Pagamento de títulos é o nome do produto bancário que permite que uma empresa faça pagamentos de títulos com código de barras (boletos) através de EDI (trocas de arquivos eletrônicos) com um Banco.

Para realizar um pagamento de um título com código de barras através do sistema Bluesoft você deve seguir esse procedimento:

1. Certifique-se em seu banco com seu gerente de contas, que o produto Pagamento de títulos (com código de barras) está habilitado, e que o banco está pronto para receber arquivos de pagamento através de uma VAN de sua preferência. Cada banco pode ter uma denominação diferente para esse serviço.

2. Certifique-se de que a Bluesoft foi informada para que a Conta Bancária seja habilitada para fazer pagamentos através de EDI.

3. Cadastre o convênio bancário no produto pagamento. O seu banco deverá lhe fornecer um código que é o número de convênio, ou número de perfil. Cadastre seu convênio em “Cadastros >> Financeiros >> Convênios Bancários”.

cadastro de convenio

4. Certifique-se de que o banco, a agência, e conta bancária da loja está cadastrado no ERP Bluesoft. O cadastro de contas bancárias pode ser realizado em “Cadastros >> Básicos >> Contas Bancárias”.

cadastro de contas bancárias

5. Crie o Borderô de Pagamento de Títulos. Em “Financeiro >> Contas a Pagar >> Borderôs a Pagar >> Criar Borderô a Pagar”. Mesmo que você envie o agendamento para o banco imediatamente, este só realizará o pagamento na data informado no campo “Data de Pagamento”. Isso permite agendar pagamentos com antecedência.

criar borderô

6. Selecione o período das Duplicatas a serem pagas:

bordero2_edi_titulo-6

7. Selecione as duplicatas que deseja pagar através do Borderô.

selecionar duplicatas

8. Confirme as Informações para criar o Borderô.

confirmar

9. Autorize o envio do Pagamento par ao Banco em “Financeiro >> Contas a Pagar >> Agendamentos (EDI) >> Autorização de Agendamentos”. Basta buscar o borderô de pagamento de títulos pela data de pagamento, e então autorizar para que o Sistema Bluesoft transmita o agendamento de pagamento ao Banco.

autorizar agendamento

10. Pronto! Agora basta aguardar o retorno do banco de confirmação, e de liquidação. Em regra geral o banco confirma o recebimento do agendamento de pagamento na mesma data da autorização, e informa sobre a liquidação do dia do pagamento. Consulte a situação do agendamento em “Financeiro >> Contas a Pagar >> Agendamentos (EDI) >> Consulta Analítica de Agendamentos”.

consulta analítica de agendamentos

Observação 1:

Ao receber um retorno de pagamento de títulos via EDI, com a competência contábil bloqueada ou encerrada, poderá ser visualizada ocorrência no Histórico de Agendamentos Histórico, conforme imagem abaixo:

Observação 2:

Financeiro / Configurações / Parâmetro do Modulo Financeiro / EDI

O parâmetro Gerar Movimento bancário conciliado nas liquidações por EDI permite que o usuário defina se após a liquidação por EDI o movimento bancário gerado nesta liquidação será incluído conciliado ou não no controle bancário.

Sim – irá gerar o movimento no controle bancário já conciliado;

Não – irá gerar o movimento no controle bancário desconciliado permitindo que a conciliação seja realizada manualmente ou através da importação do extrato bancário por EDI.

Comments are closed.