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Permissões de Usuário: MB__info
1059 – Alterar Vencimento AP – ilimitado
1060 – Alterar Vencimento AR – ilimitado
 954 – Contas a Pagar – Incluir Despesas
1513 – Contas a Pagar – Loja Lança Despesa da Central
264 – Contrato Financeiro Alterar
262 – Contrato Financeiro Consultar
263 – Contrato Financeiro Incluir

Os Contratos de Prestação de Serviço de Venda Comissionada são utilizados para gerar a nota e a receita referente ao valor de comissão recebida em determinados serviços como por exemplo: recarga de celular. Para que seja possível lançar as notas de recebimento de comissão, é necessário primeiramente baixar as vendas de serviços comissionados.

Para saber mais sobre a baixa de venda comissionada, clique aqui.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Na tela de Consulta de Contratos Financeiros, clique no botão Incluir e selecione a opção Prestação de Serviço de Venda Comissionada

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Clique em Prosseguir.

Será exibida a seguinte tela:

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  1. Tipo de Contrato: exibe o tipo de contrato que está sendo incluído;
  2. Tomador do Serviço: permite selecionar a pessoa ou empresa que irá pagar o serviço.
  3. Periodicidade: permite definir se o contrato será eventual ou recorrente;
  4. Período de Vigência: define o prazo pelo qual o contrato será válido. Caso seja habitada a opção “recorrente” no campo anterior, será possível definir o prazo final como “indeterminado”;
  5. Valor: permite definir se os valores de receitas a serem incluídos nesse contrato serão fixas (mesmos valores em todas as inclusões de receitas) ou variáveis (as receitas podem ter valores diferentes a cada lançamento). Caso seja selecionada a opção “fixo”, será necessário determinar o valor das receitas.
  6. Valor Máximo por Lançamento: define um valor máximo que será permitido para lançamentos de receitas desse contrato. Caso no campo anterior o usuário selecionar a opção referente a valor fixo, esse campo será preenchido automaticamente com o mesmo valor definido no campo anterior. Caso seja selecionada a opção “variável”, esse campo deverá ser preenchido com um valor máximo estipulado;
  7. Descrição: permite definir uma descrição detalhada que facilite a identificação do contrato posteriormente
  8. Permite adiantamento: define se o contrato poderá ter adiantamentos ou não;
  9. Loja pode criar Lançamento: define se os lançamentos de receitas poderão ser feitas para todas as lojas determinadas ou apenas a central poderá fazer os lançamentos.
  10. Tipo de nota fiscal de serviço: seleciona o tipo de nota fiscal de serviço que poderá ser utilizada no contrato;
  11. Serviço de Transporte: habilite este campo caso a venda comissionada seja referente a serviços de transporte;
  12. Centro de Resultado: permite fazer o rateio do valor das receitas por centros de resultado, de forma que seja possível consultar qual foi o lucro de cada departamento através de um relatório;
  13. Observação: campo livre para digitação de qualquer informação que seja relevante para o contrato.

Após preencher todos os campos, clique no botão Prosseguir. Será exibida a seguinte tela:

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  1. Lojas: permite selecionar quais lojas poderão fazer lançamentos para esse contrato.
  2. Permite Ratear Pagamento: define se o valor da receita poderá ou não ser rateado entre as lojas selecionadas.

Clique no botão Prosseguir.

Será exibida a seguinte tela:

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  1. Bloquear Alteração Conta Contábil: define se as contas contábeis poderão ou não ser alteradas no momento do lançamento da receita;
  2. Meses de Vigência para apropriação: Serão geradas partidas dobradas de apropriação conforme a quantidade de meses preenchidos nesse campo;
  3. Conta Contábil Origem (Receiat): define a conta contábil que será utilizada como origem no lançamento da receita;
  4. Conta Contábil Destino (Ativo): define a conta contábil que será utilizada como destino no lançamento da receita.

Feito isso, clique no botão Salvar.

