Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Cartões > Manutenção e Baixa de Cartões

Permissões de Usuário: MB__info
920 – Baixar cartões
918 – Consultar Manutenção e Baixa de Cartão
1936 – Realizar manutenção de cartões

O processo de Baixa de Cartões é feito pelo setor da tesouraria quando acontece o pagamento por parte da administradora ou autorizadora.

Antes de efetuar a baixa, o ERP Bluesoft permite que sejam feitos alguns ajustes que ficaram pendentes na importação da tesouraria ou podem ter mudado até o momento do recebimento daquele cartão.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Devemos acessar o menu de Financeiro > Cartões > Manutenção e Baixa de Cartões

Manutenção de cartões: 

Filtros:

Loja – irá listar as lojas cadastradas no ERP,  temos a opção de consultar por loja ou todas as lojas;

Conta Bancária – irá listar todas as contas bancárias vinculadas as lojas cadastradas no ERP. Quando selecionada uma loja específica no filtro loja,   no filtro de conta bancária irá listar as contas vinculada a loja consultada;

Período de Emissão – período de emissão do cartão pode ser utilizado um período de até 180 dias desde que seja informado: uma loja ou conta bancária,  autorizadora, administradora e um tipo de cartão específico

Caso não seja definido um tipo de cartão específico os filtros de período de emissão  será de até 60 dias.

Data de Deposito – período que será realizado o credito referente as vendas;

Autorizadora – autorizadora da venda do cartão ;

Administradora – administradora do cartão;

Status do Cartão – este filtro permite a consulta pelo status do cartão: Ativo, Inativo e Todos.

Cartões – Os cartões podem ser selecionados através dos botões de Créditos, Débitos ou Todos. Caso queira selecionar cartões específicos, basta digitar os nomes no campo Cartões;

A consulta é apresentada de maneira sintética, isto é, os cartões estão agrupados por tipo de cartão, data de depósito, conta bancária e taxa.

A direita é apresentada a quantidade de cartões que faz parte desse agrupamento.

O link a direita mostra de forma analítica os cartões que compõem cada lote.

manutencao_baixa_3

Para fazer os ajustes, basta selecionar o lote de cartões desejado, indicar a nova data de depósito ou conta bancária ou taxa, e clicar no ícone application_add para aplicar a mudança. É permitido escolher mais de um lote de cartões para fazer um ajuste.

No exemplo, todos cartões dessa consulta terão a conta bancária alterada:

manutencao_baixa_4

Ao efetuar um ajuste na taxa dos cartões,  além de mostrar na consulta o novo valor percentual de taxa e o novo valor líquido, o sistema também  irá contabilizar a diferença. Para cada lote de cartões alterado é gerada uma partida. Exemplo:  Se o ajuste for aplicado em 5 lotes de cartões, serão geradas 5 partidas de ajuste.

manutencao_cartao_livro

Ao consultar a origem contábil através da partida, é possível visualizar todos os cartões que sofreram a alteração:

manutencao_cartao_origem

Baixa de Cartões:

Após o processo de manutenção (se necessário), os cartões selecionados podem ser baixados. O botão Encaminhar cartões selecionados para a baixa apresenta os lotes de cartão selecionados para a consulta analítica.

Os cartões selecionados devem pertencer a mesma loja e conta bancária.

Caso no resultado da consulta tenham registros com contas bancárias diferentes, ao selecionar um registro para baixar em uma determinado conta bancária, os demais registros onde a conta bancária esta diferente do primeiro registro selecionado serão desabilitados para seleção.

A visualização dos lotes selecionados de forma analítica possibilita a escolha de quais movimentos de venda deseja baixar.

Através deste tela podemos selecionar também os movimentos de venda que não serão baixados. Para consultar estes registros podemos utilizar os filtros disponíveis nas colunas: loja, data da venda, tipo de cartão, parcela, valor bruto, valor da taxa, taxa por transação e valor líquido.

Ao prosseguir será exibido o resumo da baixa contendo as seguintes informações:

  • data de depósito;
  • quantidade de cartões selecionados;
  • banco onde será feito o depósito;
  • valor bruto da venda dos cartões;
  • valor total das taxas;
  • valor líquido a receber (valor bruto dos cartões – valor total de taxas);
  • taxa fixa (taxa referente ao depósito definida na negociação);

No exemplo, foram selecionados cartões com datas de depósito diferentes, nesse caso uma nova data deve ser definida para baixar os cartões:

manutencao_baixa_7

Há outras taxas que podem ser cobradas referente aos serviços de cartões, são elas: Valor do aluguel do POS e Taxa extra para depósito. Esses dois campos e a Taxa Fixa definida na negociação dos cartões irão abater do valor líquido a receber:

baixa1

O campo Diferença de depósito é usado para lançar uma pequena quantia que pode estar divergente do depósito feito pela Administradora de Cartões, esses valores serão contabilizados nos mapas: DIFERENÇA DEVEDORA DE DEPÓSITO DE CARTÃO se for uma despesa ou DIFERENÇA CREDORA DE DEPÓSITO DE CARTÃO  se for uma receita.

baixa2

Caso deseje o usuário poderá realizar o controle destas diferenças de depósito segregadas pelos tipos de cartão ( crédito e débito), desta forma deve mapear contas contábeis nos seguintes mapas:

DIFERENÇA DEVEDORA DE DEPÓSITO DE CARTÃO CRÉDITO, DIFERENÇA DEVEDORA DE DEPÓSITO DE CARTÃO DÉBITO para depósito com valor menor.

DIFERENÇA CREDORA DE DEPÓSITO DE CARTÃO DE DÉBITO, DIFERENÇA CREDORA DE DEPÓSITO DE CARTÃO DE CRÉDITO para depósito com valor maior.

Regra: O sistema irá consultar os mapas segregados, se houver contas contábeis configuradas utilizará estas contas, caso não tenha conta configurada utilizará os mapas padrões: DIFERENÇA DEVEDORA DE DEPÓSITO DE CARTÃO e DIFERENÇA CREDORA DE DEPÓSITO DE CARTÃO

Há lojas que recebem lotes de cartões de crédito antes do prazo estipulado na negociação, para que a administradora / autorizadora pague com antecedência é comum que seja cobrado um valor extra por antecipação.

Para antecipar cartões no ERP Bluesoft, é necessário marcar a opção Antecipar o recebimento, irá habilitar dois novos campos. O usuário pode escolher se deseja incluir o valor que será cobrado pelo lote antecipado ou a porcentagem que será cobrada sobre o valor líquido a receber:

baixa3

A antecipação será contabilizada no mapa específico ANTECIPAÇÃO DE CARTÃO DE CRÉDITO (despesa), assim será possível identificar o valor que está sendo gasto com juros de antecipações.

Após todos os movimentos conferidos, basta utilizar o botão Captura de Tela 2014-04-14 às 17.07.01, para confirmar a baixa dos cartões selecionados.

baixa4

Com isso, o movimento bancário e contábil serão gerados:

controle_bancario_baixa

contabilizacao_baixa

Observação: Os movimentos bancários são gerados conforme o tipo de movimento associado à bandeira do cartão. Caso sejam selecionadas bandeiras diferentes no momento da baixa, o sistema utiliza o processo financeiro padrão Baixa de Cartões.

Leave a Reply