O extrato bancário EDI permite configurar ações automáticas que o sistema pode realizar ao receber um determinado lançamento no extrato bancário.
Há dois tipos de ações: lançamentos automáticos e baixa automática de cartões.

Lançamentos Automáticos

Lançamentos automáticos são úteis principalmente para taxas bancárias e outros tipos de movimentação que você tem ciência apenas no momento da consulta do extrato.
Para criar um lançamento automático você deve vincular um código e descrição de histórico com um tipo de movimento bancário, dessa forma, sempre que o sistema receber através de EDI um extrato que contenha um lançamento com tal histórico, automaticamente fará um lançamento de mesmo valor no controle bancário.

Baixa de Cartões

É também possível associar um lançamento no extrato com o depósito realizado pela administradora de cartões de crédito, dessa forma se o valor do depósito for idêntico a somatória de cartões aguardando para serem baixados na tesouraria, o sistema fará a baixa dos cartões automaticamente. Gerando assim um lançamento já conciliado no controle bancário.

Exemplo: Suponha que a a Redecard faça depósitos diários que sempre aparecem do extrato recebido por EDI com o código de histórico 1234 e descrição ‘REDECARD DÉBITO’, você poderá vincular então esse histórico com os tipos de cartões REDECARD DÉBITO POS e REDECARD DÉBITO TEF.

Imagine agora que chegou um extrato do banco com o seguinte lançamento:

  • 1234 – REDECARD DÉBITO => R$ 1256,00

 

Ao identificar o lançamento, e verificar que foi configurado uma baixa automática para esse histórico, o sistema automaticamente, somará os valores de cartões a baixar com data de previsão de crédito para a data do extrato, e se o valor for R$1256, os cartões serão baixados automaticamente.

Leave a Reply