Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Fechamento de Caixa > Manutenção > Manutenção para Guia de Carro Forte

Permissões de Usuário:

1952 – Atualizar Valores Relatório Operador
857 – Carro Forte Incluir
716 – Fechamento de Caixa Aba Cadastros
737 – Fechamento de Caixa Alterar
1724 – Fechamento de Caixa Alterar Tipo do Cupom Fiscal
755 – Fechamento de Caixa Alterar Valor de Sangria
1342 – Fechamento de Caixa Alterar Valor de Venda
812 – Fechamento de Caixa Excluir ECF
811 – Fechamento de Caixa Excluir Fechamento ECF
738 – Fechamento de Caixa Excluir Todos Lançamentos
620 – Fechamento de Caixa Incluir Lançamento Manual
715 – Fechamento de Caixa Incluir/Desmembrar Lançamentos
1033 – Fechamento de Caixa Manutenção
1225 – Fechamento de Caixa Manutenção Convênio
1446 – Fechamento de Caixa Manutenção de Boleto
3270 – Fechamento de Caixa Manutenção de Cartão Loja
3269 – Fechamento de Caixa Manutenção de Carteira
959 – Fechamento de Caixa Manutenção de Cheques
3271 – Fechamento de Caixa Manutenção de Vales
960 – Fechamento de Caixa Manutenção Fundo de Caixa
1112 – Fechamento de Caixa Manutenção Gerar Redução Z Manual
1032 – Fechamento de Caixa Manutenção Gerar Relatório do Operador
718 – Fechamento de Caixa Manutenção Gerar Sangria Manual
1161 – Fechamento de Caixa Ver Totais
714 – Fechamento de Caixa Visualizar
619 – Fechamento de Caixa Visualizar Finalizadoras
736 – Fechamento de Caixa Visualizar Lançamentos por ECF
621 – Fechamento de Caixa Visualizar/Editar Lançamentos
1978 – Manutenção de Vale Assiduidade
3386 – Manutenção para Guia de Carro Forte – Consultar
3389 – Manutenção para Guia de Carro Forte – Consultar Divergências
3390 – Manutenção para Guia de Carro Forte – Desconciliar
3388 – Manutenção para Guia de Carro Forte – Editar
3391 – Manutenção para Guia de Carro Forte – Excluir
3387 – Manutenção para Guia de Carro Forte – Incluir
717 – Relatório de Fechamento de Caixa

Através do menu de Manutenção para Guia de Carro Forte será possível selecionar cupons de sangrias em dinheiro ou fundo de caixa para geração de guia envio de numerário ao carro forte.

Para realizar esse processo é necessário habilitar o parâmetro de “Utilizar Manutenção de Sangria para o Carro Forte?” e selecionar entre as opções de manual ou automática. Na visão manual, a inclusão dos cupons será feita manualmente no menu de Manutenção para Guia de Carro Forte. Já na visão automática, o cupons de sangria do tipo Dinheiro ou Fundo de Caixa serão inclusas automaticamente.

A seguir será apresentado um exemplo utilizando a versão manual de inclusão de cupons de sangria

Para utilizar essa ferramenta na versão manual, devemos seguir os seguintes passos:

  1. Acesse: Financeiro > Configurações > Parâmetros do Módulo Financeiro
  2. Utilizar Manutenção de Sangria para o Carro Forte?: Selecione a opção de “Sim”;
  3. Visão da Manutenção: “Manual”;
  4. Salvar Parâmetros: Após configurar os parâmetros desejados, clique em .
  1. Acesse: Financeiro > Fechamento de Caixa > Manutenção > Manutenção para Guia de Carro Forte
  2. Incluir: Clique em .

Será aberta uma janela para realizar a inclusão com os seguintes campos:

  • Loja*: Selecione a loja a qual o cupom de sangria pertence.
  • ECF*: Selecione o ECF referente ao cupom de sangria que deseja incluir.
  • Cupom Nº: Numero do Cupom de Sangria.
  • Valor da Sangria*: Insira o valor do cupom da sangria.
  • Destino: Selecione o destino da sangria, se será para a Tesouraria ou Carro Forte.
  • Data*: Data do cupom de sangria.
  • Confirmar: Após preencher os campos obrigatórios identificados com “*” clique em 
Após a inclusão dos cupons de sangria, será possível consulta-los para criar a guia de carro forte, assim como visualizar as ocorrências, editar cupons e corrigir divergências.

Para realizar a consulta, siga os seguintes passos:

  1. Acesse: Financeiro > Fechamento de Caixa > Manutenção > Manutenção para Guia de Carro Forte;
  2. Loja*: Selecione a loja a qual pertence o cupom;
  3. Período*: Selecione o período desejado;
  4. Destino: Selecione o destino: Todos, Carro Forte ou Tesouraria;
  5. Status: Selecione o status desejado:Todos, Conciliado, Inválido, Pendente, Enviado para guia do Carro Forte ou Enviado para Tesouraria, após conciliação da Tesouraria;
  6. Buscar: Após preencher o campos obrigatórios identificados com “*” e selecionar os filtros desejados, após o preenchimento clique em .

