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3220 – Agendamento de Cobrança

Este módulo permite realizar cobranças de tipos de duplicatas conforme a configuração de prazos pré estipulados de período após o vencimento.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Devemos acessar o menu: Financeiro > Agendamento de Cobrança

  1. Na tela inicial , podemos realizar a pesquisa das cobranças através dos filtros:
  • Ação: As ações já informadas para facilitar a identificação e dar continuidade na cobrança. É disponibilizado algumas padrões: Realizar Novo Contato, Protestar Cobrança, Aguardar Pagamento e Não Houve Cobrança, essas podem ser inativadas e conforme a necessidade ser acrescentadas novas.
  • Motivo: Os motivos já informados para facilitar a identificação e dar continuidade na cobrança. É disponibilizado algumas padrões: Cliente Viajando, Cliente Não Atende, Cliente Não Estava em Casa, Cliente Pagou, Cliente Virá Negociar na Loja, Recado com Terceiros, Número Incorreto, essas podem ser inativadas e conforme a necessidade ser acrescentadas novas.
  • Loja: Informar a(s) loja(s) que está gerindo as cobranças.
  • Cliente: Informar um cliente especifico que gostaria de gerir as cobranças.
  • Cobrador: Visualizar as cobranças do ultimo responsável que realizou o contato com o cliente para verificar o andamento.
  • Tipo Status: Poderá visualizar as dividas pendentes ou as dividas já quitadas que tiveram cobranças registradas.
  • Tipo Período: Data de Vencimento, Data de Emissão da Duplicata, Data de Cobrança ou Data da Próxima Cobrança.

2. Para prosseguir com o registro da cobrança clique no ícone de balão , será aberto a tela para registro do contato, selecione os títulos que foi realizado a negociação, informe o motivo, ação e data da próxima cobrança, para gravar clique no botão salvar.

3. Para visualizar o detalhamento e registros de forma analítica do andamento das cobranças de um cliente clique no ícone folha de papel, selecione o titulo correspondente e abaixo será listado o histórico dos contatos realizados.

Para realizar a manutenção ou inserção de novos motivos ou ações siga os seguintes passos:
– Acesse a tela de cobrança , clique no ícone de mais.
– Inativar, informe a descrição e altere o status e clique no botão gravar.
– Para inserção de novos após informar a descrição , clique no botão salvar.

As telas de cobrança na coluna título possibilita um link para acessar a duplicata , nesta foi disponibilizado o acesso as ocorrências de cobrança.

As cobranças serão apresentadas conforme a configuração de prazos pré estipulados de período após o vencimento , para realizar essa configuração acesse o menu: Financeiro > Configurações > Parâmetros do Módulo Financeiro , na Aba Configuração de Duplicatas informe para cada tipo o Período de Aguardo para Cobrança.


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