Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Contas a Pagar >  Consultar

Financeiro > Contas a Pagar > Agendamentos (EDI) > Duplicatas Prontas para Agendamento

Financeiro > Contas a Pagar > Agendamentos (EDI) > Autorização de Agendamentos (Beta)

Permissões de Usuário: MB__info

322 – Contas a pagar Consultar

324 – Contas a pagar Alterar

1166 – Manutenção de duplicata de pagamento

1620 – Quitação rápida de duplicata

764 – Dar Aceite

1046 – Autorizar Agendamento Bancário

A rotina de pagamento de duplicatas é uma das mais utilizadas no ERP. Além disso, o volume diário de duplicatas a pagar é muito grande e por isso pode levar muito tempo para incluí-las em borderôs para agendar o pagamento no banco via EDI. Por isso, o Bluesoft ERP disponibiliza de um novo fluxo que visa tornar o processo de agendamento das duplicatas de pagamento muito mais rápido. Veja como usar:

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

  1. Acessar a tela Financeiro > Contas a Pagar > Consultar

Assim que acessar essa tela, o ERP exibe uma mensagem informando a quantidade de duplicatas que estão prontas para quitação considerando o dia atual da consulta e os próximos 6 dias.

São consideradas “duplicatas disponíveis para quitação” todas as duplicatas que estão conferidas e com aceite e que não estão em um borderô no momento da consulta.

Ao clicar no link, são exibidos agrupamentos de duplicatas por dia, mostrando inicialmente 7 dias.

O agrupamento do dia da consulta sempre é exibido de forma expandida. Nos demais agrupamentos, é possível visualizar o valor total, se houverem duplicatas disponíveis para quitação no dia.

Ao final da página, temos o botão “carregar mais” que irá trazer agrupamentos dos 7 dias posteriores.

Para dar continuidade, selecione as duplicatas que deseja pagar via EDI e clique em prosseguir:

Ao prosseguir, o ERP faz uma verificação em todas as duplicatas que foram selecionadas. Caso alguma delas tenha algum problema que impeça o pagamento via EDI, a seguinte mensagem é exibida:

Ao clicar em cancelar, o ERP retorna para a tela anterior caso o usuário queira corrigir os problemas antes de continuar. Ao clicar em “Sim, continuar” o ERP ignora as duplicatas com problemas, dando seguimento ao processo considerando apenas duplicatas que podem realmente ser enviadas ao EDI.

Ao prosseguir, será exibida a seguinte tela:

Na tela acima, é possível definir as contas bancárias que serão utilizadas para pagamento.

Quadro Conta Bancária: Nesse campo é possível selecionar uma conta bancária e aplicar para todos. Esse filtro é ideal para empresas que trabalham no modelo matriz/filial e centralizam os pagamentos em uma única conta.

Quadro Conta bancária por loja: Para empresas que trabalham com contas diferentes, é possível selecionar uma conta para cada loja de acordo com as duplicatas que foram selecionadas na tela anterior. Apenas serão exibidas lojas que possuem duplicatas selecionadas.

Data de Pagamento: Este campo é utilizado para definir a data do agendamento que será enviado ao banco. É a data em que o banco irá efetivar o pagamento.

Quadro Resumo por contas: Esse quadro é exibido de acordo com as contas que foram selecionadas. O objetivo é permitir analisar qual é o saldo atual de cada conta selecionada e qual será o saldo após o pagamento das duplicatas. Com isso, o usuário é capaz de analisar e tomar a decisão de manter a conta selecionada ou trocar para uma conta mais conveniente sem a necessidade de acessar a tela do controle bancário ou outro relatório.

  • Conta bancária: exibe a conta selecionada;
  • Saldo atual: exibe o saldo atual da conta selecionada;
  • Total selecionado: exibe a somatória dos valores das duplicatas selecionadas que serão debitadas dessa conta. Isto é, as duplicatas que pertencem à loja pagadora. No exemplo acima: total de duplicatas da loja pagadora 1, as quais serão pagas na conta do Bradesco e total de duplicatas da loja pagadora 4 que serão pagas na conta do Itaú;
  • Saldo após pagamento atual: exibe a previsão do valor do saldo após o pagamento das duplicatas.

Após preencher todos os dados, clique no botão “Enviar para Autorização”. O sistema exibirá a seguinte tela:

As duplicatas que foram agendadas serão exibidas na parte superior da tela. Caso o sistema encontre algum problema de validação que impede de enviar a duplicata ao banco, essas não serão agendadas e serão exibidas na parte inferior da tela na cor vermelha.

Caso o usuário não possua a permissão de autorizar o agendamento de duplicatas de pagamento, o botão “prosseguir para autorização” não será exibido e a operação se encerra nesse passo. Já se o usuário em questão tiver permissão de autorizar agendamentos, o botão será exibido e ele poderá prosseguir para a próxima tela:

A tela acima exibe as duplicatas que estão pendentes de autorização. As duplicatas são exibidas em agrupamentos por conta bancária, loja pagadora e tipo (pagamento de títulos, pagamento de tributos, pagamento de concessionárias).

É possível fazer a autorização de todas as duplicatas de um mesmo tipo clicando no botão  localizado no início do agrupamento, ou no botão correspondente em cada duplicata ou clicando na opção “Autorizar todas” localizada no final da página.

Após selecionar as duplicatas que serão autorizadas, clique no botão “Enviar ao banco”.

 

Caso o usuário não queira iniciar o processo através do atalho da mensagem exibida na tela de Consulta de Contas a Pagar, também é possível acessar os menus diretamente:

 

O menu “Duplicatas prontas para agendamento” exibirá a primeira tela com as duplicatas com vencimento nos próximos 7 dias e permitirá fazer todo o processo até a confirmação do agendamento. Já o menu Autorização de Agendamentos (Beta) direciona diretamente para a nova tela de autorizações de agendamentos.

Disponível a partir da versão r202.02

 

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