Após preencher o campos e clicar para buscar, será apresentado o resultado, com as seguintes informações:

  • Loja: Loja do ECF
  • Ecf: Numero do ECF do cupom incluído.
  • Data: Data utilizada na inclusão do cupom de sangria.
  • Hora: Hora da sangria realizada no Ecf.
  • Valor: Valor do cupom utilizado no momento da inclusão.
  • Destino: Destino selecionado no momento da inclusão do cupom.
  • Operador: Nome do operador do Ecf ao qual o cupom incluído pertence.
  • Cupom Nº: Numero do cupom de sangria conforme inclusão.
  • Responsável: Pessoa responsável pela inclusão do cupom de sangria.
  • Status: Status do cupom incluído, que poderá ser: Pendente, Inválido, Conciliado, Enviado para Guia de Carro Forte ou Enviado para Tesouraria, após a Conciliação da Tesouraria.
    • Pendente: Acontece quando a sangria foi incluída porém o cupom ainda não foi baixado no sistema
    • Inválido: Acontece quando alguma informação do cupom está errada como: Loja, Valor, Tipo de Sangria que seja diferente de Dinheiro ou Fundo de Caixa. Nesse caso o sistema não valida a data pois pode ocorrer de ter cupons de data diferente com mesmo numero.
    • Conciliado: Quando o cupom está baixado e todas as informações do cupom estão corretas. Quando o cupom estiver conciliado, as informações de “Hora” e “Operador” serão preenchidas de acordo com os dados do cupom.
    • Enviado para Guia de Carro Forte: Quando o cupom estiver incluso em uma guia de Carro Forte. Quando o cupom estiver com destino “Carro Forte” e estiver incluso em uma guia de Carro Forte, o status será alterado e não será possível editar, remover, desconciliar ou consultar divergências do cupom.
    • Enviado para Tesouraria, após Conciliação da Tesouraria: Quando o cupom estiver com destino de “Tesouraria” e a Tesouraria for conciliada o status será alterado e não será possível editar, remover, desconciliar ou consultar divergências do cupom.
Cupons com Status de “Enviado para Guia de Carro Forte” e “Enviado para Tesouraria, após Conciliação da Tesouraria” somente poderão ser editados se a Guia de Carro Forte ou se a Tesouraria forem estornados, de acordo com os status.
  • Ações: Ações disponíveis para o cupom.

Na coluna de “Ações” é possível realizar as seguintes ações:

  • Desconciliar: Através do ícone será possível desconciliar aparece apenas quando o cupom foi conciliado.
  • Editar: Através do ícone será possível editar e corrigir as informações do cupom. Porém quando o cupom estiver conciliado, será possível editar apenas o destino do cupom, caso o cupom esteja com o status de “Enviado para guia de Carro Forte” não será possível edita-lo.
  • Remover: Através do ícone  será possível remover o cupom. Desde o cupom não esteja conciliado.
  • Divergências: Através do ícone  será possível visualizar as divergências do cupom quando o cupom estiver com status de “Inválido” . Será aberta uma janela com as informações inseridas na parte superior “Lançamento Cupom” e na parte inferior “Cupons Encontrados” será apresentado os dados corretos do cupom. Após visualizar, será possível realizar a edição do cupom para correção através do ícone de “Editar“.
  • Ocorrências: Através do ícone  será possível visualizar as ocorrências do cupom.
Ao desconciliar um cupom ele retorna para o status de “Pendente” Para que o cupom seja conciliado novamente, será necessário clicar no ícone de “Editar” e clicar em “Confirmar” para que o cupom seja conciliado novamente.

Visualização das Divergências:

Quando o cupom estiver com de “Conciliado” as ações de remover e visualizar as divergências estarão desabilitados. Quando o cupom estiver com status de “Enviado para Guia de Carro Forte” ou “Enviado para Tesouraria, após conciliação da Tesouraria” apenas o ícone de ocorrências estará habilitado para consulta.

Gerar Guia de Carro Forte:

Para enviar os cupons de sangria para Guia de Carro Forte, apenas os cupons de destino “Carro Forte” estarão disponíveis para seleção. Para gerar a Guia de Carro Forte, siga os seguintes passos:

  1. Selecione: Selecione os cupons desejados. Apenas os cupons com status de “Conciliado” e com destino para “Carro Forte” estarão disponíveis para seleção.
  2. Enviar para Guia de Carro Forte: Após selecionar os cupons desejados, clique em .

Ao clicar em “Enviar pra Guia de Carro Forte” o usuário será redirecionada para a tela de preenchimento de Guia de Carro Forte.

