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Permissões de Usuário: MB__info

1059 – Alterar Vencimento AP – ilimitado
1060 – Alterar Vencimento AR – ilimitado
 954 – Contas a Pagar – Incluir Despesas
1513 – Contas a Pagar – Loja Lança Despesa da Central
264 – Contrato Financeiro Alterar
262 – Contrato Financeiro Consultar
263 – Contrato Financeiro Incluir

O Contrato Financeiro de Consumo de Gás Canalizado é utilizado para incluir despesas referentes a gastos com gás na empresa.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Na tela de Contratos Financeiros, clique no botão Incluir Contrato e selecione a opção Consumo de Gás Canalizado e acione o botão Selecionar:

Será exibida a seguinte tela:

  1. Tipo de Contrato: exibe o tipo de contrato que foi selecionado anteriormente;
  2. Subtipo do Contrato: permite selecionar um subtipo de contrato para ser associado ao contrato cadastrado. Para saber mais sobre subtipo, acessar o post : https://wp.me/p2NG8O-5Fy
  3. Prestador do Serviço: permite selecionar o prestador de serviço (por exemplo: SABESP);
  4. Periodicidade: Permite selecionar entre as opções Eventual ou Recorrente;
  5. Vencimento das duplicatas: O campo só é habilitado quando a periodicidade é Recorrente, e permite selecionar o período de vencimento das duplicatas.
  6. Período de Vigência: permite informar o período de vigência para este contrato. Selecionando a opção “recorrente” na opção anterior, é possível definir prazo de vigência final como indeterminado;
  7. Valor do lançamento: permite selecionar entre “valor fixo” ou “variável”. Caso seja selecionada a opção “fixo”, o usuário deverá informar o valor para o contrato. As despesas terão sempre o valor informado e não permitirá valores diferentes;
  8. Valor máximo da despesa: O campo só é habilitado quando Valor do Lançamento for “variável” e permite estipular um valor máximo para cada lançamento de despesa deste contrato;
  9. Valor Máximo no Período: O campo só é habilitado quando a periodicidade é Recorrente e permite estipular um valor máximo para cada lançamento deste contrato;
  10. Descrição: define uma descrição para facilitar a identificação do contrato;
  11. Permite adiantamento: define se o contrato poderá ter adiantamentos ou não;
  12. Loja pode criar lançamento: define se a loja poderá criar os lançamento ou não;
  13. Pis e Cofins:a partir do contrato financeiro pode-se definir a alíquota do Pis e Cofins.
  14. Tipo de nota fiscal de serviço: vem previamente preenchido com o tipo de nota fiscal definido para o tipo de contrato;
  15. Forma de pagamento: Permite informa uma forma de pagamento padrão no momento de lançar a despesa, porém este dado pode ser alterado.
  16. Quantidade de parcelas: O campo só é habilitado quando a periodicidade é Eventual, e se refere ao Número de parcelas padrão no momento de lançar a despesa, porém este dado pode ser alterado.
  17. Prazo para parcela: O campo só é habilitado quando a periodicidade é Eventual, e se refere ao Prazo de parcela padrão no momento de lançar a despesa, porém este dado pode ser alterado.
  18. Vincular um orçamento: Este campo só é disponível para ser marcado quando a Periodicidade é Eventual e o Valor do lançamento é Variável.
    Ao habilitar este checkbox, após selecionar as lojas será possível vincular um orçamento financeiro  e o valor ao contrato.  Este valor ficará como comprometido no orçamento e ao lançar uma despesa por este contrato o valor ficará como realizado. Os orçamentos serão vinculados por loja. Para saber mais sobre orçamento, acessar o post: https://wp.me/p2NG8O-8Bx
  19. Modelo de contrato: Permite selecionar um modelo de contrato. Este modelo irá influenciar na impressão do contrato. Para saber mais sobre modelo de contrato, acessar o post: https://wp.me/p2NG8O-78C

Após preencher corretamente os campos citados acima, clique no botão Prosseguir.

Será exibida a seguinte tela:

seleciona lojas

  1. Lojas: permite selecionar quais lojas poderão fazer lançamentos para esse contrato.
  2. Permite Ratear Pagamento: define se o valor da despesa poderá ou não ser rateado entre as lojas selecionadas.

Após preencher os campos acima, basta clicar no botão “Prosseguir”.

Será exibida a seguinte tela:

  1. Bloquear Alteração Conta Contábil: define se as contas contábeis poderão ou não ser alteradas no momento do lançamento da despesa;
  2. Meses de Vigência para apropriação: Serão geradas partidas dobradas de apropriação conforme a quantidade de meses preenchidos nesse campo;
  3. Conta Contábil Origem (Despesa): define a conta contábil que será utilizada como origem no lançamento da despesa;
  4. Conta Contábil Destino (Passivo): define a conta contábil que será utilizada como destino no lançamento da despesa;
  5. Permite Rateio Contábil de Resultado entre Filiais: permite definir como Sim ou Não.

Após preencher os campos acima, basta clicar no botão “Salvar”.

