Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Contratos Financeiros > Consultar

Financeiro > Análise de Crédito

Permissões de Usuário: MB__info

1059 – Alterar Vencimento AP – ilimitado
1060 – Alterar Vencimento AR – ilimitado
954 – Contas a Pagar – Incluir Despesas
1513 – Contas a Pagar – Loja Lança Despesa da Central
264 – Contrato Financeiro Alterar
262 – Contrato Financeiro Consultar
263 – Contrato Financeiro Incluir
2134 – Análise de Crédito

Apresentamos a nova rotina de Análise de Crédito para Receitas de Contratos Financeiros do Bluesoft ERP. Com ela, será possível ter controle de operações que possam oferecer riscos de inadimplência para a loja, aumentando a segurança dos recebimentos.

Ao finalizar a inclusão da receita pelo Contrato Financeiro, o sistema irá gerar um movimento de análise para aprovação ou bloqueio do crédito, e portanto da receita, nos seguintes casos:

  • Forma de Pagamentos como cheques ou boletos;
  • Pagamentos a prazo;
  • Saldo insuficiente;
  • Cliente com duplicatas em atraso ou em cartório.

Qualquer uma das condições acima deixará a receita em estado de espera enquanto um colaborador responsável analisa as condições do cliente em questão para que tome uma decisão.

Casos em que o crédito será aprovado automaticamente:

  • Pagamento em cartão;
  • Pagamento à vista em dinheiro;

Os dados informados na geração da receita não serão perdidos. Após a aprovação do crédito, a duplicata será gerada automaticamente, conforme as informações preenchidas anteriormente.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1. Parametrizações

O primeiro passo para utilização da análise de crédito, são as parametrizações do sistema.

Financeiro > Configurações

Temos o quadro “Análise de Crédito” que possui todos os parâmetros relacionados:

parametros

  1. Controle de Análise de Crédito: esse parâmetro identifica se a análise de crédito será utilizada ou não. Caso você não deseje utilizar a rotina, basta manter o parâmetro desativado.
  2. Títulos em atraso: define o que deve ser feito quando houverem duplicatas para o cliente em questão que estejam vencidas. Podendo manter como: desativado (duplicatas em atraso não geram análise de crédito), bloqueado (os movimentos são bloqueados automaticamente) ou Incluir na Análise de Crédito (necessita aprovação).
  3. Títulos em Cartório: define o que deve ser feito quando houverem duplicatas em cartório, ou seja, duplicatas que estejam vencidas a mais de uma quantidade de dias determinados.
  4. Quantidade de Dias para Considerar Títulos em Cartório: define a quantidade de dias após o vencimento deverão ser considerados para que uma duplicata esteja em cartório. Por exemplo: 30 dias.

Parâmetros do Cliente:

No cadastro do cliente, também foi adicionada uma aba referente a Análise de Crédito. Nessa aba, será possível definir:

  1. Status do Cliente: esse campo define o status do cliente, podendo ser: Liberado, Bloqueado, Devedor, Protestado ou Em Análise. Caso o cliente esteja parametrizado como bloqueado, ou “em análise, por exemplo, todas os pedidos realizados para o mesmo poderão ser automaticamente bloqueados ou enviados diretamente para análise, independente das demais regras (saldo de crédito ou forma de pagamento).
  2. Limite de Crédito: define qual é o limite de crédito para o cliente. Caso o campo esteja preenchido como zero, o cliente será considerado como ilimitado. Isto é, nunca será feito o controle de saldo de crédito para esse cliente.
  3. Limite utilizado: mostra o quanto do limite já foi utilizado pelo cliente.
  4. Saldo: mostra quanto o cliente ainda tem disponível para gasto.

2. Análise de Crédito

Após as parametrizações citadas, sempre que uma receita for gerada, o sistema irá analisar automaticamente as condições mencionadas anteriormente. Caso seja identificada alguma dessas condições, será gerada uma movimentação de análise de crédito.

Ao clicar no botão “gerar duplicata” na tela de receitas, será exibida uma mensagem informando ao usuário que foi gerado um movimento de análise para esta duplicata e os motivos da geração do mesmo.

analise contrato

 

Ao acessar o menu Financeiro > Análise de Crédito, é possível localizar o movimento gerado:

analise credito contrato

Nesta tela, o usuário responsável pelas análises poderá identificar o cliente da análise, o movimento que deu origem a ela (Neste caso, Receita com Contrato), valor de saldo disponível do cliente, entre outros.

Clicando no link “em análise”, este usuário poderá identificar quais foram os motivos para geração da análise:

motivos

Com base nisso, o usuário poderá fazer a análise do cliente e tomar a decisão de aprovação ou bloqueio deste movimento.

Caso a análise seja aprovada, a duplicata será gerada automaticamente conforme os dados informados no momento da geração da receita:

duplicata

 

Para mais informações, entre em contato com o nosso suporte.

Leave a Reply