Caso possua mais de um contrato de carro forte, será apresentado uma tabela para o usuário selecionar a empresa de responsável pela coleta do dinheiro. Após a seleção clique em 

Ao clicar em confirmar o usuário será redirecionado para a tela de preenchimento da Guia de Carro Forte.

Os campos de “Valor em dinheiro do dia anterior“, “Valor em dinheiro do dia atual” e “Quantidade malotes(*)” serão preenchidos automaticamente de acordo com os valores e total de cupons de sangria selecionados.

Após preencher os campos obrigatórios identificados com “*”, clique em 

Para saber mais informações sobre a Guia de Carro Forte, clique aqui.

Após gerar a Guia de Carro Forte, o status é alterado para “Enviado para Guia do Carro Forte

Para utilizar essa ferramenta na versão automática, devemos seguir os seguintes passos:

  1. Acesse: Financeiro > Configurações > Parâmetros do Módulo Financeiro
  2. Utilizar Manutenção de Sangria para o Carro Forte?: Selecione a opção de “Sim”; 
  3. Visão da Manutenção: “Automática”;
  4. Salvar Parâmetros: Após configurar os parâmetros desejados, clique em .
  1. Acesse: Financeiro > Fechamento de Caixa > Manutenção > Manutenção para Guia de Carro Forte;
  2. Loja*: Selecione a Loja desejada;
  3. Período*: Selecione um período desejado;
  4. Destino: Selecione entre: Todos, Carro Forte ou Tesouraria;
  5. Status: Selecione entre: Todos, Pendente, Enviado para Guia do Carro Forte ou Enviado para Tesouraria, após a conciliação da Tesouraria;
  6. Buscar: Após preencher o campos obrigatórios identificados com “*” e selecionar os filtros desejados, após o preenchimento clique em .
Observação: Ao selecionar a opção de visão “Automática“, serão considerados apenas os cupons de sangria gerados após a ativação do parâmetro de “Utilizar Manutenção de Sangria para o Carro Forte?“. Cupons de sangria de datas retroativas a data de ativação não serão considerados.

Após clicar para “Buscar“, o sistema apresentará uma tabela com as seguintes informações:

  • Loja: Loja selecionada da busca.
  • Ecf: Numero no Ecf dos cupons de sangria.
  • Hora: Horário da geração do cupom de sangria.
  • Valor: Valor do cupom de sangria.
  • Destino: Destino de cupom de sangria, podendo selecionar entre Carro Forte ou Tesouraria
  • Operador: Nome do operador do Ecf
  • Cupom Nº: Numero do cupom de sangria
  • Responsável: Responsável de pela sangria
  • Status: Status do cupom de sangria, podendo ser entre: Pendente, Enviado para Guia de Carro Forte ou Enviado para a Tesouraria, após a Conciliação da Tesouraria
    • Pendente: Quando o cupom com destino “Carro Forte” e não estiver incluso em uma Guia de Carro Forte, ou se estiver com destino “Tesouraria“e a Tesouraria não estiver conciliada, o cupom estará com o status de “Pendente“.
    • Enviado para Guia de Carro Forte: Quando o cupom com destino “Carro Forte“estiver incluso em uma Guia de Carro Forte.
    • Enviado para a Tesouraria, após a a Conciliação da Tesouraria: Quando o cupom com destino “Tesouraria” estiver com a tesouraria conciliada.

Cupons com Status de “Enviado para Guia de Carro Forte” e “Enviado para Tesouraria, após Conciliação da Tesouraria” somente poderão ser editados se a Guia de Carro Forte ou se a Tesouraria forem estornados, de acordo com os status.

  • Ações: Visualizar as ocorrências.

Gerar Guia de Carro Forte:

Para enviar os cupons de sangria para Guia de Carro Forte, apenas os cupons de destino “Carro Forte” estarão disponíveis para seleção. Para gerar a Guia de Carro Forte, siga os seguintes passos:

  1. Selecione: Selecione os cupons desejados. Apenas os cupons com status de “Pendente” e com destino para “Carro Forte” estarão disponíveis para seleção.
  2. Enviar para Guia de Carro Forte: Após selecionar os cupons desejados, clique em .

Após clicar em “Enviar para Guia de Carro Forte” o usuário será redirecionado para a tela de preenchimento da Guia de Carro Forte.

Os campos de “Valor em dinheiro do dia anterior“, “Valor em dinheiro do dia atual” e “Quantidade malotes(*)” serão preenchidos automaticamente de acordo com os valores e total de cupons de sangria selecionados.

Após preencher os campos obrigatórios identificados com “*”, clique em 

Para saber mais informações sobre a Guia de Carro Forte, clique aqui.

Após gerar a Guia de Carro Forte, o status é alterado para “Enviado para Guia do Carro Forte

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