enviado e manterá o histórico do envio anterior.
  • Quando for enviado uma alteração de data de vencimento e o bloqueto esteja com o status de conciliado, não será retirado o aceite da duplicata e o registro será gravado como conciliado;
  • Quando for enviado uma alteração de data de vencimento e o bloqueto esteja com o status de aceite automático no momento da busca se tiver divergência entre a data de vencimento do bloqueto e o da duplicata o aceite automático será retirado e o status do registro de alteração enviado ficará como não encontrado.

Quando for enviado um novo registro com a alteração de vencimento o sistema fará um novo aceite de acordo com as regras abaixo existente na funcionalidade entre o bloqueto enviado e a duplicata do contas a pagar:

  • Loja (filial ou matriz)
  • Fornecedor
  • Data de Vencimento
  • Valor Nominal
  • Descontos (Valor do Abatimento + Valor Descontos Financeiros)
  • Duplicata Ativa
  • Número do documento

   

      2. Desconto 

  • São validados os tipos de desconto enviados no bloqueto:  valor e percentual;
    1 – Valor –  Se for enviado o desconto como valor então seguiremos a seguinte validação:

Valor de desconto enviado no EDI = Soma dos descontos financeiro + desconto comercial + abatimento da duplicata

 

2 – Percentual – Caso enviado no arquivo um percentual de desconto

  • No registro de EDI aceite – Iremos calcular o valor do desconto utilizando o Valor nominal enviado no registro x % de desconto enviado = valor dos descontos

Valor de desconto enviado no EDI = Soma dos descontos financeiro + desconto comercial + abatimento da duplicata

 

5. Quando o registro na tela de Aceite por EDI estiver com o status : “Não Encontrado” é possível verificar os campos que estão divergentes através da opção de Sugestão.

Será possível na tela de sugestão realizar uma nova busca de duplicatas informando os parâmetros no filtros de Data de Vencimento e Valor Liquido disponíveis na tela.

 

Ao selecionar um registro e a opção de aceite a funcionalidade irá verificar se a duplicata esta com todos os campos de acordo com o bloqueto.

Se não estiver será exibida mensagem de alerta com a opção de prosseguir ou não.

Na grade existe a opção do link da duplicata, ao acessar a tela de edição da duplicata e realizar as alterações é possível dar o aceite conciliando assim o bloqueto manualmente.

Para isto realizar uma nova busca na tela de sugestão e selecionar o bloqueto e duplicata

3- Aceite em Automáticos para fornecedores relacionados 

O objetivo deste cadastro é permitir que os bloquetos enviados por fornecedores relacionados seja realizado o aceite automático ou a conciliação. Estes fornecedores são relacionados entre si, mas não são matriz filial.

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Cadastro > Empresas Relacionadas para Aceite por EDI

 

Para realizar esse processo, devemos seguir os seguintes passos:

  1. Acessar o menu  Cadastro > Empresas Relacionadas para Aceite por EDI

 

Incluindo fornecedores relacionados

No cadastro de Empresas Relacionada para aceite por EDI temos a opção de definir se o CNPJ do Fornecedor relacionado será enviado no arquivo de remessa de EDI – Pagamento de Títulos. Para isto é necessário habilitar a opção “Utiliza CNPJ relacionada no EDI para pagamento de títulos”

 

Após confirmar o sistema irá exibir a tela abaixo

 

Quando habilitado “Utiliza CNPJ relacionada no EDI para pagamento de títulos” na duplicata onde ocorreu o aceite relacionando o CNPJ teremos esta informação na edição.

 

  • Validação para o aceite automático utilizando o cadastro de empresas relacionadas ao aceite por EDI 

Se no bloqueto o CNPJ estiver diferente do CNPJ da duplicata do contas a pagar o ERP irá verifica se o CNPJ do bloqueto esta cadastrado como CNPJ relacionado no cadastro do favorecido da duplicata do contas a pagar.
SIM – irá validar os demais campos para o aceite automático, se os mesmos estiverem de dentro das validações o bloqueto ficará com o status de aceite automático caso a duplicata do contas a pagar esteja sem aceite.
SIM – irá validar os demais campos para o aceite automático, se os mesmos estiverem de dentro das validações e o bloqueto ficará com o status de conciliado caso a duplicata do contas a pagar esteja com aceite.

