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3220 – Agendamento de Cobrança

Este módulo permite realizar cobranças de tipos de duplicatas conforme a configuração de prazos pré estipulados de período após o vencimento.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Devemos acessar o menu: Financeiro > Agendamento de Cobrança

  1. Na tela inicial , podemos realizar a pesquisa das cobranças através dos filtros:
  2. Ação: As ações já informadas para facilitar a identificação e dar continuidade na cobrança. É disponibilizado algumas padrões: Realizar Novo Contato, Protestar Cobrança, Aguardar Pagamento e Não Houve Cobrança, essas podem ser inativadas e conforme a necessidade ser acrescentadas novas;
  3. Motivo: Os motivos já informados para facilitar a identificação e dar continuidade na cobrança. É disponibilizado algumas padrões: Cliente Viajando, Cliente Não Atende, Cliente Não Estava em Casa, Cliente Pagou, Cliente Virá Negociar na Loja, Recado com Terceiros, Número Incorreto, essas podem ser inativadas e conforme a necessidade ser acrescentadas novas;
  4. Loja: Informar a(s) loja(s) que está gerindo as cobranças;
  5. Tipo de Pessoa: Informar o Tipo de Pessoa que gostaria de gerir as cobranças (Cliente, Convênio, Fornecedor…);
  6. Pessoa: Informar a Pessoa específica que gostaria de gerir as cobranças;
  7. Cobrador: Visualizar as cobranças do ultimo responsável que realizou o contato com o cliente para verificar o andamento;
  8. Tipo Status: Poderá visualizar as dividas pendentes ou as dividas já quitadas que tiveram cobranças registradas;
  9. Tipo de Período: Data para Cobrar, Data de Vencimento, Data de Emissão da Duplicata, Data de Cobrança ou Data da Próxima Cobrança;
  10. Período: Informar o período de data para realizar a busca;
  11. Tipo de Duplicata: Informar o Tipo de Duplica que gostaria de filtrar as cobranças (Convênio Cliente/Empresa, Venda Boleto, Devolução de Compra…);
  12. Buscar: Após o preenchimento dos filtros desejado, é preciso clicar em buscar para o sistema apresentar o resultado da consulta;

12. Para prosseguir com o registro da cobrança clique no ícone de balão , será aberto a tela para registro do contato, selecione os títulos que foi realizado a negociação, informe o motivo, ação e data da próxima cobrança, para gravar clique no botão salvar;

13. Para visualizar o detalhamento e registros de forma analítica do andamento das cobranças de um cliente clique no ícone folha de papel, selecione o titulo correspondente e abaixo será listado o histórico dos contatos realizados;

Para realizar a manutenção ou inserção de novos motivos ou ações siga os seguintes passos:
1. Acesse a tela de cobrança , clique no ícone de mais;
2. Inativar, informe a descrição e altere o status e clique no botão gravar;
3. Para inserção de novos após informar a descrição , clique no botão salvar;

4. As telas de cobrança na coluna título possibilita um link para acessar a duplicata , nesta foi disponibilizado o acesso as ocorrências de cobrança;

5. As cobranças serão apresentadas conforme a configuração de prazos pré estipulados de período após o vencimento , para realizar essa configuração acesse o menu: Financeiro > Configurações > Parâmetros do Módulo Financeiro , na Aba Configuração de Duplicatas informe para cada tipo o Período de Aguardo para Cobrança;

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