Para incluir uma nova receita com base no contrato criado, primeiramente localize-o através da tela de consultas, feito isso, clique no botão Incluir Receita:

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  1. Serviço: Selecione o serviço referente a receita em questão. Estes serviços devem estar previamente cadastrados no menu Serviços > Cadastros > Serviços;
  2. Descrição: Descrição do serviço;
  3. Número da nota fiscal: número de identificação do documento fiscal;
  4. Série: série da nota fiscal;
  5. subsérie: subsérie da nota fiscal;
  6. Chave NFS-e: este campo deverá ser preenchido com os 44 dígitos da Nota Fiscal que irão identifica-la;
  7. Código de verificação: código de verificação da nota fiscal;
  8. Data de emissão: data em que a nota fiscal foi emitida;
  9. Data de prestação do serviço: data em que o serviço foi prestado;
  10. Baixas de Venda Serviço: nesse campo serão listadas todas as baixas de venda de serviços que foram realizadas anteriormente para a Prestadora em questão. Deverão ser selecionadas as vendas para as quais estará recebendo a comissão;
  11. Valor de despesas não tributadas: valor de despesas desconsiderando impostos;
  12. valor de despesas acessórias: outras despesas relacionadas a nota fiscal;
  13. Base de cálculo de ISS retido: valor utilizado como base para o cálculo do ISS retido;
  14. Base de Cálculo do ISS Normal: valor utilizado como base para o cálculo do ISS normal;
  15. Base de Cálculo do INSS Retido: valor utilizado como base para o cálculo do INSS retido;
  16. Valor total de impostos retidos: campo preenchido automaticamente com o somatório de todos os impostos retidos;
  17. Valor total da operação: valor da nota fiscal, considerando os impostos;
  18. PISalíquota de PIS
  19. Valor do PIS: campo preenchido automaticamente com o valor do PIS, conforme base de cálculo ealíquota informados;
  20. COFINS: alíquota de COFINS;
  21. Valor do COFINS: campo preenchido automaticamente com o valor do CONFINS, conforme base de cálculo e alíquota informados;
  22. Base do ICMS: valor utilizado como base para o cálculo do ICMS;
  23. ICMS: alíquota de ICMS;
  24. Valor do ICMS: campo preenchido automaticamente com o valor de ICMS, considerando a base e a alíquota informados;

Clique no botão Prosseguir.

Será exibida a seguinte tela:

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Nessa tela, é possível definir diversas informações que serão utilizadas para geração da duplicata:

  1. Parcelas: quantidade de parcelas para a receita;
  2. Valor Total: valor total da receita, conforme preenchido na tela anterior. Esse valor poderá ser alterado automaticamente caso sejam preenchidos os campos referentes a desconto, juros ou multa.
  3. Desconto: valor de desconto da receita;
  4. Juros: valor de juros da receita;
  5. Multa: valor de multa da receita;
  6. Descritivo: descritivo que será exibido na duplicata, conforme preenchido no momento da inclusão do contrato;
  7. Nº do Documento: número do documento, conforme preenchido na tela anterior;
  8. Loja Recebedora: loja responsável pelo recebimento da receita;
  9. Prioridade: prioridade de recebimento da receita, podendo ser Normal ou Baixa;
  10. Tipo de Cobrança: define se a cobrança da duplicata será feita via banco ou carteira (dinheiro);
  11. Forma de Pagamento: permite definir a forma de pagamento que será utilizada para quitação da receita;
  12. Conta Contábil de Origem: conta contábil que será utilizada como origem para a duplicata, conforme preenchido no contrato;
  13. Conta Contábil de Destino: conta contábil que será utilizada como destino para a duplicata, conforme preenchido on contrato;
  14. Centro de Resultado: Centro de Resultado para o qual a receita será aplicada;
  15. Porcentagem: porcentagem da receita que será aplicada ao centro de resultado selecionado.

Após preencher os campos acima, clique em Prosseguir. Serão exibidos os seguintes campos:

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  1. Parcela: mostra a quantidade de parcelas que serão geradas para essa receita;
  2. Nº do Documento: exibe o número do documento preenchido anteriormente;
  3. Descritivo: Exibe o descritivo que foi preenchido anteriormente;
  4. Competência: competência financeira para qual será gerada a receita;
  5. Dada de Vencimento: data de vencimento da receita;
  6. Valor Nominal: valor bruto da receita;
  7. Desconto: total de descontos da receita;
  8. Juros: total de juros da receita;
  9. Multa: valor total de multa da receita;
  10. Valor Líquido: valor líquido de receita que irá gerar o valor da duplicata;
  11. Ocorrências: permite incluir uma ocorrência na duplicata que será gerada.

Após confirmar os dados acima. Clique no botão “Gerar Duplicatas”. Feito isso, a Nota Fiscal será gerada com sucesso:

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