Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Agendamento de Cobrança

Permissões de Usuário:

3220 – Agendamento de Cobrança

Este módulo permite realizar cobranças de tipos de duplicatas conforme a configuração de prazos pré estipulados de período após o vencimento.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Devemos acessar o menu: Financeiro > Agendamento de Cobrança

  1. Ação: As ações já informadas para facilitar a identificação e dar continuidade na cobrança. É disponibilizado algumas padrões: Realizar Novo Contato, Protestar Cobrança, Aguardar Pagamento e Não Houve Cobrança, essas podem ser inativadas e conforme a necessidade ser acrescentadas novas;
  2. Motivo: Os motivos já informados para facilitar a identificação e dar continuidade na cobrança. É disponibilizado algumas padrões: Cliente Viajando, Cliente Não Atende, Cliente Não Estava em Casa, Cliente Pagou, Cliente Virá Negociar na Loja, Recado com Terceiros, Número Incorreto, essas podem ser inativadas e conforme a necessidade ser acrescentadas novas;
  3. Loja: Informar a(s) loja(s) que está gerindo as cobranças;
  4. Tipo de Pessoa: Informar o Tipo de Pessoa que gostaria de gerir as cobranças (Cliente, Convênio, Fornecedor…);
  5. Pessoa: Informar a Pessoa específica que gostaria de gerir as cobranças;
  6. Cobrador: Visualizar as cobranças do ultimo responsável que realizou o contato com o cliente para verificar o andamento;
  7. Tipo Status: Poderá visualizar as dividas pendentes ou as dividas já quitadas que tiveram cobranças registradas;
  8. Tipo de Período: Data para Cobrar, Data de Vencimento, Data de Emissão da Duplicata, Data de Cobrança ou Data da Próxima Cobrança;

    Data para Cobrar: Serão considerados as cobranças conforme a configuração de prazos pré estipulados de período após o vencimento e as cobranças que foram reagendadas como próxima cobrança para esse período
    Data de Vencimento: Considerará a data de vencimento da duplicatas
    Data Emissão: Considerará a data de emissão da duplicatas
    Data da Cobrança: Filtrará as cobranças realizada pela data de interação do cobrador
    Data da Próxima Cobrança: Filtrará pela data informada para próxima cobrança
  9. Período: Informar o período de data para realizar a busca;
  10. Tipo de Duplicata: Informar o Tipo de Duplica que gostaria de filtrar as cobranças (Convênio Cliente/Empresa, Venda Boleto, Devolução de Compra…);
  11. Buscar: Após o preenchimento dos filtros desejado, é preciso clicar em buscar para o sistema apresentar o resultado da consulta;

Após o sistema carregar o resultado da consulta, serão apresentadas as seguintes informações:

  • Cliente: Cliente portador das duplicatas em aberto.
  • Próxima Cobrança: Data cadastrada para a próxima cobrança.
  • Próxima Ação: Próxima ação de cobrança.
  • Último Motivo: Último motivo de cobrança.
  • Último Cobrador: Nome do último cobrador.
  • Atraso Médio: Média dos dias de atraso das duplicatas em aberto.
  • Qtd. Títulos: Quantidade de duplicatas em aberto.
  • Total dos Títulos: Valor total das duplicatas em aberto.
  • Menor Vencimento: Menor data de vencimento conforme foi selecionada.
  • Maior Vencimento: Maior data de vencimento conforme foi selecionada.
  • Ações: É possível realizar uma cobrança e consultar as duplicatas em aberto através dos ícones.

Para realizar uma inclusão de cobrança siga os seguintes passos

  1. Ações: Para incluir uma ação de cobrança clique em  .

Após clicar no ícone de inclusão de cobrança o sistema apresentará as seguintes informações:

  • Campo de Seleção: Possível selecionar a(s) duplicata(s) para incluir a cobrança.
  • Título: Link com o número da duplicata.
  • Loja: Loja recebedora da duplicata.
  • Motivo: Motivo pelo qual a cobrança foi realizada.
  • Vencimento: Data de vencimento das duplicatas.
  • Dias em Atraso: Quantidade de dias em atraso da duplicata.
  • Valor Líquido: Valor atual da duplicata em aberto.
  • Próxima Cobrança: Data da próxima cobrança.
  • Espécie: Tipo da duplicata.
  • Cobrador: Pessoa que realizou a última cobrança.

Para incluir a cobrança siga os seguintes passos:

  1. Selecione: A(s) duplicata(s) para inclusão de cobrança;
  2. Motivo: Selecione o motivo da cobrança;
  3. Ação: Selecione a ação de cobrança;
  4. Próxima Cobrança: Insira a data para a próxima cobrança;
  5. Observação: Caso necessário, inclua uma observação para a cobrança;
  6. Salvar: Após preencher os campos clique em .

Após salvar a inclusão de cobrança para o cliente, será apresentado uma mensagem de confirmação. Ao consultar novamente os dados serão atualizados conforme inclusão.

Para consultar as duplicatas em aberto siga os seguintes passos:

  1. Ações: Para consultar as duplicatas em aberto clique em  .

Após clicar no ícone consultar duplicatas o sistema apresentará as seguintes informações:

  • Seleção: Selecione a(s) duplicata(s) para consulta.
  • Título: Link com o número da duplicata.
  • Loja: Loja recebedora da duplicata.
  • Espécie: Tipo da duplicata.
  • Valor Líquido: Valor atual da duplicata em aberto.
  • Vencimento: Data de vencimento das duplicatas.
  • Movimentos de Origem: Nos casos de duplicatas do tipo Convênio Cliente/Empresa por participante será possível consultar os lançamentos que originam a duplicata através do ícone  . Quando não, o ícone ficará desabilitado.
Ao selecionar uma duplicata será apresentado as seguintes informações de cobranças:
  • Data de Cobrança: Data da cobrança do cliente.
  • Próxima Cobrança: Data da próxima cobrança do cliente.
  • Motivo: O motivo cadastrado da cobrança.
  • Ação: Ação de cobrança.
  • Cobrador: Pessoa responsável pela cobrança.
  • Observação: Informações cadastradas.

Ao clicar no ícone   será apresentado a origem dos movimentos da duplicata do tipo Convênio Cliente/Empresa por participante.

Na tela de agendamento cobrança também é possível realizar a exportação da consulta em arquivos no formato PDF e Excel.

Clique no “botão verde” ao lado do buscar que as seguintes formatações estarão disponíveis para consulta.

Exportação PDF:

Exportação Excel:

Leave a Reply