Compras > Pedidos de Compra > Incluir
Através das Regras Fiscais o usuário poderá cadastrar todas as variações de Tributações existentes para as mercadorias referente ao PIS, COFINS, ICMS e IPI, e assim deixar parametrizado como será a tributação conforme os diversos cenários que existir.
Neste post, você poderá visualizar um Pedido Compra usando as Regras Fiscais
Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:
1) Acesse a tela do Pedido de Compra no caminho: Compras > Pedidos de Compra > Incluir
2) Clique em Incluir Pedido, selecione as informações necessárias.
3) Ao prosseguir você poderá visualizar os Itens para informar a quantidade e demais informações, como custo, preço de venda etc.
4) Quando o item não possuir regra fiscal associada, o comprador poderá informar a quantidade, mas não poderá fechar o pedido até as a tributação esteja regularizada.
Veja abaixo que ao informar a quantidade, deixaremos a linha do produto em vermelho, isso indicará que não conseguirá fechar o pedido até uma regra fiscal esteja associada.
5) Em alguns casos, teremos mais de uma regra fiscal associada ao produto. Como o comprador saberá para qual operação ele esta comprando, deverá clicar e selecionar qual a regra a utilizar.
Essa situação irá ocorrer raramente, em casos como compra para uso e consumo e revenda, devendo apenas selecionar a regra e salvar.
6) Em outros casos, o item não terá nenhuma Regra associada, assim o comprador não conseguirá fechar o pedido.
Para esses casos criamos a funcionalidade de Solicitação de Regras Fiscais, para saber como funciona clique aqui.
7) Existem situações em que a negociação item já foi criada e vinculada a uma regra fiscal, mas durante o pedido de compra é percebido que ocorreram ou irá ocorrer ações que alterará a regra fiscal vinculada:
Ex: Durante o pedido de compra é percebido que o ramo de atividade do fornecedor está incorreto e será necessário alterar no cadastro de pessoa e criar uma nova regra fiscal. Para que não seja necessário criar um novo pedido de compra, basta utilizar o botão “Reprocessar Regra Fiscal”
OBS: Esta ação pode ser realizada com pedidos aberto e fechados.
Ao clicar neste botão o ERP irá verificar se a regra que está vinculada ainda é compatível, vigente ou ativa. Caso a regra atual esteja inativa/fora de vigência o ERP irá reprocessar e vincular uma regra que possa ser utilizada.
Após recarregar a tela, a nova regra estará vinculada.
Caso não tenha nenhuma regra que possa ser vinculada o ERP irá solicitar a criação de uma nova regra fiscal:
Este mesmo botão estará disponível na tela de pedidos para o cliente poder reprocessar as regras fiscais de todos os os produtos uma única vez:
OBS: O Botão de reprocessar regras fiscais na tela de pedidos só estará disponível para pedidos com status fechado.
Para acessar os demais funcionalidades das Regras Fiscais acesse aqui.