Para incluir uma nova despesa de consumo de gás canalizado com base no contrato criado: primeiramente, localize-o através da tela de consultas, feito isso, clique no botão Incluir Despesa:

incluir

Será exibida a seguinte tela:

dados nota 1

  1. CNPJ/CPF: este campo deverá ser preenchido com o CNPJ da empresa prestadora de serviço;
  2. Loja: Loja para qual será incluída a despesa;
  3. Número: número do documento fiscal;
  4. Série: número de série do documento fiscal, se houver;
  5. Sub Série: número de sub série do documento fiscal, se houver;
  6. Dada de emissão: data de emissão do documento fiscal;
  7. Data da prestação: data em que o serviço foi prestado.

Após preencher corretamente os campos acima, clique no botão Prosseguir.

Será exibida a seguinte tela:

dados nota 2

  1. Número da nota fiscal: exibe o mesmo número que foi preenchido no campo “documento” na tela anterior;
  2. Série: exibe o número de série da nota fiscal, conforme preenchido na tela anterior;
  3. Subsérie: exibe o número de subsérie da nota fiscal, conforme preenchido na tela anterior;
  4. Data da emissão: data da emissão da nota fiscal. Esse campo é preenchido automaticamente, conforme a tela anterior;
  5. Data da prestação do serviço: data de prestação do serviço da nota fiscal. Esse campo é preenchido automaticamente, conforme a tela anterior;
  6. Valor de Despesas não tributadas: valor de despesas, desconsiderando a tributação;
  7. Valor de despesas acessórias: valor de despesas extras da nota fiscal;
  8. Valor total da operação: valor total da nota fiscal;
  9. PIS: alíquota de PIS para a nota fiscal;
  10. Valor do PIS: valor do PIS, conforme alíquota preenchida;
  11. COFINS: alíquota de CONFINS para a nota fiscal;
  12. Valor do COFINS: valor do CONFINS, conforme a alíquota preenchida;
  13. Base do ICMS: valor de Base para o ICMS. Esse campo só deverá ser preenchido caso a empresa tenha laudo técnico para apropriação do crédito;
  14. ICMS: porcentagem de crédito que será aproveitado;
  15. Valor do ICMS: valor do ICMS referente à NF, conforme base e alíquota preenchidos nos campos anteriores.

Após preencher corretamente os campos acima, clique no botão Prosseguir.

Será exibida a seguinte tela:

duplicata 1

Nessa tela, é possível definir diversas informações que serão utilizadas para geração da duplicata:

  1. Parcelas: quantidade de parcelas para a despesa;
  2. Valor Total: valor total da despesa, conforme preenchido na tela anterior. Esse valor poderá ser alterado automaticamente caso sejam preenchidos os campos referentes a desconto, juros ou multa.
  3. Desconto: valor de desconto da despesa;
  4. Juros: valor de juros da despesa;
  5. Multa: valor de multa da despesa;
  6. Descritivo: descritivo que será exibido na duplicata, conforme preenchido no momento da inclusão do contrato;
  7. Nº do Documento: número do documento, conforme preenchido na tela anterior;
  8. Loja Pagadora: loja responsável pelo pagamento da despesa;
  9. Prioridade: prioridade de pagamento da despesa, podendo ser Normal ou Baixa;
  10. Tipo de Cobrança: define se a cobrança da duplicata será feita via banco ou carteira (dinheiro);
  11. Forma de Pagamento: permite definir a forma de pagamento que será utilizada para quitação da despesa;
  12. Conta Contábil de Origem: conta contábil que será utilizada como origem para a duplicata, conforme preenchido no contrato;
  13. Conta Contábil de Destino: conta contábil que será utilizada como destino para a duplicata, conforme preenchido on contrato;
  14. Centro de Resultado: Centro de Resultado para o qual a despesa será aplicada;
  15. Porcentagem: porcentagem da despesa que será aplicada ao centro de resultado selecionado.

Após preencher os campos acima, clique em Prosseguir. Serão exibidos os seguintes campos:

duplicata 2

  1. Parcela: mostra a quantidade de parcelas que serão geradas para essa despesa;
  2. Nº do Documento: exibe o número do documento preenchido anteriormente;
  3. Descritivo: Exibe o descritivo que foi preenchido anteriormente;
  4. Competência: competência financeira para qual será gerada a despesa;
  5. Dada de Vencimento: data de vencimento da despesa;
  6. Valor Nominal: valor bruto da despesa;
  7. Desconto: total de descontos da despesa;
  8. Juros: total de juros da despesa;
  9. Multa: valor total de multa da despesa;
  10. Valor Líquido: valor líquido de despesa que irá gerar o valor da duplicata;
  11. Ocorrências: permite incluir uma ocorrência na duplicata que será gerada.

Após confirmar os dados acima. Clique no botão “Gerar Duplicatas”. Feito isso, a duplicata de pagamento será gerada com sucesso:

duplicata 3

Feito isso, é possível controlar essa duplicata através do módulo de Contas a Pagar.

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