Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Contas a Pagar > Agendamentos (EDI) > Autorização de Agendamento EDI

Permissões de Usuário: MB__info

1046 – Autorizar Agendamento Bancário

Pela tela de Autorização de Agendamentos EDI é possível aprovar que o Sistema Bluesoft ERP transmita o agendamento de pagamento ao Banco, via EDI Eletrônico (sigla de Electronic Data Interchange, que em português significa Troca Eletrônica de Dados, clique aqui para conhecer mais).

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1 – Acessar o menu de Financeiro > Contas a Pagar > Agendamentos (EDI) > Autorização de Agendamento EDI:

 

Na tela existem alguns filtros que facilitam a localização dos borderô e também dos pagamentos diretos. Após selecionar os filtros, devemos clicar em “Buscar“:

 

Na Busca das informações existem duas opções de autorização, a de Pagamentos de Títulos e a de Pagamento Direto. Veja abaixo como é o funcionamento dessas duas opções:

Incluímos o filtro Status de Agendamento para que seja possível acompanhar o andamento da geração do arquivo remessa e a sua disponibilização no diretório da Van. Assim podemos acompanhar se não ocorreu nenhum erro nesta geração. Aguardando :

Aguardando: Aguardando autorização do usuário
Agendado: borderôs agendado mas não foi gerado arquivo
Aguardando envio: arquivo gerado porém não foi transmitido para van
Enviando: arquivo gerado e enviando para a pasta de captura da VAn
Enviado: arquivo gerado e salvo na pasta de captura da Van
Com erro: remessa com erro em qualquer etapa da geração do arquivo

Pagamento de Títulos


O Pagamento de Títulos é o nome do produto bancário que permite que uma empresa faça pagamentos de títulos com código de barras (boletos) através de EDI com um Banco.

Para realizar um pagamento de um título com código de barras através do sistema Bluesoft ERP você deve seguir esse procedimento:

1. Certifique-se em seu banco com seu gerente de contas, que o produto Pagamento de títulos (com código de barras) está habilitado, e que o banco está pronto para receber arquivos de pagamento através de uma VAN de sua preferência. Cada banco pode ter uma denominação diferente para esse serviço.

2. Certifique-se de que a Bluesoft foi informada para que a Conta Bancária seja habilitada para fazer pagamentos através de EDI.

3. Cadastre o convênio bancário no produto Pagamento. O seu banco deverá lhe fornecer um código que é o número de convênio, ou número de perfil. Clique aqui, para maiores informações.

4. Certifique-se de que o banco, a agência, e conta bancária da loja estão devidamente cadastrados no sistema. Para maiores informações sobre o cadastro de Contas Bancárias, clique aqui.

5. Crie o Borderô de Pagamento de Títulos. Mesmo que você envie o agendamento para o banco imediatamente, este só realizará o pagamento na data informado no campo “Data de Pagamento”. Isso permite agendar pagamentos com antecedência. Clique aqui, para maiores informações.

6. Na tela de Autorização de agendamento, devemos autorizar o envio do Pagamento para o Banco. Basta buscar o borderô de pagamento de títulos e então autorizar para que o Sistema Bluesoft transmita o agendamento de pagamento ao Banco.

pagtit

Na coluna de Ação pode ser autorizado os arquivos individualmente ou existe a opção para autorização em Lote, conforme imagem abaixo:

lote

Após a autorização devemos aguardar o retorno do banco de confirmação, e de liquidação. Em regra geral o banco confirma o recebimento do agendamento de pagamento na mesma data da autorização, e informa sobre a liquidação do dia do pagamento. Consulte a situação do agendamento na Consulta Analítica de Agendamentos. Clique aqui para saber mais sobre esse processo.

 

Pagamento Direto


O Pagamento Direto é o nome do produto bancário que permite que uma empresa faça pagamentos por meio de transferência bancária (DOC/TED) através de EDI com um Banco.

Para realizar um DOC/TED através do sistema Bluesoft ERP você deve seguir esse procedimento:

1. Certifique-se em seu banco com seu gerente de contas, que o produto Pagamento Direto (DOC/TED) está habilitado, e que o banco está pronto para receber arquivos de pagamento através de uma VAN de sua preferência. Cada banco pode ter uma denominação diferente para esse serviço, no Banco Bradesco, por exemplo, o serviço é chamado de PagFor.

2. Certifique-se de que a Bluesoft foi informada para que a Conta Bancária seja habilitada para fazer pagamentos através de EDI.

3. Cadastre o convênio bancário no produto pagamento. O seu banco deverá lhe fornecer um código que é o número de convênio, ou número de perfil. Para maiores informações, clique aqui.

4. Certifique-se de que o banco, a agência, e conta bancária da loja e do favorecido do depósito estão cadastrados no ERP Bluesoft. Clique aqui, para saber mais.

5. Crie o Borderô de Pagamento Direto. Mesmo que você envie o agendamento para o banco imediatamente, este só realizará o pagamento na data informada no campo “Data de Pagamento”. Isso permite agendar pagamentos com antecedência.

6. Autorize o envio do Pagamento par ao Banco. Basta buscar o borderô de pagamento direto pela data de pagamento, e então autorizar para que o Sistema Bluesoft transmita o agendamento de pagamento ao Banco.

dados

Realizado o Agendamento devemos aguardar o retorno do banco de confirmação, e de liquidação. Em regra geral o banco confirma o recebimento do agendamento de pagamento na mesma data da autorização, e informa sobre a liquidação do dia do pagamento. Consulte a situação do agendamento na Consulta Analítica de Agendamentos. Clique aqui para saber mais sobre esse processo.

Leave a Reply