 

3- Aceite automático validando o valor de desconto 

De acordo com parâmetro de tolerância de desconto  em Financeiro / Configurações /  Parâmetro do Módulo Financeiro /  Conciliação Automática – Aceite por EDI “Valor de tolerância de diferença à menor entre o valor da duplicata e do bloqueto” eValor de tolerância de diferença à maior entre o valor da duplicata e do bloqueto” no momento da conciliação do bloqueto o ERP irá validar  se a divergência entre o valor de desconto do bloqueto e da duplicata está dentro da tolerância cadastrada tanto para mais ou menos e os demais parâmetros de validação esteja de acordo será realizado o aceite automático ou a conciliação.

 

4- Reprocessamento automático de bloquetos 

No reprocessamento iremos buscar os bloquetos para o aceite automático ou conciliação validando duas regras:

1 º Busca dos bloquetos pela data de importação e data de vencimento: importados com até 15 dias posterior a data atual e com até 7 dias antes da data de vencimento do bloqueto.
Por exemplo:
Exemplo

Importação do arquivo em 11/10/2019
Vencimento da 20/12/2019

Por data de Importação: Até o dia 26/10/2019 o sistema fará a busca do bloqueto para tentar conciliar pela data de importação
Por data de Vencimento: Até o dia 13/12/2018 o sistema fará a busca do bloqueto para tentar conciliar pela data de vencimento

 

2º Atualização da duplicata no contas a pagar: Quando uma duplicata for incluída ou alterada no contas a pagar o reprocessamento do Aceite por EDI será acionado e buscará os bloquetos que possam ser conciliados. Desta forma aumentamos a cobertura do reprocessamento no aceite por EDI.

 

5- Pedido de Baixa de Bloqueto enviado (estará disponível a partir da versão 243.01)

Quando o fornecedor cancela um bloqueto já enviado através do arquivo de varredura, esta informação é identificada com o tipo de movimento pedido de baixa.

Estes bloquetos que foram enviados como pedido de baixa serão identificados através do status : Bloqueto Cancelado

 

  • Quando enviado um bloqueto com pedido de baixa/ cancelado e o bloqueto anterior estiver com o status de aceite automático ou conciliado o ERP irá alterar o status do bloqueto para Bloqueto Cancelado e irá:
    • Tirar o aceite da duplicata
    • Remover o código de barras caso o mesmo esteja igual ao código de barras enviado como inclusão
    • Gravar nas ocorrências do bloqueto que o mesmo foi removido pelo pedido de baixa

Observação: Se o código de barras da duplicata estiver diferente do código enviado no momento da inclusão, este código não será removido da duplicata porém o bloqueto ficará com o status de bloqueto Cancelado.

 

6- Aceite por EDI – Validação de Matriz/Filial (estará disponível a partir da versão 243.01)

No aceite por EDI pode-se definir  em qual CNPJ será realizado o aceite: CNPJ da loja Matriz / Filial ou no CNPJ da loja , para isto deve-se habilitar o parâmetro “Buscar duplicatas também pela matriz ao realizar o aceite automático” ;

 

Exemplo:

Matriz Loja 8

Filiais : 13,14,15,16

O bloqueto foi enviado para a Loja 8

A duplicata existe na loja 15

Então: o sistema dará aceite na duplicata da loja 15 pois é filial da loja 8.

 

7- Aceite por EDI – Status Aceite Removido – A partir da versão r250.01

Ao retirar o aceite de uma duplicata pela tela do contas a pagar ou pelo do Aceite por EDI a duplicata e o bloqueto serão atualizados.

Será permitido retirar o aceite da duplicata ou do bloqueto quando o status do bloqueto estiver como: aceite automático ou conciliado.

 

Na duplicata ocorrerá as seguintes ações:

  • Será removido o código de barras;
  • Será removido o aceite;
  • Será gravada ocorrências que o aceite foi removido pela funcionalidade

 

Ao selecionar SIM o ERP identifica se está duplicata o aceite ocorreu pela funcionalidade de aceite automático e irá atualizar o status do bloqueto para Aceite Removido

 

No momento está atualização de bloqueto ocorrerá para bloquetos com status de Aceite Automático;

Ao retirar o aceite e o bloqueto ficará com o status de Aceite Removido e não será mais utilizado no reprocessamento do aceite e nem terá a opção de sugestão de duplicata (aceite manual)

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